Benefícios da maca-peruana para a mulher

Quando o assunto é saúde e beleza, as mulheres estão sempre buscando novas alternativas para manter o corpo saudável. O que poucas sabem é que a maca peruana, raiz proveniente da Cordilheira dos Andes e com maior incidência no Peru, pode ser uma grande aliada na manutenção do equilíbrio hormonal, além de provocar o aumento no desejo e no desempenho sexual.

Os benefícios da maca peruana para a mulher

Cultivada e utilizada há mais de dois mil anos pelo povo Inca e pelos antigos peruanos, que ingeriam essa poderosa raiz para aumentar o vigor durante longas caminhadas e para aumentar a potência da libido masculina. Alguns séculos mais tarde, mulheres da região passaram a fazer uso da raiz e sentir todos os benefícios que a maca peruana é capaz de proporcionar à condições de saúde da mulher, incluindo reposição hormonal, regularização do ciclo menstrual, alivio dos sintomas da menopausa e aumento do desejo sexual feminino.

Reposição hormonal

Acredita-se que o principal benefício esteja relacionado às questões hormonais, dentre elas a libido, a menstruação e a menopausa. Estudos recentes afirmam que o consumo da maca peruana também é eficaz na fixação do desequilíbrio hormonal, e em alguns casos se revela até mais eficaz do que a terapia de reposição hormonal.

Menstruação

Com relação à menstruação, a raiz da maca age diretamente em problemas menstruais corriqueiros que atingem mulheres em idade fértil, como a irregularidade do ciclo, cólicas, desconfortos, alterações de humor e secura vaginal. Neste sentido, a raiz age aliviando cólicas e dores, regulando o ciclo, controlando a secura vaginal e eventuais alterações de humor sem provocar efeitos colaterais na mulher, ao contrário do que ocorre com o uso de anticoncepcionais.

Menopausa

Os ingredientes ativos da raiz da maca também atuam em sintomas da pré e pós-menopausa. A sensação de calor corporal constante, fadiga e alterações no sono são problemas frequentes nesta etapa da vida da mulher, mas que podem ser tratados através do consumo da maca peruana que diminui a intensidade e a frequência das alterações hormonais desse período.

Aumento do desejo sexual

A maca peruana também é eficaz para o aumento do desejo sexual e age como energético para o corpo, tanto em mulheres quanto em homens, e por essa razão também é conhecida como “ginseng-peruano”.

Também estão sendo realizados atualmente estudos visando comprovar a atuação da maca peruana na saúde dos sistemas nervoso e endócrino.

Como consumir a maca peruana

A maca peruana geralmente é comercializada em forma de cápsula ou em pó. Quando em pó, pode ser adicionada em frutas, sucos e vitaminas, e o ideal é consumir entre 1 e 2 colheres ao dia. Quando em cápsulas, geralmente consome-se duas capsulas antes das principais refeições. Contudo, essa quantidade poderá variar de acordo com os miligramas de maca fornecidos em cada cápsula.

Outra alternativa de consumo da maca peruana é através da sua raiz, como um alimento. Quando for consumi-la dessa forma, é necessário ser cozida primeiro, pois é uma raiz forte e que pode ocasionar irritação na parede do estômago e, consequentemente, perturbações digestivas.

Maca Benefits. Herbwisdom.com
Maca Benefits: What to Gain from this Peruvian Root Supplement?
Memorial Sloan Kettering Cancer Center: Maca
Wealthy-Choices.com: Root Side Effects
The Benefits of Maca Powder, Livestrong.

Comentários

Comentar