Alimentos e remédios naturais para curar anemia

A anemia é causada pela falta de nutrientes básicos no corpo, onde o número de glóbulos vermelhos diminui consideravelmente na corrente sanguínea, contudo, a maioria dos pacientes podem conseguir uma melhora na condição consumindo alimentos ricos em nutrientes e fazendo uso de remédios naturais e suplementos de ferro, vitamina B12, ácido fólico e outras vitaminas e minerais.

Causas da anemia

Também conhecidos como hemácias, os glóbulos vermelhos são de extrema importância para o corpo, uma vez que são responsáveis por todo o transporte de oxigênio através do sangue. Dentro dos glóbulos vermelhos temos uma proteína chamada hemoglobina, onde é a grande responsável por fazer todo o transporte de oxigênio, dos pulmões para todos os outros tecidos do corpo. A anemia pode se provocada pela ausência de uma série de nutrientes, sendo que os mais comuns são o ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas.

Vale ressaltar que a anemia pela ausência de ferro é a mais comum e a porcentagem da doença referente a falta do minério chega a 90%. O ferro é um nutriente essencial para o bom funcionamento do corpo e é peça chave para a fabricação dos glóbulos vermelho. Com a queda da quantidade de ferro no organismo, a produção das hemácias cai, o que caracteriza a anemia em si. A anemia pode recair sobre qualquer pessoa, contudo, gestantes e lactantes são mais propensas a este tipo de condição e, em tais casos, o cuidado deve ser redobrado afim de manter a saúde da mãe e do bebê.

Tipos de anemia

Além da anemia causada pela deficiência de vitamina B12, folato e ferro, ainda podem ocorrer por doença crônica, anemia hemolítica, anemia aplástica idiopática (condição resultante de lesões da célula tronco que reduz a quantidade de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas), megaloblástica, anemia perniciosa, anemia falciforme e talassemia (anormalidade hereditária da produção de hemoglobina que resulta na formação de hemácias pequenas, como as que são vistas na carência de ferro).

Sintomas da anemia

Os principais sinais da anemia podem ser facilmente detectados e incluem cansaço, fraqueza, tontura, dificuldade de concentração, sonolência e dores de cabeça. Tais características aparecem pelo simples motivo da falta de oxigênio, vez que é um dos principais combustíveis para o bom funcionamento de todos os tecidos. Os problemas causados pela anemia podem ser muito mais extensos e se tornaram mais sérios, no qual a pessoa pode sentir faltar de ar, aceleramento do coração, dores no peito, hipotensão, câimbras e palidez, essa que é típica e uma das características principais para a descoberta da doença.

Alimentos para combater anemia

A condição de pacientes anêmicos pode ser melhorada consideravelmente e até mesmo curada com o correto suprimento dos nutrientes necessários e que estão em déficit no organismo. Alguns alimento e frutas de fácil acesso podem contribuir para tal cura.

Açaí

Açaí - Euterpe oleracea
Açaí – Euterpe oleracea

O açaí, além de ser uma fruta tipicamente brasileira, é uma das mais indicadas para a prevenção e cura da anemia. O açaí é rico em nutrientes que fazem com que quadro do anêmico melhore consideravelmente, além de suprir outros pontos básicos para o bom funcionamento do organismo.

Laranja

Laranja
Laranja

A laranja faz com que a absorção dos nutrientes pelo organismo seja mais eficiente. Deve ser preparada em forma de suco e caso a pessoa opte pelo seu consumo direto, podendo inclusive consumir o bagaço. Além de possuir grande importância para pacientes anêmicos, a fruta é rica em outros nutrientes importantes, incluindo a vitamina C.

Espinafre

Espinafre - Spinach oleracea
Espinafre

O espinafre, além de ser um alimento rico em ferro, possui grande quantidades de vitamina C, o que faz da hortaliça um dos principais remédios naturais para anemia. O espinafre e qualquer outro tipo de vegetal de cores verdes mais escuras são as principais indicações para tratamento, vez que na maioria dos casos tal coloração se dá por conta do excesso de ferro no alimento.

