Remédios naturais e terapias para aliviar a febre

A febre ocorre no organismo quando a pessoa está com algum tipo de problema, seja interno em órgãos e tecidos, ou externo, onde a temperatura do corpo se eleva acima dos 37 graus típicos e atinge números que podem chegar até acima dos 40. A febre causa dores no corpo, fraqueza, falta de apetite, alucinações, desidratação e em casos mais extremos, pode levar a uma convulsão.

Como surge a febre?

A febre não é uma doença, mas sim um sintoma/reação do corpo e pode aparecer sem existir uma doença em si, podendo também ser causada por alguma infecção ou reação do organismo contra vírus ou bactérias agressoras. A temperatura normal do corpo deve se manter em cerca de 36.5 graus, onde esses valores são regulados pelos órgãos, vasos e pele, no qual o hipotálamo no cérebro é responsável por esse controle. Quando há algum problema, um dos modos de externar o mal é a febre, que deve ser diminuída definitivamente por meio do tratamento da doença ou o foco de origem.

Quando estamos falando em febre, estamos lidando com temperaturas muito acima do normal, que podem chegar até 40 graus. Com uma temperatura muito elevada, a quantidade de suor produzida chega a níveis muito altos e pode resultar em desidratação. Se manter hidratado é um fator essencial e a ingestão de água irá manter os níveis normais de liquido no corpo e ainda irá diminuir a temperatura corporal.

Remédios naturais e terapias para aliviar a febre

O mais indicado é ajuda medica para descobrir a origem do problema, mas o controle da febre pode ser feito em casa, por meio de terapias e uso de remédios naturais.

Chás frios

Chás medicinais
Chás medicinais
O consumo de chás é um forte aliado contra a febre, vez que reduz a temperatura corporal e ajuda em uma melhor absorção de água, evitando uma desidratação. Os chás mais indicados são o de hortelã, casca de limão, sálvia e maçã, que devem ser adoçados com mel. É importante esperar o chá esfriar e não ser ingerido quente, como habitualmente, para que seja usado todo seu potencial contra as febres.

Pulmonária

Chá de pulmonária
Chá de pulmonária
A pulmonária (Pulmonaria officinalis) é planta medicinal considerada como um santo graal para a redução de febre. A pulmonária é anti-inflamatória, sudorifica e expectorante, o que faz as temperaturas voltarem aos níveis normais.

Abacaxi

Abacaxi - Ananas comosus
Abacaxi – Ananas comosus
Os alimentos antioxidantes são indicados para combater a febre, vez que suas propriedades proporcionam uma drástica redução da temperatura corporal. Um dos melhores alimentos antioxidantes para este fim é o abacaxi, onde chás feitos de sua casca são muito poderosos e são tão eficientes quanto a própria fruta.

Alho

Alho - Allium sativum
Alho – Allium sativum
O uso do alho é um dos mais tradicionais para se diminuir a temperatura do corpo e consequentemente o fim da febre. A receita tradicional consiste em deixar um cabeça de alho imersa por 10 horas em um litro de água. Depois de passado o tempo suficiente, a pessoa deve coar a mistura e ingerir 100 ml a cada 1 ou 2 horas. Ingerindo essa mistura a base de alho sua temperatura corporal irá diminuir rapidamente e irá impedir que novos quadros de febre se repitam.

Compressas frias

Compressas
Compressas
Usar compressas ou bolsas de água fria pelo tronco e membros é um ótimo modo de diminuir a temperatura do corpo e controlar a febre. É importante colocar a água em temperatura mais baixa, mas não muito gelada, assim você evita problemas, como queimaduras, machucados e necrose do local aplicado.

Banho morno

O banho morno é uma boa opção para quem deseja reduzir o quadro febril e reduzir a temperatura corporal. O importante é a temperatura da água e diferente do que muitos pensam o banho frio não é indicado. O banho com temperaturas menores pode fazer com que o batimento cardíaco aumente consideravelmente e fazer com que a febre piore, tendo o resultado contrário do almejado.

Comentários

Comentar