Goji berry: a fruta da longevidade

O goji berry é uma fruta vermelha nativa das montanhas do Tibete, localizado no norte da China e, recentemente, se tornou popular entre os nutricionistas por ser uma das frutas mais ricas em nutrientes, além de ser responsável por proporcionar uma vida com maior longevidade.

Benefícios da goji berry para a saúde e longevidade

A goji possui 19 aminoácidos (8 deles o organismo não consegue produzir sem alimentação suplementar), 21 minerais e 22 polissacarídeos que fortalecem o sistema imunológico e previnem contra mutações no DNA, além de substâncias anticancerígenas. A fruta possui 40 vezes mais vitamina C do que a laranja e é a maior fonte de carotenoides, responsáveis por prevenir problemas oftalmológicos e derrames. Os antioxidantes retardam o processo de envelhecimento e o beta sitosterol reduz o aparecimento das celulites e melhora a qualidade da pele e cabelos.

O goji berry ainda é eficiente em dietas de emagrecimento, vez que reduz a absorção celular de açúcar, acelera o metabolismo e consequentemente promove a queima de gordura abdominal, reduzindo a circunferência da cintura. Por possuir essa função, pode ajudar a equilibrar a glicose em indivíduos com diabetes. O goji berry pode ser encontrado em cápsulas e em chás, excelentes opções para quem deseja variar e tornar o consumo mais prático.

Como consumir goji berry

O ideal é consumir logo pela manhã, pois isso fará com que você já comece o dia com energia e disposição.

Se o consumo escolhido for à forma desidratada, você pode consumir sozinho, adicionar a iogurtes ou até mesmo preparar sucos, vitaminas e geleias. O consumo de uma colher de sopa do goji berry desidratado diariamente costuma ser suficiente. No caso de optar por consumir goji berry em cápsulas, basta seguir as indicações do rótulo do produto.

Contraindicações e efeitos colaterais do goji berry

Indivíduos que fazem tratamento com medicamentos reguladores de pressão e glicose não devem utilizar, vez que a fruta inibe a ação do fígado na metabolização desses medicamentos.

Chinese Traditional Herbal Medicine Vol II.” by Michael Tierra, L.Ac., O.M.D., AHG and Lesley Tierra, L.Ac., AHG
Hao, Wu, Guo Hongwei, and Zhao Rui. “Effect of Lycium barbarum polysaccharide on the improvement of antioxidant ability and DNA damage in NIDDM rats.” Yakugaku Zasshi 126.5 (2006): 365-371.

Comentários

Comentar