Benefícios do goji berry para saúde da pele

Goji berry é o nome popular do fruto da planta Lycium barbarum, também conhecido em algumas regiões como wolfberry. É originária da China e utilizada há milênios como especiaria culinária e na medicina tradicional chinesa.

Goji berry para a saúde pele

Para colaborar para uma pele bonita e saudável, o goji berry possui algumas substâncias capazes de fortalecer as células que a compõem, vez que é considerado um antioxidante natural composto principalmente de ferro e vitaminas A e C. Através desses componentes, a goji berry atua na proteção das células que compõem a epiderme, proteção está, essencial para promover a saúde da pele. Estudos apontam, ainda, que o consumo do suco de goji berry é capaz de atuar na proteção contra danos causados pela radiação UV.

Vitamina A

A vitamina A atua na proteção do organismo aos danos dos radicais livres, responsáveis pela aceleração do processo de envelhecimento e que ocasionalmente podem levar à morte celular. Dessa forma, a principal função desempenhada pela vitamina A é a de manter as membranas mucosas das células saudáveis, além de colaborar em sua reprodução.

Vitamina C

A vitamina C também é um antioxidante natural, conhecido por retardar o processo de envelhecimento e defender o organismo da atuação dos radicais livres. Neste sentido, a vitamina C possui função semelhante a da vitamina A, exceto pelo fato de que promove a produção natural do colágeno, responsável por tornar a pele, cartilagens, tendões e vasos sanguíneos saudáveis. Além disso, a vitamina C contribui para a cicatrização da pele. Estima-se que uma porção de ¼ de xícara do goji berry seco possui cerca de 30% do valor ideal diário de vitamina C para um indivíduo adulto.

Ferro

Com relação ao ferro, este é um mineral essencial encontrado em todas as células do organismo. Sua função é a de estimular a produção da hemoglobina e da mioglobina, proteínas responsáveis por transportar o oxigênio para todas as células do corpo.

Contraindicações e efeitos colaterais do goji berry

O consumo do goji berry deve ser evitado por pessoas que estejam sob tratamento com medicamentos químicos, como aspirina, ibuprofeno, além de antibióticos, antidepressivos, antifúngicos, medicamentos para o controle do colesterol e coração. Como efeitos colaterais, foram apontados casos em que houve reações alérgicas, como falta de ar, erupções cutâneas e urticária. Por estas razões, o ideal é realizar uma consulta prévia ao médico antes de consumir o goji berry, evitando, assim, complicações referentes ao seu uso.

Referências:
What Are the Health Benefits of Dried Goji Berries? Livestrong.com.
Goji Berry Benefits and Information. Herbswisdow.
Goji Berry Nutritional Facts. Livestrong.com.
Avaliação dos teores de aminoácidos do fruto Goji (Lycium barbarum Linnaeus). Beatriz C. L. de Melo, Elaine C. de O. Braga, Víctor de C. Martins, Helena de S. Torquilho, Luzimar da S. de M. do Nascimento, Sidney Pacheco , Manuela C. P. de A. Santiago, Renata G. Borguini, Ronoel L. de O. Godoy. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – Campus Nilópolis. Embrapa Agroindústria de Alimentos – Rio de Janeiro – RJ.

Comentários

Comentar