Fucus vesiculosus: benefícios e propriedades medicinais

A fucus (Fucus vesiculosus) é uma alga-marinha também conhecida como bodelha e bladderwrack (inglês). Pertence a família Fucaceae.

Benefícios da Fucus vesiculosus

A Fucus vesiculosus é uma alga utilizada para problemas de tireoide, asma, tosse, distúrbios estomacais, doenças urinárias, diabetes, colesterol alto, desequilíbrio hormonal, dores de cabeça, úlceras. Suas propriedades medicinais se estendem para a prevenção e tratamento de cânceres e tumores, redução de açúcares no sangue, desintoxicação por metais pesados, efeitos antioxidantes e até mesmo utilidade em dietas para perda de peso.

Essa espécie de alga-marinha pode ajudar a absorver e remover do organismo inúmeras substâncias químicas, incluindo drogas, metais pesados e até estrôncio-90 radioativo. A deficiência de iodo é uma causa comum de hipotireoidismo e o fato do extrato da Fucus vesiculosus ser rico em iodo pode auxiliar no tratamento de hipotiroidismo induzido por deficiência de iodo. A Fucus vesiculosus é composta de algina, carragenina, iodo, potássio, bromina, mucopolissacarídeos, manitol, ácido algínico, ácido caínico, laminina, histamina, zeaxantina, proteína, vitaminas B-2 e vitamina C.

Benefícios da Fucus vesiculosus no combate ao câncer

Vários tipos de algas, incluindo a Fucus vesiculosus, demostraram potencial para prevenir e tratar o cancro, com base em estudos com animais e de laboratório, de acordo com o National Institutes of Health. A alga-marinha contém fucoidan, um tipo de fibra dietética com numerosos grupos de enxofre. Um estudo realizado na Coréia do Sul apontou que a o fucoidan possui efeitos anti-tumorais que inibiram o crescimento de células de carcinoma do cólon humano HCT-15.

O Memorial Sloan-Kettering Cancer Center afirma que o extrato da Fucus vesiculosus demonstrou propriedades quimiopreventivas, ou seja, foram capaz de prevenir o crescimento e disseminação das células cancerosas. Acredita que o consumo de algas pode ser um dos fatores responsáveis pela redução do risco de cânceres relacionados com o estrogênio em populações asiáticas.

Propriedades antioxidantes e antienvelhecimento

Um estudo publicado no Journal of Cosmetic Science em 2012 apontou que o extrato da Fucus vesiculosus possui propriedades anti-envelhecimento e podem ser úteis como um ingrediente na cosmética. O estudo concluiu que um gel contendo apenas um por cento do extrato da alga aplicado à pele da face duas vezes por dia durante cinco semanas diminui a espessura e melhora a elasticidade da pele, quando comparada com outras substâncias.

A Fucus vesiculosus também foi uma das 21 plantas testadas pela School of Life Sciences, da Universidade de Kingston, em Londres, por suas propriedades anti-envelhecimento e antioxidantes. Dentre todas elas, a Fucus vesiculosus foi classificada como a segunda com maior capacidade medicinal em atacar enzimas com elastase e colagenase, que são comumente liberadas quando ocorre inflamação. Em questão de efetividade, apenas o chá-branco demonstrou maiores propriedades medicinais.

Uso na culinária

Na culinária, a alga é consumida crua ou cozida em sopas e grãos por seu sabor salgado e os minerais que possui. Acrescentada ao feijão, melhora a digestibilidade e absorção dos nutrientes.

Contraindicações e efeitos colaterais da Fucus vesiculosus

A alga pode diminuir ou aumentar os níveis de hormônio da tireoide no sangue. Altos níveis de iodo também podem levar a lesões de pele do tipo acne, irritação do estômago ou aumento da salivação. A contaminação por arsênio de algumas amostras de algas pode levar a toxicidade renal e causar diminuição em plaquetas no sangue em algumas pessoas. As algas marinhas devem ser coletadas em lugares do oceano isentos de poluição.

Referências:
Journal of Cosmetic Science: Fucus Vesiculosis and Skin Anti-Aging Effects.
Medline Plus: Fucus vesiculosus (bladderwrack).
BMC Complementary and Alternative Medicine: Anti-collagenase, Anti-elastase and Anti-oxidant Activities of Extracts from 21 Plants.
Memorial Sloan-Kettering Cancer Center.
Fucoidan from Seaweed Fucus vesiculosus Inhibits Migration and Invasion of Human Lung Cancer Cell via PI3K-Akt-mTOR Pathways.

Comentários

1 Comentário

  1. gostaria de saber dosagem diária para manter o metabolismo em dia. Obrigada,

Comentar