Efeitos da graviola para aliviar dores de reumatismo

A Annona muricata, cujo fruto é popularmente conhecido como graviola, é uma planta que cresce especialmente nas florestas tropicais da África, Amazônia, ilhas do Caribe e no sudeste da Ásia. Os povos que habitam essas regiões utilizam as frutas, folhas, cascas e sementes da graviola como medicamento natural há séculos e, acredita-se que cada componente da árvore fornece o seu próprio conjunto de propriedades curativas.

Artrite

A artrite reumatoide é considerada uma doença crônica caracterizada pela inflamação das articulações e que atinge cerca de 1% da população brasileira. A incidência maior de casos ocorre em mulheres por volta dos 50 anos, contudo, pode acometer desde crianças até idosos. Além disso, indivíduos que possuem histórico da doença na família possuem maior risco de desenvolvê-la.

Os sintomas da artrite reumatoide não são específicos, mas além de dores crônicas (que costumam ser mais dolorosas no período da manhã), podem incluir perda de apetite, fadiga crônica, perda de peso, perda de cabelo, febre e assim por diante.

Efeitos da graviola para combater a artrite

Diversos estudos apontam a eficácia da graviola em atividades antirreumáticas e anti-inflamatórias. Outro benefício da graviola são as suas propriedades antinociceptivas, ou seja, sua capacidade de diminuir a sensibilidade do corpo à dor. Neste sentido, estas características tornam a graviola eficaz tanto para o tratamento da artrite reumatoide quanto da osteoartrite.

Como cada parte da planta possui suas propriedades próprias, acredita-se que a parte que melhor atua no tratamento da artrite são as suas folhas, que aliviam a dor e a inflamação, sendo o chá da folha de graviola a melhor opção nestes casos. O caule, casca e sobretudo as folhas da graviola são ricas em antioxidantes, particularmente a Coenzima Q10, que combate a inflamação, elimina os radicais livres e garante o bom funcionamento do organismo.

Misturas feitas a partir de folhas da graviola são usadas ​​para aliviar a dor da artrite, reduzir a inflamação das articulações, diminuir a inflamação no passagens nasais e do trato respiratório em geral, como calmante ou sedativo e até mesmo para tratar condições de pele, incluindo eczema.

Referências:
Soursop Benefits & Information. Herbswisdow.
Graviola for Arthritis. By Shelley Moore. Livestrong.com.
http://www.livestrong.com/article/494139-graviola-for-arthritis/
Cartilha de orientação de Artrite Reumatoide. Cartilha para pacientes. Sociedade Brasileira de Reumatologia.

Comentários

Comentar