Cana-de-açúcar

Cana-de-açúcar
Cana-de-açúcar

Não somente a cana de açúcar, mas todos os seus derivados como açúcar, melaço, rapadura e garapa são indicados para pessoas anêmicas, vez que tais subprodutos são ricos em ferro e garantirão que as reservas de nutrientes voltem aos níveis normais. Sendo um sintoma, a fraqueza pode diminuir consideravelmente com a ingestão da cana-de-açúcar, vez que serve de energia direta para os tecidos do corpo.

Ovos

Ovos
Ovos

O ovo é considerado o alimento mais completo que existe para adultos, sendo quase tão rico em propriedades quanto o leite materno. O ovo tem uma formação completa, onde o ferro é abundante em sua composição. Diferente do que muitas pessoas pensam, o ovo de galinha não faz mal algum a saúde e caso o quadro anêmico seja muito grave, o aumento do consumo é recomendado.

Suplementos para combater anemia

Suplementos à base de ferro são os mais indicados, contudo, alguns suplementos de vitaminas e minerais, incluindo a vitamina B12 e o ácido fólico podem ser úteis para pacientes anêmicos.

Ferro

O ferro desempenha um papel fundamental na manutenção dos glóbulos vermelhos do sangue que transportam oxigênio. Os suplementos de ferro são mais frequentemente utilizadas para certos tipos de anemia, sobretudo as causadas pela gravidez, períodos menstruais pesados, doenças renais e quimioterapia.

Vitamina B12

o suplemento de vitamina B12 é utilizado no tratamento da anemia perniciosa, um tipo de anemia grave causada pela deficiência de vitamina B12 e que ocorre principalmente em pessoas mais velhas.

Zinco

Além do ferro, o zinco é um mineral necessário para a formação de glóbulos vermelhos. Um estudo realizado no Japão mostrou que a suplementação com ambos os minerais é mais eficaz do que isoladamente e que a anemia pré-natal pode ocorrer devido majoritariamente a deficiência de zinco, e não de ferro. O estudo realizado por Soruku Nishiyama, da Kumamota University School of Medicine colocou 38 mulheres grávidas em três grupos: 11 delas receberam 34mg por dia de zinco, 10 receberam 100mg de ferro e 17 receberam ambos os suplementos por duas semanas.

Tomar suplementos de ferro ou zinco de forma isolada não alterou significativamente a contagem média de glóbulos vermelhos, contudo, a combinação de ambos além de aumentar tal contagem, também elevou os níveis médios de hemoglobina de 10,3 a 11. Pesquisas anteriores mostraram que dietas de mulheres grávidas costumam ser pobres em zinco. Este estudo sugeriu que pacientes anêmicos devem ser aconselhados sobre consumir dietas ricas em zinco e ferro, em vez de simplesmente tomar suplementos de ferro.

Ácido fólico

O ácido fólico é uma vitamina hidrossolúvel pertencente ao complexo B necessária para a formação de proteínas estruturais e hemoglobina e sua deficiência pode causar anemia. Sendo tal nutriente uma das vitaminas do complexo B, ajuda o organismo a produzir novas células, incluindo as novos glóbulos vermelhos que transportam oxigênio pela corrente sanguínea. A deficiência de tais glóbulos causam fraqueza e cansaço e outros sintomas. Além disso, é um dos componentes indispensáveis para uma gravidez saudável.

Referências:
Anemia | University of Maryland Medical Center.
Find a Vitamin or Supplement. Vitamin B12.
Vitamins and Supplements Lifestyle Guide. Dietary Iron and Iron Supplements.
G Weiss, et al. Pathogenesis and treatment of anemia in inflammatory bowel disease. Haematologica. 2010 Feb;95(2):175-8.
Are You Anemic? Going Beyond Iron Supplements. Body Ecology.
Anemi.a Aplástica idiopática. Farmácia Saúde.
Nishiyama, Soroku, et al. “Zinc and IGF-I concentrations in pregnant women with anemia before and after supplementation with iron and/or zinc.” Journal of the American College of Nutrition 18.3 (1999): 261-267.

Comentários

Comentar