Hortelã-pimenta: benefícios e propriedades medicinais

O hortelã-pimenta (Mentha piperita) é uma planta medicinal também conhecida como hortelã, hortelã-menta, spearmint e mint (inglês). O hortelã-pimenta inclui os sinônimos botânicos Mentha crispa e Mentha villosa. Pertence a família Lamiaceae.

Benefícios do hortelã-pimenta

O hortelã-pimenta é uma das plantas medicinais mais antigas utilizadas pelo homem. O óleo essencial da hortelã é acrescentado a óleos de massagem para congestões de tórax, dores e febres provenientes de gripes e inalado para tratar congestões e náuseas. É usado em pastas de dentes para dar um sabor agradável. Devido ao mentol, a hortelã é recomendada para aliviar dores, sejam musculares, causadas por atividade física ou não, dores reumáticas ou enxaquecas. A menta é um antiparasítico e antivirótico muito forte.

A hortelã-pimenta possui propriedades que acalmam as paredes do sistema digestivo e evitam os sintomas da síndrome do intestino irritável. Além disso, melhora a produção de bile e consequentemente a função hepática. O seu sabor, aroma e propriedades antissépticas eliminam o mau hálito de maneira eficaz e evitam problemas bucais como gengivite e cáries.

Uso na culinária

Na culinária, o hortelã é uma escolha melhor para artes culinárias do que a menta. As folhas frescas são acrescentadas a carnes, iogurte, saladas de frutas, salada vegetal e sopas. O hortelã-pimenta melhora o sabor de outras ervas medicinais. Plantar algumas mudas de hortelã-pimenta em pequenas hortas é simples, vez que a planta é muito saudável e possui grande adaptabilidade.

Contraindicações e efeitos colaterais da hortelã

O hortelã-pimenta é uma erva medicinal considerada muito segura e pode ser usada até mesmo pelas pessoas mais debilitadas. Crianças pequenas não devem usar o óleo essencial, tampouco as mulheres gravidas e lactantes, uma vez que o óleo pode diminuir o fluxo de leite.

História e curiosidades

Na mitologia grega, Minthe era um amante de Plutão. A esposa de Plutão, Prosperine, com ciúmes, transformou Minthe na planta hortelã. Os atenienses da antiguidade esfregavam as folhas de hortelã-pimenta nos braços para aumentar a resistência a doenças.

A Mentha spp (M. crispa, M. piperita ou M. villosa) faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

Comentários

10 Comentários

  1. Olá, adoro hortelã, uso para saborizar a água no verão, e o chá no inverno, mas agora que estou grávida, fico na dúvida se posso continuar com a hortelã, se tem alguma contra indicação para gestante? obrigada pela atenção.

  2. Alessandro

    Tenho doença de cronh, e fistula, quero saber qual o benéficio do chá de ortelã para essa doença, desde agradeço e espero um retorno.

  3. felipe amorim

    já ouvi de muitas pessoas que dão palestras sobre chás medicinais, que não é correto, adoçar o chá, e que fazendo isso, perde-se o efeito do mesmo. isso é verdade?

    Réplica – Recomenda-se tomar chás sem acrescentar açúcar ou adoçantes artificiais, vez que muitas propriedades da planta podem ser perdidas neste processo. No entanto, existem chás muito amargos, que ficam muito difícies de ingerir em sua forma in natura. Neste caso, é recomendado adoçar o chá com mel, que é muito mais benéfico à saúde que os demais adoçantes. Att.

  4. Maria de Lourdes Morais Amado

    Boa tarde. Tenho uma visícula muito preguiçosa as vezes doi quando há acumulação de alguma gordura e gases. Gostaria de saber se chã de hortelã não faz mal a visícula e se posso tomar a vontade. Para ajudar na digestão dos alimentos e gostaria de saber se tomo antes ou depois das refeições, quanto, morno ou frio, fico aguardando vossa resposta pelo correio electrónico. Muito grata. Um abraço Lourdes

  5. Jose Neto

    Queria saber como faço para me livrar de amebas e giárdias com hortelã.

  6. Arnaldo G. Silva

    Gostaria de saber se o chá de hortelã é bom para o cérebro, minha filha faz tratamento psiquiatrico e gostaria de saber infromações sobre esse chá.

  7. Irene Mendes Fontes

    Costumo fazer o suco do hortelã.Bato com água no liquidificador adoço a gosto e sirvo com gelo.Gostaria de uma opinião: será que esse suco faz o mesmo efeito medicinal do chá ou é só saboroso e refrescante?
    Obrigada pela atenção!

    Réplica – Irene, o suco de Hortelã é extremamente saudável. Vez que as folhas do Hortelã são batidas como uma espécie de “Limonada Suiça”, todas as propriedades medicinais da planta são aproveitadas, além do suco ser muito refrescamente. O único conselho é tentar substituir o açúcar pelo mel, que é mais benéfico à saúde.

Comentar