Musgo-da-Islândia: benefícios e propriedades medicinais

O musgo-da-Islândia (Cetraria islandica) é uma planta medicinal também conhecida como líquen-da-Islândia, cetraria e Iceland moss (inglês). Apesar de apresentar uma aparência similar a de um musgo, a Cetraria islandica é de fato um líquen. Pertence à família Parmeliaceae.

Benefícios do musgo-da-Islândia

O musgo-da-Islândia assado e seco pode ser transformado em farinha. Depois de saturada (para remover sua amargura), pode ser aproveitado para fazer uma geleia. É composto de ácido fumárico, polissacarídeos, iodo, betacaroteno e outros componentes químicos em sua constituição. O ácido fumárico é um insaturado dibásico utilizado como um acidulante alimentar desde 1946, sendo muito útil para o tratamento da psoríase. Na medicina alternativa, o musgo-da-Islândia é usado desde a antiguidade como um remédio tosse e também como um tratamento para o câncer.

Possui forte ação antibiótica, emoliente, galactagoga e expectorante, sendo usada principalmente para acalmar as membranas mucosas do peito, combater o catarro e acalmar a tosse seca. Externamente é utilizada no tratamento de problemas pulmonares crônicos, catarro, disenteria, distúrbios digestivos (incluindo a síndrome do intestino irritável e intoxicação alimentar) e tuberculose avançada. Externamente, é utilizada no tratamento de furúnculos, secreções vaginais e impetigo.

Contraindicações e efeitos colaterais do musgo-da-Islândia

Em grandes doses pode causar indigestão e náuseas. Também pode soltar os intestinos e provoca irritação estomacal. O uso da erva pode deixar o leite materno amargo em alguns casos.

História e curiosidades

Apesar de medicinal, o musgo-islandês não é utilizado em grande demanda, até mesmo na Islândia, de onde é nativo, é apenas usado ocasionalmente na medicina medicina popular e em alguns pratos tradicionais. Antigamente, era muito mais amplamente usado em pães, mingaus e sopas.

O musgo-da-Islândia cresce abundantemente nas regiões montanhosas dos países do hemisfério norte, sendo especialmente característico dos caminhos formados por lavas de vulcões e planícies do oeste e norte da Islândia. Também é encontrado nas montanhas do norte do País de Gales, norte da Inglaterra, Escócia e sudoeste da Irlanda. Na América do Norte a sua distribuição se dá através de regiões do Ártico, Alasca, no sul nas montanhas rochosas do Colorado e nas Montanhas Apalaches da Nova Inglaterra.

Referências:
Cetraria islandica. Plantas for a Future.
Iceland recipe. Try something new at home, something totally different. Iceland vacation information.

Comentários

Comentar