Guaraná em pó: benefícios para emagrecer

O guaraná (Paullinia cupana) é uma planta nativa da Amazônia, sendo muito conhecida por suas propriedades estimulantes.

Benefícios do guaraná em pó

Em forma de cápsulas ou pó de guaraná é muito indicado por nutricionistas em dietas para perda de peso. O ingrediente principal do guaraná em pó é a guaranina, um alcaloide que possui propriedade quase idêntica à cafeína. O guaraná possui aproximadamente o dobro da dose de guaranina (cafeína) dos grãos de café. Nas plantas, a cafeína funciona como um mecanismo de proteção contra patógenos e insetos que poderiam prejudicar o desenvolvimento do vegetal. O guaraná em pó é utilizado como um agente emagrecedor devido aos seus efeitos termogênicos.

A guaranina é um estimulante natural do sistema nervoso, que provoca a liberação de adrenalina no organismo. A adrenalina (epinefrina) é um hormônio simpaticomimético e neurotransmissor secretado pelas glândulas suprarrenais que prepara o organismo para grandes esforços físicos, estimula o coração, eleva a tensão arterial, relaxa certos músculos e contrai outros. A atividade causada pela adrenalina promove a queima de gordura e aumenta a frequência cardíaca. Tais qualidades são ideais para auxiliar na perda de peso quando acompanhadas de exercícios, como caminhadas ou academia.

Além da guaranina, o guaraná também contém outros compostos da família xantina, como a teobromina e a teofilina, que contribuem para o seu efeito estimulante. Outros componentes incluem taninos, polifenóis e amido. O pó de guaraná é feito pulverizando os frutos secos, que se transforma em um pó fino.

Um estudo sobre perda de peso com 67 pessoas durante 8 semanas realizado pelo Centro de Pesquisa de Obesidade do St. Luke’s-Roosevelt Hospital Center e do Departamento de Medicina, comprovou que o grupo que tomou 800 mg de guaraná antes de cada refeição perdeu mais peso e gordura corporal do que o grupo que consumiu placebo (fármaco ou procedimento inerte que pode apresentar efeitos terapêuticos devido aos efeitos psicológicos da crença do paciente de que está a ser tratado).

Contraindicações e efeitos colaterais do guaraná em pó

Apesar de ser um estimulante que acelera o metabolismo e ajuda na perda de peso, o guaraná, assim como outros estimulantes do sistema nervoso, pode causar efeitos colaterais desagradáveis em algumas pessoas, incluindo batimentos cardíacos irregulares, aumento do ritmo cardíaco, palpitação e elevação da pressão arterial.

Referências:
Memorial Sloan-Kettering Cancer Center: Guarana
Guide to Guarana Weight Loss Pills. LovetoKnow.
Guarana 800 mg To Aid Weight Loss. Livestrong.com
Boozer, C. N., et al. “An herbal supplement containing Ma Huang-Guarana for weight loss: a randomized, double-blind trial.” International Journal of Obesity & Related Metabolic Disorders 25.3 (2001).
International Journal of Obesity and Related Metabolic Disorders:An Herbal Supplement Containing Ma Huang-Guarana for Weight Loss: a Randomized, Double-Blind Trial; C.N. Boozer et al; March 2001

Comentários

Comentar