Causas, sintomas e tratamentos naturais disponíveis para o tratamento da artrite reumatoide, incluindo o uso de suplementos naturais e terapias.

Artrite reumatoide

A artrite reumatoide afeta cerca de um por cento da população mundial.

A artrite reumatoide ou artrite reumática é uma doença inflamatória crônica que afeta cerca de um por cento da população mundial, sendo caracterizada por uma inflamação crônica das articulações múltiplas no corpo, com predileção por articulações menores nas mãos. A artrite reumatoide é classificada como doença autoimune, na qual o corpo produz uma resposta imunogênica a alguns constituintes do seu próprio tecido, neste caso, as articulações. De forma simplificada, o sistema imunológico perde sua habilidade de reconhecer alguns tecidos e sistemas dentro do corpo e os ataca como se fossem corpos estranhos.

Causas da artrite reumatoide

A artrite reumática afeta mais as mulheres do que os homens (na proporção 3 para 1) e costuma a se manifestar entre os 30 e 40 anos. Pessoas que possuem histórico familiar da doença e portadores de doenças autoimunes (vitiligo, diabetes tipo 1 etc) completam o grupo de risco. O primeiro passo para a confirmação do diagnóstico é a realização de uma série de exames laboratoriais e radiológicos e incluem o exame de sangue completo, VHS, fator reumatoide, marcadores autoimunes e raios-x.

Sintomas da artrite reumatoide

A artrite reumatoide causa sinais de inflamação em articulações e seus sintomas incluem dor, inchaço, vermelhidão, calor, perda de rigidez e limitação de movimento e funcionalidade de múltiplas articulações. Apesar das articulações serem as principais estruturas afetadas, a artrite reumatoide também pode causar inflamação em outras partes do corpo (olhos, pulmões, coração, vasos sanguíneos e rins).

Os sintomas da artrite reumatoide são piores pela manhã com a flexibilização gradual dos sintomas ao longo do dia. Esta crônica piora dos sintomas no período da manhã, especialmente da rigidez nas articulações, são importantes indícios de diagnóstico na diferenciação de outras formas de artrite, por exemplo, osteoartrite e artrite gotosa. Outros sintomas da artrite não são específicos, mas podem incluir perda de apetite, fadiga crônica, perda de peso, perda de cabelo, febre e assim por diante.

Tratamento natural da artrite reumatoide

Suplementos

Suplementos

Suplementos em cápsulas

Os ácidos graxos ômega-3 são indicados para reduzir a inflamação e e reduzir o risco do aparecimento de outras doenças. Outros suplementos naturais de cálcio e vitamina D são utilizados para prevenir a osteoporose em pacientes com artrite reumatoide.

Comprar Graviola em Cápsulas
Pague no boleto ou em até 3x sem juros nos cartões. Menor preço garantido!

Sucupira em Cápsulas
Alivia dores no corpo e articulações. Combate artrite, artrose e reumatismo. Clique e compre!

Exercícios físicos

Exercícios Físicos

Atividade física ajuda a manter a flexibilidade e a força.

Pacientes com artrite necessitam manter a flexibilidade e a força. Desta forma, algumas práticas físicas, incluindo caminhadas, ciclismo e exercícios aquáticos (natação e outros serviços na piscina são os mais indicados devido ao estresse mínimo causado nas juntas), além de outras atividade físicas como ioga e tai chi são indicadas. Além de beneficiar pacientes com artrite, a atividade física pode ajudar a combater inúmeras outras doenças.

Fisioterapia

Fisioterapia

A fisioterapia pode ajudar a curar e fortalecer partes ou áreas do corpo do paciente.

Em alguns casos, a fisioterapia pode ajudar a curar e fortalecer partes ou áreas do corpo do paciente. O fisioterapeuta é um profissional adequado para prescrever uma série exercícios de amplitude de movimento, movimentos de fortalecimento suaves e muitos outros recursos para ajudar a reduzir o inchaço e a inflamação.

Terapia ocupacional

Terapia ocupacional

Terapia ocupacional

A ideia da terapia ocupacional é ajudar as pessoas a viverem o máximo possível de forma plena e independente. Um terapeuta ocupacional irá trabalhar com o paciente para identificar áreas problemáticas e descobrir maneiras de eliminá-las ou contorná-las, além de identificar dispositivos de assistência que podem tornar as tarefas diárias mais fáceis.

Acupuntura

Acupuntura

A acupuntura promove o fluxo de QI através do corpo.

