Artrite reumatoide: causas, sintomas e tratamento natural

Artrite reumatoide

A artrite reumatoide afeta cerca de um por cento da população mundial.

A artrite reumatoide ou artrite reumática é uma doença inflamatória crônica que afeta cerca de um por cento da população mundial, sendo caracterizada por uma inflamação crônica das articulações múltiplas no corpo, com predileção por articulações menores nas mãos. A artrite reumatoide é classificada como doença autoimune, na qual o corpo produz uma resposta imunogênica a alguns constituintes do seu próprio tecido, neste caso, as articulações. De forma simplificada, o sistema imunológico perde sua habilidade de reconhecer alguns tecidos e sistemas dentro do corpo e os ataca como se fossem corpos estranhos.

Causas da artrite reumatoide

A artrite reumática afeta mais as mulheres do que os homens (na proporção 3 para 1) e costuma a se manifestar entre os 30 e 40 anos. Pessoas que possuem histórico familiar da doença e portadores de doenças autoimunes (vitiligo, diabetes tipo 1 etc) completam o grupo de risco. O primeiro passo para a confirmação do diagnóstico é a realização de uma série de exames laboratoriais e radiológicos e incluem o exame de sangue completo, VHS, fator reumatoide, marcadores autoimunes e raios-x.

Sintomas da artrite reumatoide

A artrite reumatoide causa sinais de inflamação em articulações e seus sintomas incluem dor, inchaço, vermelhidão, calor, perda de rigidez e limitação de movimento e funcionalidade de múltiplas articulações. Apesar das articulações serem as principais estruturas afetadas, a artrite reumatoide também pode causar inflamação em outras partes do corpo (olhos, pulmões, coração, vasos sanguíneos e rins).

Os sintomas da artrite reumatoide são piores pela manhã com a flexibilização gradual dos sintomas ao longo do dia. Esta crônica piora dos sintomas no período da manhã, especialmente da rigidez nas articulações, são importantes indícios de diagnóstico na diferenciação de outras formas de artrite, por exemplo, osteoartrite e artrite gotosa. Outros sintomas da artrite não são específicos, mas podem incluir perda de apetite, fadiga crônica, perda de peso, perda de cabelo, febre e assim por diante.

Tratamento natural da artrite reumatoide

  • Suplementos – Os ácidos graxos ômega-3 são indicados para reduzir a inflamação e e reduzir o risco do aparecimento de outras doenças. Outros suplementos naturais de cálcio e vitamina D são utilizados para prevenir a osteoporose em pacientes com artrite reumatoide.
  • Exercícios físicos – Pacientes com artrite necessitam manter a flexibilidade e a força e algumas práticas físicas, incluindo caminhas, ciclismo e exercícios aquáticos (natação e outros serviços na piscina são os mais indicados devido ao estresse mínimo causado nas juntas), além de outras atividade físicas como ioga e tai chi são indicadas. Além de beneficiar pacientes com artrite, a atividade física pode ajudar a combater inúmeras outras doenças.
  • Fisioterapia – Em alguns casos, a fisioterapia pode ajudar a curar e fortalecer partes ou áreas do corpo do paciente. O fisioterapeuta é um profissional adequado para prescrever uma série exercícios de amplitude de movimento, movimentos de fortalecimento suaves e muitos outros recursos para ajudar a reduzir o inchaço e a inflamação.
  • Terapia ocupacional – A ideia da terapia ocupacional é ajudar as pessoas a viverem o máximo possível de forma plena e independente. Um terapeuta ocupacional irá trabalhar com o paciente para identificar áreas problemáticas e descobrir maneiras de eliminá-las ou contorná-las, além de identificar dispositivos de assistência que podem tornar as tarefas diárias mais fáceis.
  • Acupuntura – Essa antiga terapia oriental pode estimular certos pontos no corpo por meio da inserção de agulhas muito finas no corpo para promover o fluxo de QI através do corpo. Apesar de poucos estudos à respeito e falta de evidências científicas, os defensores da prática acreditam que a acupuntura pode desencadear a liberação de endorfina pelo organismo, o que pode causar a sensação de bem-estar.
REFERÊNCIAS:
Omega-3 fatty acids. University of Maryland Medical Center
Alternative Therapies for Rheumatoid Arthritis. Health.
Rheumatoid arthritis diet, exercise, home remedies, and alternative medicine. Medicinet.





  • Categorias: Dores no Corpo, Medicina Alternativa, Saúde da Mulher.
    Revisado e atualizado em 29.04.2015.
    Temas
    ×