Benefícios do óleo essencial de hortelã-pimenta

O óleo essencial de hortelã-pimenta (Mentha piperita) é extraído de toda a planta acima do solo, pouco antes da floração, por meio de destilação a vapor a partir da planta fresca ou parcialmente seca.

Benefícios do óleo essencial de hortelã-pimenta

O óleo essencial de hortelã-pimenta pode refrescar a respiração de forma rápida e natural. É comumente adicionado a óleos de massagem e compressas para congestões de tórax, dores e febres provenientes de gripes, vez que é um antiparasitário e antivirótico forte. Possui também propriedades analgésicas, anestésicas, antissépticas, anti-inflamatórias, antiespasmódicas, adstringentes, carminativas, colagogas, descongestionantes, emenagogas, expectorantes, febrífugas, hepáticas, calmantes, sudoríficas, vasoconstritoras e vermífugas.

Algumas marcas de pastas de dentes e líquidos para a limpeza bucal o usam para proporcionar um sabor agradável. Utilizado em banhos para ajudar refrescar a pele e tratar mordidas de animais, pele sarnenta, catapora e sarampo. Usado em compressas frescas para tratar inflamações comuns, neuralgia e reumatismo. É inalado para aliviar congestões e náuseas. Para combater o mau hálito, uma gota do óleo essencial puro do hortelã-pimenta é colocado diretamente na língua. No caso de gengivas inflamadas, aftas ou úlceras na boca, são colocadas poucas gotas do óleo de hortelã em um copo de água quente fervida. Em caso de dores de dente e dores de cabeça, um copo de água com um pouco de hortelã fresco cozido e uma pitada de sal pode ajudar.

Composição

O óleo essencial de hortelã-pimenta é composto de mentol, mentona, 1,8-cineol, acetato de metilo, mentofurano, isomenthona, limoneno, b-pineno, a-pineno, germacreno-d, hidrato de trans-sabineno e pulegona.

Contraindicações e efeitos colaterais do óleo essencial de hortelã-pimenta

A inalação de óleo de hortelã pode ajudar a aliviar a congestão nasal grave, mas não deve ser usado com muita frequência, vez que pode irritar a mucosa. Crianças pequenas não devem usar o óleo de menta, tampouco mulheres gravidas e lactantes, vez que o óleo pode diminuir o fluxo de leite. O óleo de hortelã-pimenta não é tóxico e não causa irritações em diluições baixas, mas pessoas sensíveis podem apresentar efeitos adversos devido ao teor de mentol.

Comentários

1 Comentário

  1. Gilberto Moreira

    parabenizo este site pelo esclarecimento das variadas funções medicinais do óleo de hortelã, pois revendo esse produto – e desconhecia suas propriedades vitais para saúde, e graças a esse site pude sanar minhas dúvidas! felicidade.

Comentar