Goji berry: benefícios e propriedades medicinais

A goji berry (Lycium barbarum) é uma fruta utilizada na medicina tradicional chinesa há mais de 6 mil anos, também conhecida em alguns lugares do mundo como wolfberry. Quando cultivada, atinge até 2 metros de altura e sua fruta possui sabor adocicado. Inclui o sinônimo botânico Lycium chinense e pertence a familia Solanaceae.

Benefícios da goji berry

A fruta da goji é geralmente consumida seca e adicionada à sopas, chás e ervas, e em algumas regiões é adicionada na fabricação de vinhos. Dessa forma, a goji não é utilizada apenas para o tratamento de doenças, mas também é um alimento popular presente diariamente na vida de inúmeras pessoas a fim de promover a saúde em geral, principalmente na China. De acordo com a regulamentação do Departamento de Alimentação e Medicina do Estado da China, a goji berry é um dos 87 ingredientes que podem ser usados tanto como alimento normal e como alimento funcional.

Apesar de ser comumente lembrada por sua atuação no emagrecimento, a goji berry também é benéfica para diversas complicações referentes à saúde humana. Diante disso, a fruta se destaca na sua atuação em doenças como o diabetes, além de demais problemas relacionados ao fígado, rins e coração. Além disso, é muito reconhecida por suas propriedades antioxidantes, conhecidas como polifenois, que atuam na proteção das células contra o desenvolvimento do câncer e melhorando a eficácia da quimioterapia, conforme publicado em 2008 no Journal of Agricultural and Food Chemistry.

As propriedades antioxidantes da goji berry também possuem capacidade de estimular o sistema imunológico, retardar o envelhecimento, proteger a pele, melhorar a função cerebral e a visão, além de aumentar a expectativa de vida. Também vêm sendo considerada um potencializador sexual natural, aumentando a fertilidade em mulheres e melhorando a função sexual nos homens, fator relacionado à sua capacidade de melhorar a circulação sanguínea.

O uso da goji berry para emagrecer

A goji berry atua de forma significativa em dietas que visam a perda de peso, em decorrência das suas inúmeras propriedades nutricionais. Muitas pessoas consomem a própria fruta seca, outras a consomem por meio de chás ou sucos. Há também aquelas que adquirem a fruta em pó e acrescentam na alimentação ou usufruem dos benefícios da goji berry em cápsulas.

Contraindicações e efeitos colaterais da goji berry

Apesar de trazer vários benefícios para a saúde, a goji berry possui alguns efeitos colaterais se consumidos em excesso. Casos de reações alérgicas foram registrados, caracterizadas por falta de ar, urticária, coceira na boca ou orelhas, axilas, erupções cutâneas, anafilaxia e rinite.

A goji pode interagir com outros medicamentos e substâncias. Foram apontados os medicamentos aspirina, heparina, ibuprofeno e naproxeno. Também pode reagir com antibióticos, antivirais, antifúngicos, medicamentos antidepressivos, medicamentos para baixar o colesterol e medicamento relacionados ao tratamento do coração.

Desta forma, nos casos em que indivíduos estão em tratamento a partir do uso de medicamentos químicos, torna-se essencial consultar o médico antes de consumir a goji a fim de evitar quaisquer complicações e efeitos colaterais indesejados.

Referências
Goji Berry Benefits. Herbswisdow.
Goji Berry Nutritional Facts. By Marie Dannie. Livestrong.com
What Are the Health Benefits of Dried Goji Berries? By Derek Bryan. Livestrong.com.
Health Benefits of Goji Berry or Wolfberry. Organic Facts.
Benzie, Iris FF, and Sissi Wachtel-Galor, eds. Herbal medicine: biomolecular and clinical aspects. CRC Press, 2011.

Comentários

Comentar