Poejo: benefícios e propriedades medicinais

O poejo (Mentha pulegium) é uma planta medicinal membro da família da hortelã e também conhecida como erva-de-São-Lourenço, menta-selvagem, pennyroyal (inglês), dentre outros nomes populares. Inclui as espécies Mentha pulegium (variedade europeia, que possui maiores propriedades medicinais) e Hedeoma pulegioides (variedade americana). Pertence a família Lamiaceae.

Benefícios do poejo

O poejo, quando usado como tônico, estimula a secreção digestiva. O chá de poejo pode ajudar a promover menstruações atrasadas devido a resfriados, além de ajudar a melhorar os sintomas de gripes e resfriados e reduzir a febre devido sua ação diaforética. O óleo essencial é obtido através da destilação a vapor da erva fresca ou seca. Na medicina popular, é usado em forma de lavagem para tratar catapora, urticárias, coceiras na pele, sarampo, caxumbas, sumagre-venenoso, psoríase, sarna e herpes. É embebido para tratar gota.

Usado como erva de banho para tratar reumatismo. Guirlandas da erva já foram usadas para tratar vertigens e dores de cabeça. O óleo essencial do poejo (ou até mesmo a queima da erva) age como repelente, sendo que, ambas as variedades (europeia e americana) são eficazes para repelir pulgas e outros insetos, contudo, não é indicado adicionar o óleo essencial em loções para a pele ou diretamente no pelo do animal de estimação. Ao invés disso, o recomendado é polvilhar o óleo sobre almofadas, tapetes e camas para animais.

Uso na culinária

Possui um aroma semelhante à hortelã-pimenta, sendo bastante utilizado na culinária em preparo de carnes, peixes e assados, saladas e outras opções.

Contraindicações e efeitos colaterais do poejo

O poejo não deve ser utilizado durante a gravidez, vez que pode agir um abortivo. Dosagens imprecisas ou automedicação podem causar hemorragias durante a gestação. Também não deve ser usado no caso de doenças renais e hemorragias menstruais pesadas. Pode causar reações alérgicas em peles muito sensíveis.

Doses grandes podem causar vertigens e letargia. O óleo essencial do poejo pode causar dermatite de contato e possui toxicidade, não devendo ser utilizado sem supervisão de um profissional da saúde competente.

História e curiosidades

O poejo é uma erva perene que cresce até 20 centímetros de altura. Possui hastes redondas e lisas, pequenas flores roxas pálidas, folhas ovais, raízes fibrosas rastejantes, sendo considerava uma erva muito aromática. Acreditava-se que o poejo na antiguidade era usado pelos gregos para purificar águas poluídas.

A espécie Mentha pulegium faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

Phytotherapy Research; Comparative repellency of 38 essential oils against mosquito bites; Trongtokit Y, et al; April 2005
University of Wisconsin: Repellents for Application to Skin.

Comentários

Comentar