Jabuticaba: benefícios e propriedades medicinais

A jabuticaba (Plinia cauliflora) é o fruto da árvore medicinal conhecida como jabuticabeira, sendo também conhecida como jaboticaba (jaboticabeira) e yabuticaba. Inclui os sinônimos botânicos Myrciaria cauliflora (jabuticaba-sabará, jabuticaba-de-Campinas, guapuru, guaperu, hivapuru ou ybapuru); Myrciaria jaboticaba (jaboticaba-grande, jaboticaba-de-São-Paulo, jaboticaba-do-mato, jaboticaba-batuba, jaboticaba-graúda; Myrciaria tenella (camboim, jabuticaba-macia, guayabo-colorado, cambuí-preto, murta-do-campo, camboinzinho; M. Trunciflora (jabu-de-tronco-longo, jaboticaba-de-cabinho ou jaboticaba-do-Pará).

Benefícios da jabuticaba

A cor escura da casca da fruta é um indicativo de altas concentrações de antioxidantes (alguns estudos revelam que a jabuticaba possui um teor antioxidante maior do que a dos blueberries), uma das razões que conferem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antienvelhecimento. A fruta ajuda a aumentar os níveis de energia e reduzir a fadiga. Possui baixos teores de carboidratos e calorias. Por ser uma ótima fonte de proteína, são boas alternativas para qualquer pessoa que leve um estilo de vida vegetariano ou vegano.

Devido ao seu alto teor de vitaminas e minerais, é um excelente alimento para desintoxicação tônica aguda. A jabuticaba é usada para melhorar as condições respiratórias, como a asma, tratar a diarreia e evitar a queda de cabelo. Também ajuda a abrir os brônquios (passagens das vias aéreas que levam o ar aos pulmões), portanto, o consumo regular ajuda a melhorar a vida cotidiana dos sofredores de asma, apesar de não substituir a medicação tradicional. As práticas médicas tradicionais recomendam planta para o tratamento de episódios de diarreia. A fruta é um nutriente importante e atua como um tônico, promovendo a recuperação e a reidratação do organismo.

A jabuticaba é uma fruta saudável e nutritiva repleta de nutrientes importantes, como vitaminas C e B1, cálcio, ferro e fósforo, bem como potentes antocianinas encontradas em grande quantidade na casca púrpura escura. Várias pesquisas revelaram que quem consome a fruta regularmente tende a ter um cabelo mais cheio, enquanto os que não consumem a fruta regularmente sofrem de queda de cabelo.

Prevenção e tratamento de cânceres

A jabuticaba é rica em antioxidantes e com fortes propriedades anti-inflamatórias. A inflamação foi identificada como um fator principal em todas as formas de doença crônica que variam de diabetes e doenças mentais neurodegenerativas a doenças cardiovasculares e câncer. Acredita-se que manter os níveis de inflamação sob controle com a ajuda de uma dieta rica em alimentos anti-inflamatórios naturais, pode reduzir significativamente os riscos de desenvolver doenças crônicas.

Efeito detox

A jabuticaba possui um ótimo efeito de desintoxicação no fígado, ajudando no processo de eliminação de toxinas. Normalmente, o consumo regular ajuda deixar o corpo livre de toxinas, contudo, é importante ter em mente que é nosso corpo que degrada a desintoxicação, com a ajuda de nossos rins e fígado. Comer a fruta apenas auxilia esse processo.

Contraindicações e efeitos colaterais da jabuticaba

O consumo regular deve ser evitado devido ao alto conteúdo de tanino, na medida em que o tanino é antinutriente e carcinogênico caso a ingestão for freqüente e durante um longo período de tempo.

Referências:
Myrciaria cauliflora Berg. Eugenia cauliflora DC.
Morton, J. 1987. Jaboticabas. p. 371–374. In: Fruits of warm climates. Julia F. Morton, Miami, FL.
Myrciaria cauliflora Berg. Growables.
Properties and Benefits

Comentários

Comentar