Remédios naturais para tabagismo (parar de fumar)

A cessação do tabagismo (coloquialmente chamado de “parar de fumar”) é o processo de interrupção da prática de inalar uma substância de fumo, no caso, o tabaco, substância que desenvolve forte dependência física e psicológica e está presente nos cigarros comuns. O combate ao tabagismo pode acontecer sem a ajuda de profissionais da saúde ou uso de medicamentos, de acordo com cada fumante.

Nicotina e o vício de cigarro

Os cigarros são feitos de folhas de tabaco (Nicotiana spp.) que contêm altas doses de nicotina, substância altamente prejudicial à saúde. O vício do cigarro começa quando a nicotina age em receptores nicotínicos de acetilcolina, liberando neurotransmissores como a dopamina, o glutamato e o ácido gama-aminobutírico. Parar de fumar leva a sintomas de abstinência de nicotina e pode causar ansiedade, depressão, dores de cabeça, estresse e insônia. Nos últimos anos, várias campanhas antitabagismo mostraram os efeitos nocivos do cigarro e leis antifumo foram criadas.

Quais são os malefícios do cigarro e do tabaco?

Várias são as vantagens para aqueles que desejam parar de fumar, vez que ao inalar um cigarro, inúmeras substâncias nocivas são absorvidas pelo organismo. O dióxido de carbono e monóxido de carbono chegam ao pulmão através da queima do tabaco, sendo que o dióxido de carbono age no sangue, reduzindo lentamente a capacidade física. Outro grande problema do tabagismo é que ele pode aumentar a pressão arterial, aumentando o risco do fumante sofrer um ataque cardíaco. Além disso, o monóxido de carbono e a nicotina aumentam consideravelmente a chance de contração de diabetes e câncer de pulmão. O sistema imunológico do fumante é afetado de forma negativa, fazendo com que a resistência do organismo contra doenças seja prejudicado. A capacidade cerebral também é afetada, situação que pode contribuir para a perda de memória e aumento do estresse em fumantes.

Kit natural para parar de fumar

O Kit Antitabagismo De Bem Com Você foi desenvolvido para minimizar os principais sintomas da abstinência de nicotina de forma segura e tranquila. Muitos usuários conseguiram parar de fumar e comprovaram a sua eficácia, relatando grandes mudanças em suas vidas. Os produtos do kit antitabagismo são compostos com extratos naturais, que proporcionam aumento do bem-estar durante todo o processo. Clique aqui e conheça mais sobre o kit antitabagismo.

Ervas que ajudam a parar de fumar

Várias plantas medicinais podem ajudar a aliviar a tensão, estresse e depressão em pessoas que querem parar de fumar. Algumas ervas também são capazes de inibir o consumo em pessoas que cessaram o uso do tabaco recentemente. Já outras podem ajudar a revigorar o pulmão dos danos causados pelo cigarro, removendo várias substâncias cancerígenas do organismo.

Kava-kava

Kava-kava - Piper methysticum
Kava-kava – Piper methysticum

O kava kava (Piper methysticum) funciona como o Valium, um remédio para depressão e variações de humor, muito comuns em pessoas que pararam de fumar recentemente. Contudo, o kava kava possui alguma toxicidade e só deve ser utilizado sob supervisão médica.

Kudzu

Kudzu - Pueraria lobata
Kudzu – Pueraria lobata

Na Ásia, o kudzu (Pueraria lobata) é usado tradicionalmente como um remédio para o alcoolismo. A ideia de que o kudzu pode ajudar as pessoas a abster-se de comportamentos de dependência (álcool, cigarro e drogas) surgiu de um estudo de 1998 de Harvard, que demonstrou o efeito dos extratos de kudzu em hamsters alcoólatras. Quando administrado, os hamsters começaram a escolher a água em detrimento do álcool após o tratamento.

Valeriana

Valeriana - Valeriana officinalis
Valeriana – Valeriana officinalis

Muito utilizada no tratamento da insônia, a valeriana relaxa os músculos tensos e pode ser útil na hora de dormir, principalmente para ex-fumantes que ainda enfrentam as consequências decorrentes de parar de fumar.

Maracujá

Maracujá - Passiflora incarnata
Maracujá – Passiflora incarnata

O maracujá é uma forte erva relaxante, geralmente utilizada para tratar insônia, mas que funciona muito bem em pessoas que enfrentam ansiedade diurna grave, podendo ser ingerido por quem deseja parar de fumar.

Artemísia

Artemísia - Artemisia vulgaris
Artemísia – Artemisia vulgaris

A Artemisia vulgaris aumenta os níveis de dopamina no cérebro, causando uma sensação de bem-estar e tranquilidade e já apresentou bons resultados na diminuição do desejo de cigarro por fumantes em estudos preliminares.

Acupuntura

Acupuntura
Acupuntura

A acupuntura pode ser um jeito natural muito eficaz para pacientes que querem parar de fumar. Embora não haja estudos científicos que comprovem isso, o tratamento com acupuntura pode ajudar com a desintoxicação e relaxamento do corpo, bem como o tratamento dos sintomas associados ao cessamento do tabagismo, incluindo tremores, agitação, ansiedade e irritação. Segundo a Acupuncture Today, a acupuntura funciona para pacientes fumantes ao trabalhar com as expectativas de cada um, utilizando o poder da mente como uma ferramenta essencial para evitar o desejo de fumar.

Vitaminas

Suplementos de vitaminas
Suplementos de vitaminas
A vitamina A, vitaminas do complexo B, além da vitamina C trazem inúmeros benefícios para quem deseja parar de fumar.

Força de vontade

O método natural mais comum utilizado para quem deseja parar de fumar é a interrupção abrupta do cigarro, que exige grande força de vontade e determinação. Neste caso, não há redução gradual do tabagismo e os efeitos no corpo podem sem muito desagradáveis, principalmente nos primeiros dias, onde há grande quantidade de toxinas do cigarro no organismo. Neste caso, beber grandes quantidades de água pode ajudar o corpo a eliminar os vestígios nocivos do cigarro.

Referências:
Study Finds Mixed Results for Acupuncture and Smoking Cessation. Acupuncture Today.
Tobacco Use. Centers for Disease Control and Prevention.
Why Vitamins Are Crucial For Those Addicted To Smoking. Stop Smoking.

Comentários

2 Comentários

  1. leonardo

    poxa vcs falam sobre ervas que ajudam a revigorar o pulmão contra danos causados pelo cigarro, mas não falam o nome da erva. falaram sobre as que te acalmam e te relaxam mas a que me importava realmente seria o nome da erva que ajudaria nessa recuperação dos pulmões e vcs não falaram o nome

Comentar