Prímula: benefícios e propriedades medicinais

A prímula (Oenothera biennis) é uma planta medicinal também conhecida como prímula-da-noite, estrela-da-noite, salgueiro-noturno, panaceia-de-rei, erva-dos-burros e evening primrose (inglês). Inclui a espécie Oenothera hookeri. Pertence a família Onagraceae.

Benefícios da prímula

A prímula é mais efetiva por meio da ingestão de cápsulas que contém o óleo das sementes. O óleo de prímula de contém ácido gama-linolênico (GLA), um ácido graxo ômega-6 cujo organismo utiliza para fabricar uma prostaglandina vital para aliviar inflamações e fortalecer o sistema imune. Além do ácido gama-linolênico (GLA), é composta de ácidos graxos essenciais (oleico, palmítico, esteárico), cálcio e vitamina B. Combinado com outros óleos, o óleo de prímula pode ser uma excelente base para tratar doenças de pele.

Ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da epiderme, retardando o aparecimento de rugas e pés de galinha. O óleo da semente pode ajudar significativamente a diminuir a dor da artrite e reduzir a inflamação, especialmente nos casos de artrite reumatoide, devido ao seu teor de ABL. Pesquisas também mostram que os níveis de GLA presente no óleo são úteis no combate a artrite, eczema e tensão pré-menstrual (TPM), dentre outras condições.

Na medicina popular, a infusão da raiz é geralmente utilizada como um bom remédio contra dores de cabeça nervosas. Uma colher de chá de raiz seca serve como um emético. As raízes eram esfregadas nos músculos de nativos americanos para que ajudasse a melhorar a forma. Já foi usada como um cataplasma para feridas. As folhas jovens, flores, sementes maduras e raízes são comestíveis. As raízes às vezes apresentam gosto azedado. A planta inteira age como um sedativo.

Contraindicações e efeitos colaterais da prímula

Não deve ser utilizada durante a gravidez. É contraindicada para pessoas que sofrem de epilepsia, distúrbios hemorrágicos e esquizofrenia.

Curiosidades

Um dos nomes populares desta planta é prímula-da-noite, vez que suas abrem à noite e assim podem ser polinizadas por insetos notívagos, como é o caso da traça-de-esfinge. O nome de gênero Oenothera é derivado de oines, que significa “vinho”, e thera, que significa “caça”, vez que a planta foi por muito tempo usada na medicina natural para curar ressacas.

Comentários

27 Comentários

  1. gostaria de saber se posso tomar minha cerveja e se o oleo de primula esmagrese

  2. primeiramente deus,obrigada,e ao dr fábio gineco que me receitou esse oleo de prímula para uma inframacão mamariamuito interessante,esse oleo vai me ajudar muito.

  3. kadrise

    Minha TPM sempre foi muito forte. Dpois que comecei a tomar a capsula de oleo de primula me senti bem melhor. Indico a mulher que sofrem dessa maldita TPM… Gratoo

  4. Olás!!! Tomei óleo de prímula vinte dias atrás e fiquei muito satisfeita com os resultados em relação aos sintomas da TPM. No entanto, percebi que minha pele ficou amarelada. Isso é normal???? rs

  5. Guilherme

    Olá! Tenho dermatite atópica e procuro tratamentos alternativos…será que esse óleo pode ajudar?
    Grato.

  6. Debora Luiza

    Tomo o oleo de primula e tenho me sentido muito bem.Acabaram as dores de cabeça,as toturas,todo mau estar,tpm,tudo mesmo!Não fico + sem ele. USO E RECOMENDO!!!

  7. Cristiana

    Irei começar á tomar o oléo de primula com 60 cápisula 2 vezes ao dia,gostaria de saber se poderia tomar uma cervejinha?

  8. rosana maria ferreira

    tenho usado o oleo de primola a pedido do meu medico ortomolecular e notei uma melhora no meu dia a dia, ja que sofria com dores por conta de uma artrite que me causava grande mal estar,, sem dizer que minha disposição melhorou consideravelmente

  9. marilene

    Uso o óleo em cápisulas para álivio da TPM e desde então sou outra mulher. Até meu marido aprovou os resultados, pois era quem mais sofria coitado.

  10. catiana simonine

    derrepente a pele do meu rosto deu tantas espinhas e mt doidas, mas depois q comecei a fazer de oleo de primula, minha pele é outra mudou totalmente , pele limpa e idratada!

  11. Lílian

    gostaria de saber se o óleo de prímula pode atrapalhar ou interromper o efeito do anticoncepcional. Obrigada!

  12. maria luiza da silva

    eu faço o uso do oleo de prímula para reprodução hormonal está correto este tratamento, porém tenho me sentido muito bem apos o uso.

  13. estou tomando oleo de primula, minhas dores aumentaram, no peito, ossos estômago, cabeça, que faço. no frasco diz, o ministerio da saude adverte, não existem evidências cientificas comprovadas que este alimento PREVINA,TRATE OU CURE DOENÇAS, então penso para que tomar se não serve para nada, aguardo resposta, estou pensando em devolve-lo

    Réplica – Neia, como nos sempre dissemos aqui, nosso objetivo é informar os benefícios, efeitos e contra-indicações das plantas medicinais baseados em estudos clínicos e usos tradicionais, sempre transmitirmos o máximo de imparcialidade e transparência possível nas informações, independentemente sejam elas promissoras ou não tão animadoras. Mas vale ressaltar que assim como no caso também de outros remédios farmacêuticos, seu organismo pode não reagir tão bem a alguma substância ou até mesmo pode existir alguma interação medicamentosa. Sempre recomendamos que ao iniciar o uso de qualquer planta medicinal, seja na forma in natura ou em chás, consulte um médico e entre em contato com o fabricante do produto, para receber maiores esclarecimentos sobre a composição do mesmo. No caso de aparecimento de efeitos-colaterais, como é o seu caso, o uso deve ser cessado imediatamente e o médico deverá ser consultado. Att.

  14. michele

    Gostaria de saber qual seria o benefício do uso do óleo de prímula para um atleta de natação, e qual seria a dosagem para tal atividade.

  15. Baltazar Caixeta dos Reis

    Meu bem
    Veja so os beneficios do oleo de primola
    Bjim
    Wilma

  16. Aduiza Conceiçao

    Gostaria de saber qual o melhor óleo de prímula para consumo que existe no mercado.
    Existem varios, qual seria o mais indicado?

  17. Tenho ovarios polimicrossisticos e gostaria de saber se o oleo de primola pode me ajudar a limpar-los.

  18. Gostaria de obter informaçoes de como tratar efeitos dos fogachos da menopausa

    Grata

  19. ROBERTA GONÇALVES.

    Gostaria de saber sobre o óleo de prímula. Estou tendo fortes síntomas na tpm. Como posso minimizar fazendo um tratamento com o benefício do óleo de prímula. Obrigada.

  20. Zilma Burégio de Lima

    Gostaria de resaltar os efeitos da prímula. Realmente esta planta, ou seja, o óleo, causa um efeito muito benéfico na TPM.Tive uma redução de 90% dos sintomas e estou muito satisfeita. Acho que todas as mulheres que tem sintomas da TPM deveriam fazer uso ( depois de consultar um profissional competente).

  21. Marilda

    Gostaria de saber alguma planta e tratamento caseiro para hidratar o cabelo profundamente pois o meu esta muito ressecado, ainda pinto e uso muito o secador.

    Réplica – Sugerimos que acompanhe a seção Beleza do Cabelo, já tem alguns textos relacionados e em breve novas dicas para cabelo serão publicadas. Att.

Comentar