Benefícios do óleo de melaleuca

Óleo de Melaleuca - Óleo de Árvore-de-Chá

Óleo de Melaleuca – Óleo de Árvore-de-Chá

O óleo de melaleuca, também conhecido como óleo essencial de árvore-de-chá, óleo de tea tree e tea tree oil (inglês), é obtido por meio da destilação a vapor das folhas da planta Melaleuca alternifolia. Com o óleo essencial também é produzido o shampoo de melaleuca e cremes. As melaleucas são um grupo de plantas nativas da costa nordeste da Austrália. O óleo de melaleuca possui um aroma forte e um cheiro semelhante a noz-moscada, sendo utilizado na aromaterapia para aliviar dores, estresse e tensão.

Benefícios do óleo de melaleuca

O óleo essencial da melaleuca possui inúmeros benefícios, incluindo propriedades antissépticas, antifúngicas, antibacterianas e antiviróticas. A árvore-de-chá é conhecida por ajudar no tratamento de problemas respiratórios, incluindo dores de garganta, tosse, asma, bronquite, dentre outros. Ajuda a combater vários tipos de vírus, tais como varicela, gripe, sarampo, herpes e verrugas. O óleo de melaleuca costuma ser combinado com lavanda, proporcionando forte ação antibacteriana.

Benefícios do óleo de melaleuca para a pele

O óleo de melaleuca é utilizado para uma variedade de condições da pele, sendo que primeiramente o óleo da árvore-de-chá ficou popular como sendo uma panacéia ideal para tratar problemas de pele pequenos e moderados. A melaleuca é indicada para o tratamento de doenças de pele, além de promover a saúde da pele em geral. É usada para acne, pele oleosa, erupções cutâneas, bolhas, pé de atleta, micose, queimaduras, cortes, ferimentos leves, infecções, eczema, caspa, sarna e piolhos. A planta também possui forte ação anti-inflamatória.

O uso diluído do óleo da melaleuca nos poros beneficiará condições de acne. Da mesma forma, o vapor facial aplicado aos poros ajuda a remover manchas causadas pela acne. As propriedades antibacterianas do óleo de melaleuca garantirão que a infecção não se espalhe. A planta pode ser combinada com gel de babosa para tratar fungos e micoses.

Na cosmética, o óleo essencial de melaleuca é encontrado em muitos produtos para a pele e cabelos, incluindo sabonetes, cremes, loções e shampoos. O uso regular do shampoo de melaleuca pode eliminar o problema de coceiras, couro cabeludo oleoso, seco ou escamoso, além de ser eficiente contra piolhos. O óleo da árvore-de-chá ajuda a curar tecidos irritados e regenerar a pele saudável. Misturado ao óleo de coco, também ajuda a acalmar as células da pele, melhorando a condição das queimaduras, bolhas e descamação da pele.

Contraindicações e efeitos colaterais do óleo de melaleuca

É imprescindível que o óleo essencial da melaleuca não seja tomado por via oral. Deve ser usado apenas externamente e de preferência diluído, vez que em alguns casos raros, o contato direto sobre a pele foi associado ao desenvolvimento de dermatite de contato alérgica.


 

553
COMPARTILHAMENTOS
Categorias: Ervas Aromáticas, Fitocosmética, Fitoterapia.
Revisado e atualizado em 27.08.2014.