Selênio

O selênio é uma ótima fonte de nutrientes para o organismo.

O selênio é um mineral presente no solo e em diversos alimentos. Descoberto em 1817, possui o símbolo químico Se e é caracterizado como um mineral não-metálico.

Os benefícios do selênio para a saúde

Ao longo dos anos, o selênio se mostrou uma poderosa fonte de nutrientes para o organismo. O consumo diário desse mineral melhora a função cognitiva, promove um sistema imunológico mais saudável e intensifica a fertilidade em homens e mulheres. Além disso, atua na regulação do metabolismo, particularmente na tireoide.

Outro fator que chama a atenção com relação ao consumo do selênio é a sua atuação na saúde cardiovascular e no combate ao câncer. Suas fortes propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias atuam diretamente na destruição de células dos radicais livres e no sistema cardiovascular como um todo.

As propriedades do selênio vêm sendo estudadas também no âmbito do combate ao diabetes. Diversas pesquisas sugerem que o mineral está diretamente ligado ao controle e combate do diabetes tipo 2, contudo, ainda não foram encontrados fatores que comprovem a sua ligação.

Também atua como produtor de prostaglandinas no organismo, substância que ajuda a regular a inflamação celular e colabora na redução das inflamações relacionadas com a artrite reumatoide.

Alimentos ricos em selênio

Na maioria das vezes, a quantidade de selênio presente nos alimentos depende da concentração do mineral existente no solo e na água onde o alimento foi cultivado.

No Brasil, o selênio é encontrado principalmente em nozes, castanhas, frutos do mar e em carnes provenientes de órgãos dos animais, como é o caso da carne de fígado. Entretanto, também é possível encontrar ótimas doses do mineral em alimentos como o atum, sementes de girassol, arroz branco, ovos e pão integral.

Assim como diversos outros produtos naturais, o selênio também é comercializado através de suplementos. Contudo, o mais indicado é consumi-lo, primeiramente, através dos alimentos, e utilizar os suplementos apenas em casos de extrema necessidade.

A dose diária ideal de consumo corresponde a 55 microgramas para adultos, e entre 60 e 70 microgramas ao dia para as mulheres grávidas e lactantes.

Riscos de consumir selênio

Até o momento, o nível de toxicidade do mineral se apresentou muito raro, mas pode ocorrer em locais onde o solo é dotado de altos níveis do mineral. Nos casos de intoxicação por excesso de consumo, foram identificados sintomas como alterações nas unhas e na pele, quedas de cabelo, cáries dentárias e alterações neurológicas. Os sintomas desaparecem com a suspensão do consumo.

Referências:
Selenium Benefits & Information. Herbswisdow.
What are the health benefits of selenium? Megan Ware. Medical News Today



  • Comentar

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    RESUMO:

    Benefícios dos alimentos e suplementos ricos em selênio (mineral) para o organismo e suas indicações para diversas condições de saúde.

    Revisado e atualizado em 21.10.2016.