Propriedades do ômega 3 no combate à asma

Caracterizada por habituais episódios de falta de ar, tosse, chiados e aperto no peito, a asma é uma doença pulmonar inflamatória crônica agravada principalmente por fatores alérgicos, infecções respiratórias, variações climáticas e consumo excessivo de cigarros. Seus sintomas são mais recorrentes no período da noite e nas primeiras horas da manhã, e a sua gravidade é classificada como leve, moderada e grave.

Propriedades do ômega 3 no combate à asma

Recentemente, pesquisas revelaram que o consumo de ômega 3 é capaz de trazer benefícios para portadores de asma, decorrente do seu poder imunomodulador. As pesquisas foram realizadas com 29 crianças portadoras de asma, onde todas as que consumiram o ômega 3 por um período de 10 meses apresentaram sintomas mais suaves em comparação com as crianças que ingeriram o placebo. Além disso, as pesquisas também revelaram que os adolescentes são vulneráveis a adquirir problemas respiratórios devido à deficiência nutricional que estão sujeitos.

O consumo excessivo de gorduras, carboidratos e açúcares afeta o desempenho não só do aparelho respiratório, mas também o funcionamento adequado de todo o organismo. Nestes casos, o ideal é associar o ômega 3 ao consumo de vitaminas C e E, tanto de fonte naturais quanto de suplementos.

Onde encontrar ômega-3?

O ômega 3 pode ser encontrado em peixes oleosos, principalmente no salmão, atum, sardinha e arenque. Castanhas, nozes, óleo de canola e sementes de linhaça também são uma ótima fonte de ômega 3. Quanto aos peixes, o ideal é que sejam preparados assados, cozidos ou grelhados, pois a fritura deteriora parte do ômega 3 disponível na carne. Outra forma de consumir o ômega 3 é a partir de suplementos, onde as dosagens são concentradas em cápsulas.

Referências
Omega-3 fatty acids. University of Maryland Medical Center.
Comer bem para respirar melhor: a gravidade da asma está ligada à dieta deficiente. Scientific American Brasil.
Omega-3 Fatty Acids and Airway Hyperresponsiveness in Asthma. Timothy D. Mickleborough, Alina A. Ionescu, and Kenneth W. Rundell. The Journal of Alternative and Complementary Medicine. December 2004, Vol. 10, No. 6: 1067-1075
Ômega 3 – Conheça os benefícios deste nutrientes. Camila Sá. Ano XI – Número 122 – Janeiro – 2011. Senado.gov.br.
Perguntas frequentes. Associação Brasileira de Asmáticos.

Comentários

Comentar