Quitosana para emagrecer

Quitosana para emagrecer

A quitosana é uma fibra proveniente da quitina. Derivada do exoesqueleto de crustáceos, tais como caranguejos e lagostas, é indigerível e não é absorvida pelo organismo, desta forma a opção de escolher a fibra de quitosana para emagrecer é cada vez mais comum em dietas, vez que é facilmente encontrada em cápsulas manipuladas, mas também é comercializada em forma líquida.

Benefícios da quitosana para emagrecer

A quitosana está sendo cada vez mais reconhecida pela sua eficácia na perda de peso e redução dos níveis de colesterol. O poder da quitosana para emagrecer deve à forma como atua dentro do organismo, vez que por se tratar de uma fibra cujo organismo não é capaz de digerir, se movimenta através do sistema gastrointestinal sem ser absorvida pelo organismo. Neste processo, as fibras da quitosana se ligam às moléculas de gordura presentes no intestino, fazendo com que estas não sejam absorvidas pelo corpo e sejam eliminadas através das fezes, tornando assim, uma espécie de obstáculo contra o ganho de peso.

Diversos estudos internacionais apontam a eficácia da fibra em dietas para emagrecimento. De acordo com uma publicação de 2008 do Cochrane Database of Systematic Reviews, foram realizados 15 estudos que incluíram 1.219 participantes. Através destes, foi detectado que os participantes que consumiram cápsulas de quitosana obtiveram significativa perda de peso, redução do colesterol ruim e diminuição da pressão arterial em comparação com os participantes que consumiram placebo.

A Universidade de Columbia também reconhece o potencial desta fibra. De acordo com estudos da instituição, a fibra de quitosana ser potencialmente mais eficaz em relação aos demais tipos de fibra para a perda de peso, devido à forma peculiar na qual atua no corpo. De acordo com a instituição norte-americana Sloan-Kettering Cancer Center Memorial, comprovou-se que além dos benefícios referentes a perda de peso, a quitosana também age de forma eficaz na redução do colesterol ruim (LDL).

Como consumir a quitosana

Devido aos seus benefícios, a quitosana é comercializada como um suplemento dietético para a perca de peso e redução do colesterol, e pode ser encontrada facilmente em forma de cápsulas.

Contraindicações e efeitos colaterais da quitosana

De acordo com a Food and Drug Administration (FDA), órgão norte-americano responsável pelo controle de alimentos e medicamentos, a quitosana é um suplemento seguro para ser consumido. Contudo, dependendo do organismo, é possível que ocorram alguns efeitos colaterais. Por se tratar de uma fibra derivada de crustáceos, não é recomendado o consumo por indivíduos que possuam alergia a mariscos, sob risco de reações alérgicas. Tais reações envolvem dificuldade de respiração, inchaço labial, urticária e erupções cutâneas. Caso o consumo esteja sendo realizado, recomenda-se que, ao verificar estes sintomas, o uso seja suspenso.

Complicações gastrointestinais associadas ao consumo da quitosana são as mais recorrentes e podem incluir náuseas, vômitos, cólicas abdominais e constipação. Podem ocorrer, também, dores de cabeça e inchaço. Nestes casos, recomenda-se diminuir a quantidade de consumo e, em casos mais extremos, interromper o uso.

Quantidades excessivas também podem ocasionar a deficiência de vitaminas solúveis em gordura, como as vitaminas A, D, E e K, que são armazenadas no fígado e tecidos gordurosos. Estas são essenciais para o organismo e em casos de excesso podem ser eliminadas junto com as fibras da quitosana.

Curiosidades

A quitina foi descoberta em meados dos anos 1800. No decorrer do século XX, estudos mais modernos e profundos passaram a ser realizados a fim de determinar os reais benefícios da quitina para o organismo. Foi apenas ao final do século XX em que a quitosana passou a ser amplamente divulgada como fibra auxiliar para emagrecer.

Referências:
Jull, Andrew B., et al. “Chitosan for overweight or obesity.” Cochrane Database Syst Rev 3 (2008).
What is Chitosan used for? By Shelley Moore. Livestrong.com
Chitosan Supplement Side Effects. By Cynthia Bateman. Livestrong.com
Chitosan. Memorial Sloan Kettering Cancer Center.
Does Chitosan Really Work? By Helen Nnama.
Food and Drug Administration. Center for Food Safety and Applied Nutrition. Office of Nutritional Products, Labeling, and Dietary Supplements Statements being made in the labeling of Chitosan 500 mg + Chromium 100 mcg Caps.



  • Comentar

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    RESUMO:

    Afibra de quitosana para emagrecer é cada vez mais comum em dietas para perda de peso, vez que é facilmente encontrada em cápsulas manipuladas.

    Revisado e atualizado em 15.10.2016.