Benefícios do óleo de alho em cápsulas e cru

O óleo de alho é um suplemento nutricional muito popular, sendo misturado com óleo vegetal ou processado em forma de cápsulas de óleo de alho. O óleo cru é feito do alho picado, amassado e marinado em óleo vegetal por pelo menos 24 horas ou retirando o óleo natural do alho por meio de destilação a vapor. Já as cápsulas de óleo de alho não produzem o conhecido “bafo de alho”, sendo indicadas na maioria dos casos.

Benefícios do óleo de alho

O alho e seus subprodutos são famosos por seus benefícios para a saúde, vez que ajuda a regular o colesterol, reduzindo os níveis de LDL (mau colesterol) e aumentando os níveis de HDL (colesterol bom), fator importante para quem pretende emagrecer, além de beneficiar o sistema imunológico e oferecer proteção contra doenças cardíacas, reduzindo o risco de ataques cardíacos e derrames, fator de risco comum em pessoas com sobrepeso. O consumo em forma de cápsulas pode evitar problemas de indigestão, que podem ocorrer em algumas pessoas que consomem o alho fresco.

Ambas as variantes do óleo de alho possuem seus próprios benefícios medicinais. O óleo derivado do método de destilação a vapor – alho em cápsulas – contém DADS e DATs (sulfetos antioxidantes). Os sulfetos contêm algumas propriedades antibióticas, que ajudam a combater o câncer e fortalecer o sistema imunológico. Esses sulfetos são distribuídos por todo o corpo pelo sistema linfático.

O óleo de alho decorrente do método da marinação não contem muitos sulfetos antioxidantes como as cápsulas de alho, mas em contrapartida, possui grandes quantidades de propriedades antibióticas, assim como uma forte capacidade de inibir a formação de coágulos sanguíneos, devido ao composto químico conhecido como ajoene. O alho em forma líquida também proporciona benefícios para o sistema circulatório, além de ajudar o coração.

Benefícios do óleo de alho na prevenção de tumores

O óleo de alho possui a capacidade de prevenir o desenvolvimento de tumores. É especialmente eficaz contra o desenvolvimento dos cânceres de próstata e estômago. Um estudo realizado nos Estados Unidos pelo Iowa Women’s Health Study monitorou 41 mil mulheres e seu consumo de alho. As mulheres que tomaram alho apresentaram 35% de chance menor de contrair cancro do cólon.

Contraindicações e efeitos colaterais do óleo de alho

O consumo de suplementos de alho em combinação com o uso de alguns remédios diluentes de sangue, como a aspirina, pode causar efeitos colaterais adversos, vez que o alho é um afinador natural do sangue, sendo recomendado a cessação imediata do uso ao qualquer sinal aparecimento de sintoma adverso. O grande perigo da fabricação e consumo do óleo de alho caseiro é que a toxina do botulismo pode se desenvolver no alho cru quando o óleo é armazenado de forma inadequada por longos períodos de tempo.

Referências:
More Evidence For ‘Stinking Rose Garlic’s Cancer-Fighting Potential. Iowa Women’s Health Study.
Vegetable Profiles: Garlic

Comentários

5 Comentários

  1. Maria Emilia Trexa Dias

    Meu marido utiliza óleo de alho ha muitos anos, agora eu estou usando também. Qual a benefício pra quem já foi fummante?

  2. conceição

    gostei muito de saber sobre a importância do alho,aproveito e pergunto seu eu posso comer 1 dente de alho todas as noites,se não é prejudicial pois sou hipertensa.agradece.CONCEIÇÃO.

  3. silvio piva

    oleo de alho em capsulas seve como repelente ? quais as reaçoes adversas.

  4. silvio piva

    bom dia … gosto muito de pescar, mas eu gostaria de saber se capsulas de oleo de alho serve como repelente de insetos em geral.e quais são as reaçoes adversas.

  5. Gostaria de saber se óleo de alho é bom para queda de cabelo, o meu cai muito… Obrigada.

Comentar