Maracujá: benefícios e propriedades medicinais

O maracujá (Passiflora incarnata) é também conhecido também como flor-da-paixão, maracujá-guaçu e maracujá-silvestre. Pertence a família Passifloraceae.

Benefícios do maracujá

As folhas possuem efeito adstringente e agem como sedativo no tratamento da tensão nervosa, insônia e problemas respiratórios. As harmalas, substâncias presentes na planta, inibem o consumo excessivo e desnecessário de oxigênio pelo cérebro. Acredita-se que estes compostos ​​também são responsáveis por diminuir os níveis de circulação e respiração, reduzindo a pressão arterial. Alguns estudiosos consideram os alcaloides harmina e harmalina, eficazes contra o Mal de Parkinson. Outras espécies de Passiflora contêm componentes que agem contra fungos, leveduras e bactérias.

Os alcaloides presentes no maracujá podem contribuir para uma dilatação da artéria coronária. Para inchaço nos olhos, queimaduras e irritações na pele, são usadas compressas. Para queimaduras e feridas, o suco pode ser aplicado em forma de cataplasma. A Passiflora incarnata faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil. Na culinária, é um excelente ingrediente para pavês, sucos, sorvetes e mousses.

Maracujá: calmante natural

O maracujá é considerado um calmante natural que age no sistema nervoso central, aquietando-o, além de possuir outras propriedades medicinais. A composição de flavonoides, alcaloides e saparinas, dentre outras substâncias, muitas vezes são administradas em forma de extratos ou suplementos para o tratamento de doenças que agem no sistema nervoso, incluindo depressão, ansiedade e ataques de pânico.

O maracujá não possui substâncias viciantes e não produz efeitos colaterais associados ao uso de antidepressivos e tranquilizantes. A Passiflora incarnata pode aliviar dores de cabeça causadas devidos à tensão e deixa a pessoa mais tranquila. Também ajuda a curar ressacas ao sanar o desarranjo dos neurotransmissores.

Contraindicações e efeitos colaterais do maracujá

Doses grandes podem causar sonolência, e dependendo, até náuseas e vômitos. É bom evitar o uso de grandes doses durante a gravidez.

Flor-da-paixão

Flor-da-paixão - Passiflora incarnata
Flor-da-paixão – Passiflora incarnata

A Passiflora incarnata também é conhecido como flor-da-paixão, inspirado na paixão de Cristo. De acordo com missionários jesuítas que encontraram essa planta na América do Sul, as cores azul e branca da flor simbolizam a pureza do céu. As pétalas brancas significam os dez apóstolos (menos Pedro e Judas). A coroa correlaciona com a coroa de espinhos e os cinco estames vermelhos representam as cinco feridas. As folhas pontiagudas significam a lança que matou Jesus. Quando a flor é aberta parcialmente, relembra a estrela vista pelos Três Reis Magos.

Comentários

11 Comentários

  1. giovani

    apesar do fato de que o maracujá causa muitos benefícios a maior parte desses efeitos são resultados do psico, as pessoas convencem a si mesmas e acabam melhorando, o poder da mente é muito grande, só vc pode se curar.

  2. amaro melo de assis

    realmente a GOIABA, tem vários nutrientes favorável a nossa saude.
    tomo todos os dias creme desta fruta e me sinto maravilhosamente bém.

  3. ola vou tomar hoje mesmo tinha o dotor me receitado e eu nao tomei!!!

    vou tomar para ver o resultado sera q consigo dormir melhor?a note.

  4. Jane de Fátima Marcelo Alencar

    Olá, sou hipertensa e todos da minha casa sofren de anciedade. Gostei muito das informações sobre os benefícios do maracujá. Com certeza a partir de hoje , será a fruta principal nosso cardápio. Parabéns pelo site!
    Abraços!
    Jane

  5. Aline Pereira

    Eu estou usando passiflora 300mg à 4 dias, e está sendo muito bom, tenho ansiedade escessiva e depressão moderada; diminuiu minha ansiedade e não estou tendo fraqueza mental que todo dia estava tendo por causa da deprê.!!!

  6. maria do carmo

    Achei muito proveitoso as explicações sobre a planta ,estou usando e foi uma benção.Estou melhorando até meu astral,obrigada.

  7. vera joana

    O maracujá é mesmo maravilhoso, estou tomando o chá das folhas para ansiedade, angustia e depressão, e está sendo muito bom. Obrigado Deus,por ter feito coisas tão boas.

Comentar