Barbatimão - cicatrizante natural

Barbatimão – cicatrizante natural

O barbatimão (Stryphnodendron adstringens) é amplamente conhecido na medicina popular pelo seu comprovado poder cicatrizante natural de tecidos em geral, incluindo mucosas. A propriedade cicatrizante presente em grande quantidade no barbatimão se deve à alta concentração de taninos em suas cascas, que possuem efeito adstringente sobre lesões, cujo mecanismo exato ainda não está completamente elucidado.

O barbatimão pode ter uso tópico, sendo aplicado diretamente nas áreas afetadas em forma de pó das cascas ou chás a partir das cascas deste, ou também podendo ser utilizado em forma de banhos medicinais, banhos de assento ou liquidos para lavagem. Além das preparações mais simples e popularmente utilizadas a partir das casas da planta, é possível encontrar formas farmacêuticas mais elaboradas como pomadas à base de extrato seco de barbatimão, normalmente aplicada de 2 a 3 vezes ao dia.

Em estudos concluídos na Universidade Estadual de Maringá, no Paraná, o extrato de barbatimão aplicado sobre feridas de ratos em comparação ao Nebacetim (líder de vendas em cicatrizantes), mostrou, ao final de 21 dias, maior diminuição do diâmetro da ferida, maior velocidade de formação de novo tecido e novos capilares sangüíneos, além de maior aumento de células de defesa.

Principais efeitos da pomada de barbatimão como cicatrizante natural:

  • Os taninos presente no barbatimão, devido à sua atividade adstringente, favorecem a eliminação de água de dentro das células, provocando uma contração das fibras e aumento na velocidade de oclusão do ferimento.
  • Os taninos também formam uma camada protetora sobre a mucosa ou tecido lesado, através de complexação dos taninos com íons metálicos, proteínas ou polissacarídeos.
  • No barbatimão também estão presentes inibidores de proteases, que evitam que haja quebra das ligações peptídicas das proteínas, auxiliando no processo de cicatrização, visto que durante a cicatrização é necessária a formação de redes protéicas a fim de reestabelecer o tecido.
  • Ocorre uma diminuição da inflamação da lesão, reduzindo o edema da área da pele afetada. O barbatimão também tem atividade antisséptica e antimicrobiana, o que evita a contaminação dos ferimentos e possível retardo da recuperação do tecido.

Contraindicações e efeitos colaterais da pomada de barbatimão

A pomada de barbatimão, assim como outras pomadas com propriedades medicinais semelhantes, é contraindicada em casos de escaras em estágio avançado, como necrose de tecido com comprometimento de ossos ou tendões e de pacientes com crises de hipotensão.

Vieira et al. (1998); Cicatrização cutânea em feridas de ratos após a aplicação tópica de pomadas de barbatimão e nebacetin.



    1. Geiza pereira barbosa says:

      Gostaria de comprar o produto barbatimão e queria saber o telefone por favor

    Comentar

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    RESUMO:

    Benefícios. efeitos e propriedades dos taninos presente nas cascas de planta e pomada de barbatimão, que possuem efeito adstringente sobre lesões.