Benefícios da goji berry para a saúde do coração

As doenças cardiovasculares atingem milhares de homens e mulheres anualmente, ocasionando infartos, acidente vascular cerebral (AVC), isquemias, anginas e arritmias cardíacas. As propriedades da goji berry, uma pequena fruta seca, adocicada e de cor avermelhada, semelhante ao aspecto das uvas passas, têm sido pesquisadas dia após dia, por meio de diversos testes e experimentos, que descobriram que a fruta da goji é rica em carotenoides antioxidantes, luteína, ferro, zinco, selênio, ácidos graxos e proteínas, além de fibras e cyperone.

Saúde do coração

O funcionamento do corpo humano depende de oxigênio, sendo o sangue o responsável por transportá-lo todos os órgãos do corpo. É no coração onde o sangue é abastecido com o oxigênio, que por meio das artérias, é distribuído pelo organismo e atinge os demais órgãos. Após completar o ciclo, o sangue retorna ao coração para ser novamente reabastecido com moléculas de oxigênio, recomeçando todo o processo. Se um órgão não receber este oxigênio, a região afetada entra em colapso. É neste momento em que entra em ação a capacidade antioxidante da goji berry.

Propriedades antioxidantes do goji berry e seus benefícios para a saúde cardiovascular

Os antioxidantes são substâncias capazes de retardar o processo de obstrução das artérias, permitindo que o sangue dotado de oxigênio possa ser transportado livremente até os demais órgãos, sem obstáculos. A fruta da goji berry é dotada de carotenoides antioxidantes, tais como o betacaroteno e a zeaxantina. Além disso, possui cyperone em sua fórmula, um fitonutriente que colabora para o bem estar do coração e para regular a pressão arterial. Também é considerado um grande estimulante, vez que melhora os níveis de energia do corpo e a capacidade de concentração, atuando na redução da fadiga e do estresse, fatores que podem agravar as doenças cardiovasculares se não forem controlados.

Como consumir a goji berry?

O consumo da goji berry deve ser feito, preferencialmente, pela manhã. Uma colher da fruta possui em média 50 calorias, e recomenda-se diariamente o consumo de, no máximo, até três colheres. Seu consumo pode ser realizado em forma de farinha em meio a frutas ou iogurte, cápsulas ou até mesmo a própria fruta do goji, fresca ou seca.

Referências:
Medicinal Uses for Goji Berries. Livestrong.
What Are the Health Benefits of Dried Goji Berries?. Livestrong.
Goji Berry Benefits. Herbwisdom.
Usado por famosos, goji berry ajuda a prevenir doenças do coração. R7 Notícias.
Goji berry tem poder rejuvenescedor e ajuda a emagrecer. Globo Repórter.
ntenda por que o goji berry é o novo superalimento da moda. Uol Notícias.
Aposte no poder da goji berry para a sua saúde. Revista Corpo a Corpo.
Qual o Papel dos Antioxidantes na proteção do Coração?. Saúde no Clique.
Alimentos com antioxidantes bons para o coração. Ame o Coração.
Doenças cardiovasculares causam quase 30% das mortes no País. Portal Brasil

Comentários

Comentar