Gerânio: benefícios e propriedades medicinais

O gerânio (Geranium spp) é um gênero de plantas com flores que possuem propriedades medicinais. O gerânio de nome comum inclui as espécies Geranium maculatum, Geranium robertianum (erva-de-São-Roberto), Geranium macrorrhizum (gerânio-de-raiz-grande), Geranium viscossimum (variedade protocarnívora da erva), Geranium caespitocum, Geranium bicknelli, Geranium richardsonii e mais de outras 400 espécies, que são encontradas na maior parte em regiões temperadas do planeta, principalmente no leste do Mediterrâneo. Pertence à família Geraniaceae.

Benefícios do gerânio

As qualidades hemostáticas do gerânio constringem o tecido e estancam hemorragias, o tornando útil no combate de úlceras, pequenos cortes e para regular o fluxo menstrual. O óleo essencial é um antisséptico natural que desinfecta feridas e que pode ser aplicado diretamente sobre a pele para limpar ferimentos leves e em infecções recorrentes para combater bactérias resistentes aos antibióticos. O óleo de gerânio também é utilizado para o tratamento de dores de garganta e possui propriedades antidepressivas, além de ser uma opção natural para aliviar o estresse, ansiedade e melhorar o humor.

Na medicina alternativa, são usadas compressas para o tratamento de olhos inchados. Líquido para limpeza bucal e gargarejo para dores de garganta, tordo, amigdalite e feridas. Cataplasma para sangramento de feridas, fraturas, deslocamentos, picadas de inseto, erupções cutâneas, dores de dente e hemorroidas. Ducha para leucorreia. Para cabelos oleosos, vapor facial e enxaguante para cabelos são recomendados. As folhas moídas são utilizadas como repelentes naturais. O óleo pode ser utilizado em forma de banho ou aromatizante de ambiente.

Uso na culinária

Na culinária, as flores e folhas são comestíveis, mas são muito adstringentes para serem consideradas saborosas, a menos que sejam misturadas com outros alimentos.

Contraindicações e efeitos colaterais do gerânio

O uso dos Geraniums é considerado muito seguro. Algumas pessoas podem apresentar uma pequena sensação de ardor quando ele é aplicado à pele. O óleo pode causar irritação no olho quando aplicado na face.

História e curiosidades

Geranium é oriundo do grego gheranos, em referência a semelhança da fruta com o bico de um pássaro longo. Índios nativos americanos utilizavam o gerânio para estancar sangramentos.

Burns: The Antibacterial Activity of Geranium Oil Against Gram-Negative Bacteria Isolated From Difficult-to-Heal Wounds.
Geranium Oil Benefits.
Rose Geranium Oil. Side Effects.

Comentários

Comentar