Essa antiga terapia oriental pode estimular certos pontos no corpo por meio da inserção de agulhas muito finas no corpo para promover o fluxo de QI através do corpo. Apesar de poucos estudos à respeito e falta de evidências científicas, os defensores da prática acreditam que a acupuntura pode desencadear a liberação de endorfina pelo organismo, o que pode causar a sensação de bem-estar.

Referências:
Omega-3 fatty acids. University of Maryland Medical Center
Alternative Therapies for Rheumatoid Arthritis. Health.
Rheumatoid arthritis diet, exercise, home remedies, and alternative medicine. Medicinet.

Veja também!

Conteúdo Relacionado




  • Compartilhe
    1. terezinha says:

      eu procuro 1 crene feito da sucupira pra tirar dor no juelho? eles doi e ispufa o nervo e doi muito eu conprei a tintura mais tenho medo de tomar, o produto e muito preto e tintura sera que faz mal a tiroide? e náo estou acustumada, com as coisas brutal, me ajuda me orientar?
      Eu agradeço eu náo quero uzar cortizona,
      agradeço ,
      terezinha

    2. julio cezar mendonça says:

      espero que alguem me indique algum composto natural a base de oplantas para dores reumatica

      meu email- juliocezarfm@hotmail.com

    3. julio cezar mendonça says:

      amigos sinto muitas dores em todo corpo principalmente braços ombros e costas, as dores sao apenas nos musculos esqueleticos e nao nas articulações ,ao tomar antiflamatorios comum não surte nem um efeito
      sinto um pouco de alivio quando o medico receita algum medicamento para dores reumatica
      mas ao parar de tomar a as dores reaparecem , so sei que sao dores reumatica

      gostaria de saber se voces poderia me indicar algum composto de plantas para que eu possa tomar

      muito obrigado pela atenção

    4. APARECIDA RUFINA GONÇALVES says:

      faço tratamento a mais de 6 anos e ate hoje nao tive um resultado bom sinto muitas dores nos pes e ombros doe mais pela manha se tiver algum remedio que possa me aliviar peço por favor me ajudem vou ficar mais feliz por nao sentir tanta dor muito obrigado

    5. ROSE says:

      Prezados Senhores, meu braço esquerdo, era uma dor terrível, fiz uso de argila verde e depois oleo de copaiba sempre a noite, foi ótimo resolveu meu caso. um abraço boa sorte

    6. leo says:

      existe tratamento natural ou alternativo de qualquer espécie, para regenerar a cartilagem do joelho ?, alguém pode me responder ? já existe alguma experiência neste sentido ?

    7. José Santisteban says:

      Os artigos sáo muito bons. Eu mesmo tenho artrite reumatoide no joelho esquerdo. Depois de seguir tratamento convencional de anti-inflamatorios, tive a felicidade de mudar o tratamento com médico homeopático. Com ele descobri o poder dos compostos baseados nas plantas medicinais. No meu caso, tanto a unha de gato como a garra do diabo foram e continuam sendo efectivos no meu tratamento. Sugiro, para todos, a possibilidade de seguir tratamento com um médico com a especialidade homeopática. Paz e bem.

    8. MIRIAN says:

      MUITO BOM TER ACESSO A ESSAS INFORMAÇOES, AJUDA MUITO, PRINCIPALMENTE A PESSOAS COMO EU QUE PRECISAM DO SUS… DEMORA CERCA DE TRES ANOS PARA DIAGNOSTICAR UMA DOENÇA.

    9. Rosane says:

      Estou visitando este site porque quero saber mais sobre o reumatismo reumatoide. Infelizmente possuo grande parte dos sintomas relacionados no texto. Estou em tratamento médico, seguindo a risca, com cuidado para não misturar remédios. Vale lembrar: se você tem alguma destas dificuldades, vá ao médico com rapidez, somente ele poderá avaliar e indicar o tratamento específico para o problema. Boa sorte á todos.

    10. Karin alberton says:

      Quero saber como tratar artrite reumatoide e doença bipolar (transtorno do humor) com produtos naturais, tenho 44 anos, não estou em crise. Obrigada.

    11. Manuel Suami Nascimento says:

      Olá amigos, tenho artrose bilateral no quadril, ou seja reumatismo, bursite nas laterais e glúteo, ando com auxilio de 2 muletas, gostaria de saber o que vocês poderiam indicar para bursite ou reumatismo. Obrigado.

    12. Jessimar says:

      A minha mãe fez um tratamento com produtos naturais e deu muito resultado.

    Comentar

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Revisado e atualizado em 23.12.2015.