Raiz de maca-peruana

Raiz de maca-peruana

A maca-peruana, também conhecida como maca, ginseng-peruano ou maca-andina, é uma raiz tradicional dos Andes peruanos. Cientificamente conhecida como Lepidium meyenii, a maca pertence à família Brassicaceae, composta por plantas como a couve-flor e os nabos.

Origem da maca-peruana

. The Force 220V (Tribulus terrestris + Cafeína)
Há registros de que o cultivo da maca ocorre na Cordilheira dos Andes há mais de dois mil anos. Os nativos andinos a cultivam a uma altitude de cerca de 4 mil metros e ainda a utilizam com frequência devido ao alto valor nutritivo e aos benefícios medicinais fornecidos pela raiz. As flores da maca se remetem às flores da planta da mostarda. Devido à grande semelhança, é muito comum que ambas as plantas sejam confundidas quando vistas pela primeira vez.

Benefícios gerais da raiz de maca-peruana

Nos últimos anos, a maca peruana se tornou muito popular em todo o mundo. Seus benefícios foram estudados por instituições de renome, como é o caso da Universidade de Michigan, que revelaram a autenticidade das propriedades medicinais da raiz.

Atualmente, a maca peruana é facilmente encontrada como suplemento em pó e em cápsulas. É amplamente utilizada para promover o desejo sexual, a espermatogênese e a saúde da próstata e a memória, e também como auxiliar no tratamento da depressão, ansiedade, na redução dos níveis de glicose e como um eficaz energético.

Além disso, a popularidade da maca advém do seu poder afrodisíaco. A raiz é considerada um excelente estimulante sexual para homens e mulheres, combatendo diretamente a impotência, a perca de libido e problemas de fertilidade.

Vitaminas e nutrientes da raiz de maca-peruana

A raiz da maca-peruana é rica em ferro, potássio, proteína, fibras, cálcio, magnésio, iodo, manganês, zinco, açúcares naturais e ácidos graxos.

O ferro e o iodo são nutrientes essenciais para a produção de enzimas e hormônios. Além disso, o ferro também atua no transporte de oxigênio para as células e o iodo exerce papel fundamental para a saúde da tireoide e para o correto funcionamento do metabolismo.

O manganês possui é uma propriedade importante para a formação de tecidos conjuntivos, hormônios sexuais, ossos e também atua na coagulação sanguínea e como antioxidante. Além disso, colabora com o metabolismo e promove maior absorção de cálcio pelo organismo. O zinco é responsável pela regulação de cerca de cem enzimas e também é importante para a síntese de proteínas, de DNA e para a divisão celular.

Os principais minerais oferecidos pela maca peruana são o cálcio e o potássio. O cálcio é fundamental para as funções vasculares e musculares do organismo, além de atuar no sistema nervoso, na saúde das células e na secreção de hormônios. Complementar às funções do cálcio, o potássio também exerce papel importante na saúde celular, na saúde dos tecidos e dos órgãos. Também colabora no funcionamento do aparelho digestivo.

Com relação às vitaminas, a maca peruana é composta de elevados níveis de vitaminas B e C. As vitaminas do complexo B incluem a vitamina B2 (riboflavina), B3 (niacina) e B6, e são primordiais para extrair energia dos alimentos ingeridos e na formação de glóbulos vermelhos. Diferentemente das vitaminas B, a vitamina C atua como um potente antioxidante e combate danos celulares ocasionados pelos radicais livres.

Referências:
Shin, Byung-Cheul, et al. “Maca (L. meyenii) for improving sexual function: a systematic review.” BMC complementary and alternative medicine 10.1 (2010): 1.
Gonzales, Gustavo F., et al. “Maca (Lepidium meyenii Walp), a review of its biological properties.” Revista Peruana de Medicina Experimental y Salud Pública 31.1 (2014): 100-110.
Maca Benefits and Information. Herbs Wisdow.
Maca Root Benefits. Livestrong.



  • Comentar

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    RESUMO:

    A maca-peruana (maca-andina e ginseng-peruano), é uma planta medicinal tradicional dos Andes. Conheça as vitaminas e minerais da raiz de maca-peruana.

    Revisado e atualizado em 19.11.2016.