Noz-de-cola: benefícios e propriedades medicinais

A noz-de-cola (Cola acuminata) é uma planta medicinal também conhecida como cola-medicinal, cola-africana, cola-vera, café-africano, café-do-Sudão, abata kola, ballay cornu, na fo, bese-fitaa (cola-branca), bese hene (cola-do-rei), bese koko (cola-vermelha), cola-amarga, árvore-de-cola, obi (yoruba), sandalu, dentre outros inúmeros nomes populares. Inclui a espécie Cola nitida e outros sinônimos botânicos. Pertence à família Sterculiaceae.

Benefícios da noz-de-cola

Popularmente, as sementes são mastigadas para restringir a fome e aliviar a sede, permitindo assim, que as pessoas consigam trabalhar em condições rígidas e quentes. Auxilia em casos de depressão, exaustão, síndrome de fadiga crônica, diarreia, anorexia, enxaqueca, febre, fadiga mental e física; ajuda a prevenir e combater infecções e estimula o sistema nervoso central e o coração. Pode funcionar ainda como um benefício natural para a perda de peso vez que possui efeito estimulante, sobretudo devido a presença de cafeína em sua composição.

Pesquisas publicadas na revista Phytotherapy Research em 2004 mostraram que a noz-de-cola era capaz de reduzir o crescimento e desenvolvimento de espécies de microbactérias responsáveis por doenças como meningite e tuberculose. Outro uso comum para a Cola acuminata se dá como um remédio natural para resfriados, vez que ajuda a dilatar os dutos e sacos alveolares (pequenas bolsas de ar nos pulmões onde o oxigênio e o dióxido de carbono são trocados com o sangue), além de melhorar a força das fibras no tecido pulmonar. É dito que consumir as nozes juntamente com bebidas alcoólicas evita a embriaguez. Embora seja chamado uma noz, a parte consumida realmente é a região interna das sementes carnudas. As sementes são usadas para fazer uma tintura avermelhada.

Benefícios da noz-de-cola para a saúde do homem

Os extratos da noz contêm compostos vegetais não esteroides que têm a capacidade de induzir a morte de células cancerosas da próstata e podem modular o crescimento e a função da próstata. Como trabalha no corpo como estimulante e revigorante, atuando no sistema nervoso central, e aumentando níveis de oxigênio no sangue, acaba agindo como vasodilatador e promovendo uma melhora no desempenho sexual.

Libiforce Man

Libiforce Man 800mg é totalmente natural e não possui nenhum tipo de contraindicação, além de ser considerado um dos melhores estimulantes sexuais para homens do mercado, capaz de proporcionar uma vida sexual mais ativa e saudável, além de combater a impotência. Produto exclusivo. Clique aqui para saber mais sobre Libiforce Man.

Efeito estimulante da noz-de-cola

Possui efeito estimulante, vez que contém 1,5% a 2% de cafeína em sua composição, mais teobromina, que aumenta a circulação cerebral. A teobromina é um composto alcaloide que pode ser encontrado no chocolate e é pensado para contribuir com um senso de alerta e bem-estar. Além de ser estimulante, ajuda a aumentar os níveis de oxigênio no sangue e promover uma melhor concentração. É composta de cafeina, teobromina, colanina, tanino e antocianina. São acrescentadas à bebidas para condimentar e proporcionar um efeito estimulante.

Contraindicações e efeitos colaterais da noz-de-cola

A noz-de-cola é considerada segura quando ingerida por via oral em quantidades prescritas, a curto prazo. Contudo, quando usada acima da quantidade recomendado e por longo período de tempo, pode causar insônia, nervosismo, inquietação, aumento da pressão arterial, irritação no estômago, náuseas e vômitos, tontura, aumento da frequência cardíaca e respiração, devido sobretudo ao seu teor de cafeína. Em doses altas, pode aumentar o risco de contração de câncer de boca e gastrointestinal.

Deve ser evitada por crianças e mulheres grávidas e em período de amamentação por causa da cafeína, pelo menos não em grandes quantidades. Por conter cafeína, pode retardar a coagulação no sangue ou até mesmo piorar quadros de diarreias, glaucoma, osteoporose e diabetes, vez que afeta os níveis de açúcar no sangue. Deve ser inclusive evitada em períodos pré-operatórios.

História e curiosidades

Existem mais de 125 variedades de espécies de noz-de-cola, árvore nativa do oeste da África e originalmente diz-se que era de propriedade dos deuses. Tribos nigerianas consideram essa nogueira como a primeira árvore na Terra. Já foi e ainda é usada para rituais de magia, como afrodisíaco e amuleto, sendo ainda importantes no mundo religioso e social de muitas culturas africanas.

Na África Ocidental, a noz-de-cola é um elemento importante da vida social, sendo oferecida como símbolo de hospitalidade, bondade e demonstração de respeito aos convidados. É dada aos amantes para expressar os sentimentos ou trocadas nos negócios para garantir contratos. São até mesmo oferecidas aos antepassados, aos espíritos e aos deuses. São consumidas em todos os tipos de eventos religiosos, incluindo enterros, sacrifícios e batismos. Todas as reuniões são iniciadas mastigando-se as nozes.

As nozes também são colocadas também em encruzilhadas como talismãs de proteção e são usadas como pagamento por serviços de em cerimônias de adivinhação. Na África antiga, já foi usada como uma espécie de moda. Na América Latina, é usada em cerimônias de iniciação e outros rituais de Candomblé.

Referências:
C. acuminata, nitida – Kola Tree. Entheology
Kola Nut (C. Acuminate) – Health Benefits of Kola Nuts. Baseline of Health Foundation
Find a Vitamin or Supplement. Kola Nut. Webmd.
Adeniyi, B. A., M. J. Groves, and P. R. J. Gangadharam. “In vitro anti‐mycobacterial activities of three species of Kola plant extracts (Sterculiaceae).” Phytotherapy Research 18.5 (2004): 414-418.

Comentários

Comentar