Efeitos da graviola para aliviar dores de reumatismo

A Annona muricata, cujo fruto é popularmente conhecido como graviola, é uma planta que cresce especialmente nas florestas tropicais da África, Amazônia, ilhas do Caribe e no sudeste da Ásia. Os povos que habitam essas regiões utilizam as frutas, folhas, cascas e sementes da graviola como medicamento natural há séculos e, acredita-se que cada componente da árvore fornece o seu próprio conjunto de propriedades curativas.

Artrite

A artrite reumatoide é considerada uma doença crônica caracterizada pela inflamação das articulações. Atinge cerca de 1% da população brasileira a sua incidência é maior em mulheres por volta dos 50 anos, contudo, pode acometer desde crianças até idosos. Além disso, indivíduos que possuem histórico da doença na família possuem maior risco de desenvolvê-la. Os sintomas não são específicos, mas além de dores crônicas (que costumam ser mais dolorosas no período da manhã), podem incluir perda de apetite, fadiga crônica, febre, perda de peso e queda de cabelo.

Efeitos da graviola para combater a artrite

Diversos estudos apontam a eficácia da graviola em atividades antirreumáticas e anti-inflamatórias. Outro benefício da graviola são as suas propriedades antinociceptivas, ou seja, sua capacidade de diminuir a sensibilidade do corpo à dor. Neste sentido, estas características tornam a graviola eficaz tanto para o tratamento da artrite reumatoide quanto da osteoartrite.

Como cada parte da planta possui suas propriedades próprias, acredita-se que a parte que melhor atua no tratamento da artrite são as suas folhas, que aliviam a dor e a inflamação, sendo o chá da folha de graviola a melhor opção nestes casos. O caule, casca e sobretudo as folhas da graviola são ricas em antioxidantes, particularmente a Coenzima Q10, que combate a inflamação, elimina os radicais livres e garante o bom funcionamento do organismo.

Misturas feitas a partir de folhas da graviola são usadas ​​para aliviar a dor da artrite, reduzir a inflamação das articulações, diminuir a inflamação no passagens nasais e do trato respiratório em geral, como calmante ou sedativo e até mesmo para tratar condições de pele, incluindo eczema.

Referências:
Soursop Benefits & Information. Herbswisdow.
Graviola for Arthritis. By Shelley Moore. Livestrong.com.
http://www.livestrong.com/article/494139-graviola-for-arthritis/
Cartilha de orientação de Artrite Reumatoide. Cartilha para pacientes. Sociedade Brasileira de Reumatologia.

Comentários

Comentar