Remédios naturais para diarreia

Algumas opções naturais podem ajudar reverter casos de diarreia, fazendo com que o tempo de cura diminua consideravelmente.

A diarreia pode ser causada em função de vários problemas e geralmente ocorre muita desidratação, vez que libera grande quantidade de líquidos devido ao aumento de evacuações e também pela perda da solidez das fezes, que se torna mais aquosa.

Causas da diarreia

Dentre as causas mais comuns de diarreia estão infecções (seja por vírus ou bactérias), parasitas, problemas crônicos no intestino, intolerância a alguns alimentos, efeitos colaterais de remédios e outras drogas e o uso indiscriminado de laxantes. Tal condição de saúde deve ser tratada o quanto antes, principalmente pelas complicações causadas pela desidratação. O mais indicado é descobrir a origem do problema e tratar com um médico ou profissional de saúde.

Os adultos costumam ser mais resistentes e não sofrem tão severamente com a desidratação provocada pela diarreia, contudo, crianças e pessoas mais idosas podem ter complicações mais serias. A desidratação seca as mucosas, causando rachaduras nos lábios, e também letargia, onde a pessoa deixa de ter sensibilidade e fica com seus movimentos limitados. A desidratação provocada também pode provocar confusão mental e diminuição da produção de urina, além de reduzir minerais fundamentais no organismo, como o sódio e o potássio.

Algumas opções naturais podem ajudar reverter casos de diarreia, dando novamente textura as fezes e ajudando na hidratação da pessoa acometida pela doença, fazendo com que o tempo de cura diminua consideravelmente.

Maçã

Maçã

Maçã

Uma das questões mais importantes para um paciente com diarreia, depois da hidratação, é conseguir uma textura mais firme nas fezes, onde devemos recorrer aos alimentos ricos em fibras. A maçã, além de ser um ótimo alimento fibroso, contém pectina, substância que trabalha diretamente com as texturas das fezes, removendo primeiramente o aspecto liquido, típico da diarreia.

Banana

Banana

Banana

A banana é um dos alimentos fibrosos mais indicados para quem procura dar mais consistência as fezes e acabar com a diarreia. O fruto é rico em fibras, sobretudo quando ainda não está totalmente madura, o que faz a diarreia retroceder em poucas horas.

Psyllium

Banana

Plantago psyllium

O psyllium é uma fibra solúvel usado principalmente como um laxante em vários medicamentos tradicionais e naturais e pode ajudar a diminuir o colesterol, aliviar a prisão de ventre e diarreia, além de poder ser usado para tratar a síndroma do intestino irritável, hemorroidas e outros problemas intestinais.

Goiaba

Goiaba

Goiaba

A goiaba é um ótimo remédio natural contra a diarreia, vez que proporciona mais solidez as fezes. A goiaba é muito eficiente e traz resultados rápidos, de um dia para o outro. Os resultados da goiaba e de suas sementes, principais responsáveis pelas propriedades medicinais indicadas no tratamento agem da melhor maneira em sua forma natural, tanto que o fruto não é recomendado para quem está em situação inversa, com prisão de ventre.

Romã

Romã

Romã

A romã é rica em vitaminas A B e C, no qual tem ótimas funcionalidades para o organismo, no qual é ótimo para infecções urinarias e também para a diarreia. Um chá feito não somente do fruto, mas também de suas folhas e flores pode trazer grandes resultados, diminuindo o número de evacuações e acelerando o processo de cura, onde a pessoa sentirá menos contrações abdominais e terá suas fezes com mais consistência.

Chás medicinais

Chás medicinais

Chás medicinais

Alguns chás medicinais podem facilitar a absolvição da água pelo organismo e também ajudar na hidratação do corpo. A maioria dos chás podem ajudar nesse momento, mas alguns ganham destaque, pois sua composição facilita a absorção, onde a hortelã, erva-doce e camomila são os mais indicados. Além de ajudarem na hidratação, possuem outras características muito importantes, incluindo ação antiespasmódicas, que diminui as contrações típicas da diarreia, o que faz as fezes ficarem retidas por mais tempo.

Água

Água

Água

É essencial manter os níveis normais de líquido no organismo no corpo nas medias normais, para que assim os sintomas da desidratação não apareçam. Beber muita água e aumentar os níveis de consumo, comparado ao habitual. Com a ingestão de água, o organismo terá energia necessária e a expulsão do organismo invasor, no caso de uma virose, se tornará muito mais eficiente.




  • Comentar

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    RESUMO:

    Alguns remédios naturais para combater a diarreia podem ajudar a reverter a doença, fazendo com que o tempo de cura diminua consideravelmente.

    Revisado e atualizado em 21.11.2016.