Benefícios, indicações, efeitos colaterais e propriedades do óleo de melaleuca, também conhecido como óleo essencial de árvore-de-chá e tea tree oil.

Óleo de Melaleuca - Óleo de Árvore-de-Chá

Óleo de Melaleuca – Óleo de Árvore-de-Chá

O óleo de melaleuca, também conhecido como óleo essencial de árvore-de-chá, óleo de tea tree e tea tree oil (inglês), é obtido por meio da destilação a vapor das folhas da planta Melaleuca alternifolia. Com o óleo essencial também é produzido o shampoo de melaleuca e cremes. As melaleucas são um grupo de plantas nativas da costa nordeste da Austrália. O óleo de melaleuca possui um aroma forte e um cheiro semelhante a noz-moscada, sendo utilizado na aromaterapia para aliviar dores, estresse e tensão.

Benefícios do óleo de melaleuca

O óleo essencial da melaleuca possui inúmeros benefícios, incluindo propriedades antissépticas, antifúngicas, antibacterianas e antiviróticas. A árvore-de-chá é conhecida por ajudar no tratamento de problemas respiratórios, incluindo dores de garganta, tosse, asma, bronquite, dentre outros. Ajuda a combater vários tipos de vírus, tais como varicela, gripe, sarampo, herpes e verrugas. O óleo de melaleuca costuma ser combinado com lavanda, proporcionando forte ação antibacteriana.

Benefícios do óleo de melaleuca para a pele

O óleo de melaleuca é utilizado para uma variedade de condições da pele, sendo que primeiramente o óleo da árvore-de-chá ficou popular como sendo uma panacéia ideal para tratar problemas de pele pequenos e moderados. A melaleuca é indicada para o tratamento de doenças de pele, além de promover a saúde da pele em geral. É usada para acne, pele oleosa, erupções cutâneas, bolhas, pé de atleta, micose, queimaduras, cortes, ferimentos leves, infecções, eczema, caspa, sarna e piolhos. A planta também possui forte ação anti-inflamatória.

O uso diluído do óleo da melaleuca nos poros beneficiará condições de acne. Da mesma forma, o vapor facial aplicado aos poros ajuda a remover manchas causadas pela acne. As propriedades antibacterianas do óleo de melaleuca garantirão que a infecção não se espalhe. A planta pode ser combinada com gel de babosa para tratar fungos e micoses.

Na cosmética, o óleo essencial de melaleuca é encontrado em muitos produtos para a pele e cabelos, incluindo sabonetes, cremes, loções e shampoos. O uso regular do shampoo de melaleuca pode eliminar o problema de coceiras, couro cabeludo oleoso, seco ou escamoso, além de ser eficiente contra piolhos. O óleo da árvore-de-chá ajuda a curar tecidos irritados e regenerar a pele saudável. Misturado ao óleo de coco, também ajuda a acalmar as células da pele, melhorando a condição das queimaduras, bolhas e descamação da pele.

Contraindicações e efeitos colaterais do óleo de melaleuca

É imprescindível que o óleo essencial da melaleuca não seja tomado por via oral. Deve ser usado apenas externamente e de preferência diluído, vez que em alguns casos raros, o contato direto sobre a pele foi associado ao desenvolvimento de dermatite de contato alérgica.

Veja também!

Conteúdo Relacionado




  • Compartilhe
    1. heloisia e dos s oliveira says:

      Estou com machucadinhos no couro cabeludo,posso fazer uso do oleo de melaleuca direto nneles ou e necessario diluir?

    2. Regina says:

      Gostaria de saber como diluir o óleo melaleuca para usar no rosto como tratamento de acne. Devo diluir em água? Em qual proporção?

    3. maria tereza says:

      O meu filho está c/ molusco estou usando o óleo de melaleuca e está sendo ótimo.É encontrado em farmácias de homeopatias.

    4. Ana Amelia Guarnieri says:

      Quero saber Sá influencia do óleo de melaleuca no tratamento do molusco contagioso.obrigada

    5. Rosana Borel says:

      Bom dia
      Minha filha de 8 anos esta com molusculo contagioso e fiquei sabendo sobre esse óleo.gostaria de mais informaçoes e onde encontrar em João Pessoa.

    6. LIBANIA SILVA says:

      OLA BOM DIA … ESTOU A COMECAR A FAZER UM TRATAMENTO COM OLEO DE MELALEUCA, POIS TENHO A CARA COM MUITA GORDURA E DEPOIS FICA PONTOS NEGROS. JA ESPERIMENTEI VARIOS PRODUTOS , LOGO QUE VEIJA OS RESOLTADOS DAREI NOTICIAS………

    7. Sônia says:

      O óleo de melaleuca tem efeito benéfico na esclerodermia?

    8. Aparecida Mendes de Oliveira says:

      É verdade que o oleo de melaleuca não pode ser usado por quem tem diabetes

    9. Mara Minassa says:

      Sou portadora de Pityraides lichenoides(linfomatoide) cronica tem oito meses que nada estava detendo o sintomas ,nem paliativos ha somente uma semana comecei usar o oleo melaleuca nos locais necessarios e nao apareceram mais nenhuma mancha nem feridas , a cocheira ,queimaçao parou por completo e as que tem secando a olhos nus .
      Muito feliz eu e toda familia , a me esperança e dar vida poder voltar pintar sou artista plastica

    10. Leonardo says:

      Óleo de Melaleuca é toxico via oral. Pode ser usado na pele e unhas mas jamais ser tomado, bebido, pingado no nariz etc.
      Não usem medicações sem indicações confiáveis.

    11. Vespasiano says:

      Boa noite, comprei 1 vidro deste produto tea tree, achei interessante a indicação de quem me vendeu orientando que se faça uso via oral diluindo o produto em 1 dose de café, uma vez que fala na embalagem e aqui nas suas informações que não ae faça uso oral, Afinal pode ou não ser ingerido?

      Réplica – Qualquer uso que não esteja indicado na bula para uso não é recomendado e pode trazer efeitos-colaterais. Nunca havíamos sido relatados sobre esse tipo de uso sobre o óleo de Tea Tree ou qualquer outro tipo de óleo essencial, no qual a grande maioria pode ser extremamente perigosa caso seja usada internamente.

    12. Janaína says:

      usei um sabonete com o tea tree oil a 2% e senti forte ardor, encontrei a informação de que seu uso externo pode causar dermatite de contato nesse site.

      (parcialmente editado)

    13. Ana Veronica says:

      Tenho um filho q tem asma, bronquite já ficou internado 5 vz com pneumonia como faço para comprar.

      Réplica – Primeiramente você deve consultar o pediatra do seu filho para que ele veja se será benéfico ou não o uso complementar da medicina alternativa para com seu filho, vez que ele é o profissional que sabe exatamente o estado clínico do seu filho. Após este procedimento, você comprar o Óleo de Melaleuca por meio dos anúncios veiculados pelo Google Adsense aqui no MedicinaisPlantas.com, vez que nós não comercializamos nenhum tipo de planta medicinal ou fitoterápico. Att.

    14. ana maria says:

      Ola,estou usando o oleo em minhas unhas,o que tenho observado e que estou dormindo melhor pois o cheiro do oleo de melaleuca ñ deixa meu nariz entopir estou gostando.

    Comentar

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *