Pau-tenente: benefícios e propriedades medicinais

O pau-tenente (Quassia amara) é uma planta medicinal também conhecida como pau-amarelo, pau-de-surinã, quássia-de-caiena, pau-quássia, quássia-amarga, quássia-da-jamaica, pau-tenente, quássia-do-Suriname, pau-amargo, quássia amara (português); hombre grande (espanhol); bitter-ash e bitter-wood (inglês). Pertence à família Simaroubaceae.

Benefícios do pau-tenente

A sua aplicação na medicina caribenha é tão grande quanto no Brasil, onde ela tem sido utilizada para diversos fins na medicina de conhecimento popular. O pau-tenente auxilia no tratamento de problemas gastrointestinais, sendo um excelente remédio natural para combater as úlceras gástricas. Da mesma forma, estimula o funcionamento do fígado, responsável por eliminar a gordura do corpo, auxiliando no processo de perda de peso. O pau-tenente também é utilizado para o tratamento da anemia, filtrar o sangue e melhorar o sistema cardiovascular.

O chá de pau-tenente é comprovadamente eficaz para ajudar o organismo a eliminar as toxinas, que são as impurezas ingeridas diariamente com os alimentos. Elas são dispensadas de seu corpo através da urina. Além disso, o chá de Quassia amara aumenta potencialmente as secreções estomacais, facilitando a digestão e melhorando o funcionamento intestinal, diminuindo assim, a constipação. Também possui uma forte atuação para combater cólicas uterinas e intestinais, além de curar infecções e atuar na melhora do funcionamento do fígado. As folhas do pau-tenente atuam no controle do colesterol ao eliminarem a gordura contida na corrente sanguínea. Tal fator adstringente ajuda a manter a saúde cardiovascular plena.

Como preparar o chá de pau-tenente?

A forma mais comum de consumo é através do chá à base de infusão das folhas em seu estado natural. Para o preparo, é necessário 2 (duas) colheres de sopa de folhas ou pó de pau-tenente e 1 litro de água filtrada. Deve-se levar a água e as folhas ao fogo. Quando começar a ferver, desligue e deixe reservado por cerca de 10 minutos. A indicação é que sejam consumidos 2 ou 3 xícaras do preparo por dia.

Contraindicações e efeitos colaterais do pau-tenente

O ideal é que antes de fazer uso do chá você consulte um profissional da saúde. Pessoas com problemas estomacais devem evitar o consumo, assim como gestantes e lactantes, vez que a planta contém elementos que podem prejudicar a formação do feto. O uso excessivo da planta poderá causar náuseas e vômitos e, por isso, é essencial seguir a dosagem correta na hora do preparo e no consumo do chá por dia.

História e curiosidades

O pau-tenente é uma planta comumente encontrada nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul no Brasil e aparece em regiões tropicais, exercendo papel fundamental para o solo.

Referências:
García-Barrantes, Pedro Manuel, and Beatriz Badilla. “Anti-ulcerogenic properties of Quassia amara L.(Simaroubaceae) standardized extracts in rodent models.” Journal of ethnopharmacology 134.3 (2011): 904-910.
Chá de pau-tenente: emagrecimento e digestão estão entre seus benefícios. Chás Brasil.
Imagem: Forestowlet. Q amara seen in Thattekad Kerala India.

Comentários

Comentar