Óleo de orégano: propriedades do carvacrol e timol

O óleo de orégano é obtido através da planta Origanum vulgare, nativa do Mediterrâneo. Em Portugal, o óleo essencial é conhecido como óleo de orégão e em países de língua inglesa como oregano oil.

Benefícios do óleo de orégano

Historicamente, os médicos gregos usavam óleo de orégano no tratamento de dores de cabeça, feridas, picadas venenosas e até mesmo para desintoxicação de envenenamento causado por cicuta. Os benefícios medicinais do óleo essencial de orégano foram utilizados para tratar doenças pulmonares, bronquite, sinusite e tosses. O óleo de orégano também auxilia na cura de resfriados, gripes, febre leve, menstruação dolorosa, além de ser útil no tratamento de uma série de infecções causadas por bactérias. Durante o século XVII, foi utilizado por toda a Europa como um remédio eficaz para resfriados.

O óleo essencial de orégano é conhecido por sua capacidade de retardar a deterioração de alimentos por meio de suas propriedades antibacterianas, antifúngicas, antiparasitárias e antioxidantes. É composto de carvacrol, timol, terpenos, ácido rosmarínico, além de outras substâncias benéficas, incluindo flavonoides, magnésio, cálcio, zinco, ferro, potássio, cobre, boro, manganês, vitaminas A, C, E e niacina.

Carvacrol

O carvacrol é uma substância oleosa, incolor e espessa, sendo a principalmente substância presente no óleo essencial de orégano (Origanum vulgare). É conhecido por suas propriedades antibacterianas, especialmente no controle das bactérias Escherichia coli (responsável muitas vezes por infecções no trato gastrointestinal e urinário) e Bacillus cereus (sendo que algumas cepas podem ser prejudiciais e causadores de doenças transmitidas por alimentos, contudo, algumas estirpes são benéficas, sendo considerados probióticos).

Desta forma, o carvacrol pode ser uma opção para o tratamento complementar de doenças como a gastroenterite (infecção que atinge o sistema gastrointestinal podendo haver a ocorrências de diarreias, cólicas intestinais e possivelmente vômitos), colecistite (inflamação da vesícula biliar), toxemia (presença de bactérias no sangue), colangite (inflamação das vias biliares), infecção do trato urinário, além de vários outros tipos de infecções comuns, como meningite e pneumonia neonatal.

O carvacrol também pode valer suas propriedades antibióticas nas situações em que o estômago tenha sido infectado devido a alguma lesão grave na zona abdominal, como é o caso da peritonite ou até mesmo por conta de algum abscesso no abdômen causado por uma ferida causada por facas e outros objetos cortante ou apendicite. Neste tipo de situação, a E. coli encontra mais facilidade para entrar no estômago e causar uma infecção de natureza mais grave.

Timol

O timol é amplamente utilizado como um antibacteriano, antimicrobiano e antifúngico. Possui propriedades antissépticas, sendo um desinfetante mais eficaz que o ácido carbólico. É relacionado ao carvacrol, possuindo a mesma fórmula molecular, porém os átomos estão dispostos de forma diferente. Alguns remédios para acne, hemorroidas e fungos possuem timol em sua composição. O timol inibe a capacidade de algumas bactérias se aderirem a células humanas, dispondo de um mecanismo antimicrobiano que rompe a parede celular bacteriana e faz com que citoplasma vaze.

Terpenos

Os terpenos possuem propriedades antibacterianas e o ácido rosmarínico possui atividades antioxidante, anti-inflamatória e antimicrobiana.

Ácido rosmarínico

A atividade antioxidante do ácido rosmarínico combate os radicais livres, reduzindo o risco de aparecimento de aterosclerose e câncer. Atualmente suas propriedades medicinais estão sendo estudadas para combater os efeitos sobre o Mal de Alzheimer. O óleo de orégano também possui flavonoides com propriedades antioxidantes, auxiliares na redução do colesterol ruim e possuidores de atividade anticancerígena, sendo apontados como inibidores de crescimento de células cancerosas.

Contraindicações e efeitos colaterais do óleo de orégano

O óleo de orégano pode causar reações alérgicas em algumas pessoas. O uso é contraindicado durante a gravidez.

Referências:
Lambert, R. J. W., et al. “A study of the minimum inhibitory concentration and mode of action of oregano essential oil, thymol and carvacrol.” Journal of applied microbiology 91.3 (2001): 453-462.
Aligiannis, N., et al. “Composition and antimicrobial activity of the essential oils of two Origanum species.” Journal of agricultural and food chemistry 49.9 (2001): 4168-4170.
Hernandez, F., et al. “Influence of two plant extracts on broilers performance, digestibility, and digestive organ size.” Poultry science 83.2 (2004): 169-174.

Comentários

3 Comentários

  1. eliana miranda

    gostari de saber onde vou encontrar p comprar este oleo de oregano.estou precisando.

Comentar