Fibromialgia Reumática

Fibromialgia Reumática

A fibromialgia reumática é uma síndrome caracterizada basicamente por uma sensibilidade de dor em cerca de uma dezena de juntas quando há pressão aplicada na área. Apesar dos diversos tipos de tratamentos apresentarem bons resultados, ainda não existe cura definitiva para a fibromialgia, apenas o alívio parcial ou a cura total de alguns sintomas da síndrome.

Causas da fibromialgia

A fibromialgia atinge principalmente as mulheres e as condições para o aparecimento não são totalmente conhecidas. Cerca de 30% dos pacientes com artrite reumatoide e lúpus eritematoso sistêmico (LES) também podem ter fibromialgias. Determinados genes que podem tornar as pessoas mais propensas a apresentarem os sintomas. No geral, há algum fator desencadeante da fibromialgia, podendo ser problemas de coluna, artrite, lesões ou algum tipo de estresse físico, além do estresse emocional.

Sintomas da fibromialgia

As dores podem ocorrer em torno do quadril, tórax, ombros, pescoço, região do cotovelo ou do joelho. Outro tipo de diagnóstico para a fibromialgia é caracterizado em pessoas que sofrem de dor generalizada em um período igual ou superior há três meses em todos os quatro quadrantes do corpo.

Alguns dos sintomas mais comuns são distúrbios do sono ou insônia, fadiga, tontura, memória cognitiva prejudicada, dores de cabeça crônicas, dores na mandíbula, rigidez matinal, mal-estar, dores musculares após esforço físico, irritação intestinal, cólicas menstruais, sensibilidade da pele, dormência e formigamento e outros sintomas. A fibromialgia geralmente é associada também a ansiedade, depressão, fadiga crônica, insônia e pontos de tensão no pescoço, ombros, costas, quadris, braços e pernas.

Tratamento natural da fibromialgia

Além dos tratamentos convencionais, a melhora na nutrição e no estilo de vida pode ajudar a acelerar o processo de recuperação e promover a cura parcial mais rápida da fibromialgia. Corrigir os desequilíbrios do organismo por meio de uma boa alimentação e remédios naturais pode recuperar a energia, vitalidade e estado de bem-estar. Vários cientistas acreditam que os suplementos de aminoácidos são opções saudáveis para curar parcialmente a fibromialgia, sendo que só de forma livre os aminoácidos são utilizados para tratar a doença, vez que trabalham de forma rápida e não precisam ser totalmente digeridos.

Vitamina D

Vitamina D3

A vitamina D3 é suplemento mais eficaz à base de vitamina D.

Estudos recentes têm mostrado que alguns pacientes com fibromialgia têm uma deficiência de vitamina D na dieta. Os sinais ou sintomas dessa situação são fraqueza muscular e nos ossos. Suplementos de vitamina D3 (o tipo de suplemento mais eficaz à base de vitamina D) é indicado em alguns casos de fibromialgia. O magnésio é necessário para moderar a resposta à dor. Grandes quantidades estão disponíveis em grãos integrais, legumes e verduras.

Quiropraxia

Quiropaxia

A quiropraxia pode combinar ultra-som, estimulação elétrica e massagem terapêutica.

Um dos tratamentos mais convencionais é o chamado tratamento quiroprático, que pode combinar ultra-som, estimulação elétrica e massagem terapêutica. Os quiropráticos são treinados para lidar com situações com habilidade individual, descobrir a causa da dor e lidar com isso de forma eficaz. Já na fitoterapia e homeopatia, o tratamento complementar com plantas medicinais inclui ervas medicinais que beneficiam a glândula adrenal, gerenciam o estresse e aliviam a dor, bem como são capazes de melhorar a condição emocional.

Óleos essenciais

Óleos essenciais

Alguns óleos essenciais são usadospara massagear músculos doloridos,

Alguns óleos essenciais, inclusive diluídos, são usados na aromaterapia para massagear músculos doloridos e acalmar nervos desgastados que podem provocar dor na fibromialgia. Alguns vegetais são ricos em antioxidantes, além de compostos anti-inflamatórios naturais. Esses compostos ajudam pacientes com fibromialgia a diminuir a resposta inflamatória, reações químicas responsáveis pelas dores.

Capsaicina

Capsaicina

A capsaicina é uma substância presente em muitas pimentas.

A capsaicina é uma substância presente em muitas pimentas, ajuda a diminuir dores no corpo. É sempre necessário recomendação e supervisão de um profissional da saúde competente no tratamento da fibromialgia ou qualquer outra doença.




    1. ELIZABETY FELICIANO says:

      gostei de tudo muito obrigado pelo carinho. d todos

    2. Ines says:

      Bom dia, gosto muito de tudo que Deus criou e deixou na terra, como ervas medicinais,
      PEÇO COMO ENCONTRAR GARRA DO DIABO, …..Muito obrigada, pela linda página..

      • Plantas Medicinais e Fitoterapia says:

        Olá Inês,

        A garra-do-diabo é uma erva medicinal que não é encontrada com muita facilidade no Brasil. Talvez as bancas de mercados municipais de algumas cidades, sobretudo na região Norte e Nordeste, tenham disponibilidade.

    3. Bom artigo a cura sempre passa pelos tratamentos naturais.

    Comentar

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    RESUMO:

    Causas, sintomas e tratamento natural para aliviar as dores da fibromialgia reumática e possível cura de alguns dos sintomas relacionados.

    Revisado e atualizado em 18.10.2016.