Tanchagem: benefícios e propriedades medicinais

A tanchagem (Plantago major) é uma planta medicinal também conhecida como tanchagem-maior, tanchagem-de-folha-larga, tansagem, tansagem-maior, plantagem e erva-de-soldado. Inclui as espécies Plantago lanceolata e Plantago media. Pertence a família Plantaginaceae.

Benefícios da tanchagem

A tanchagem é composta de alantoína, taninos, flavonoides (apigenina), mucilagem, glicosídeos (aucubina), ácido salicílico, ácido palmítico, ácido esteárico, ácido oleico, vitamina C, vitamina K, betacaroteno, dentre outras substâncias. A alantoína presente na tanchagem é uma substância anti-inflamatória que mata germes, melhora a velocidade de cicatrização de feridas e estimula o crescimento de células novas no corpo, sendo um ingrediente ativo de muitos cremes e loções cosméticas para a pele.

A tanchagem é uma alternativa mais segura ao confrei, que possui propriedades medicinais semelhantes, mas é tóxico e pode causar lesões graves no fígado e até mesmo lesões ósseas. Os taninos da planta são considerados adstringentes, o que faz com que a tanchagem ajude a estancar sangramentos e controlar o fluxo menstrual, colite, diarreia, disenteria, vômitos e incontinência. O ácido salicílico, precursor da Aspirina, ajuda a aliviar dores físicas e musculares.

A Plantago spp é utilizada na medicina alternativa tradicionalmente para aliviar febres e remover o excesso de líquidos do corpo, ao mesmo tempo que diminui a inflamação e irritação nos tecidos. Promove a recuperação de tecidos danificados ou estragados. O cataplasma é usado tradicionalmente para dores de dente e em forma de unta para feridas, hemorragia, febre, picadas de abelha, hemorroidas e sumagre-venenoso. Gargarejo para dores de garganta. Em forma de colírio para blefarite e conjuntivite.

Contraindicações e efeitos colaterais da tanchagem

Não foram relatados efeitos colaterais decorrentes do uso nas bibliografias consultadas.

História e curiosidades

O nome de gênero, Plantago, é uma velha adaptação francesa para a palavra em latim que significa “planta”. Uma antiga lenda diz que uma bela moça se casou com um cavaleiro renomado, que em seguida foi para a batalha. Após o beijo de despedida, o cavaleiro pediu para que ela esperasse seu retorno e, assim ela o fez, esperando infinitamente, sem que ele nunca houvesse retornado. Depois de tanto esperar, ela foi transformada na “erva-do-soldado”.

A espécie Plantago major faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

Comentários

6 Comentários

  1. ana lucia

    este sait é uma boa ideia pois a gente aprede muito, sobre as ervas medicinais, pode ter mais saúde, Deus colocou na natureza tudo que o homem prescisa, e agente não faz uso por fauta de conhecimento, eu quero agradecer, obrigado.

  2. Carmen ou Kalyza

    Realmente a Tansagem é milagrosa. Já usei para problemas na garganta, infecção de urina…. e tantas outras coisas mais. É uma planta maravilhosa e que se usa também nas saladas.

Comentar