Portulaca Purslane – Portulaca oleracea

Portulaca - Portulaca oleraceaA Portulaca (Portulaca oleracea) é uma planta medicinal também conhecida como Portulaca-Selvagem, Purslane, Pussley, Caaponga, Verdolaga e Beldroega. Pertence a família Portulaceae.

Usos Tradicionais: catarata, colesterol alto, diarreia, disenteria, dor de garganta, febre, fraqueza cardíaca, gengivite, hemorroidas, hipertensão, infecções urinárias, queimaduras, tosse, úlceras, vermes.

Propriedades Medicinais: antibacteriano, diurético, hipotenso, mucilaginosas, nutritivo, refrigerante.

O conteúdo de ácido gorduroso essencial presente na Portulaca ajuda a abaixar os níveis de colesterol no sangue, reduzir a pressão sanguínea e aumentar a imunidade. O cataplasma é usado na medicina alternativa para picadas de abelha, febre, queimaduras e hemorroidas. O suco da Portulaca é usado como um colírio para cataratas.

É constituída quimicamente de ácido graxo ômega-3, dopamina, noradrenalina, esteróis, ácido málico, ácido oxálico, ácido glutâmico, ácido asparagico, betacaroteno, vitamina C, ferro, potássio, glicose, frutose e sacarose.

Não deve ser utilizada durante a gravidez e por pessoas que sofrem de digestão fraca.

O Uso da Portulaca Purslane na Culinária

Na culinária, a portulaca é usada em saladas, conservas e sopas. Pode ser usada como substituto do quiabo em receitas. É usada na arte culinária crioula e na salada meio-oriental, o fattoush. É uma comida refrescante para o verão.

História e Curiosidades

Acredita-se que o nome de gênero, portulaca, é de origem do latim “porto” e “laca”, que significa “portadora de leite”, em referência à sua seiva láctea. A planta foi introduzida na Europa por árabes da Pérsia e na Índia no século XV como uma erva para salada. Dizem que era um dos alimentos preferidos de Mahatma Gandhi. A portulaca é um legume de chão comestível, cultivado em muitos países, no entanto, muitos a consideram erroneamente como uma erva daninha.

Comentários

Comentar