Psoríase: causas, sintomas e tratamento natural

A psoríase é uma doença crônica inflamatória genética autoimune que ocorre na pele (autoimunidade é a falha de um organismo em reconhecer as suas próprias partes constituintes, permitindo uma resposta imunológica contra as suas próprias células e tecidos). A psoríase afeta quase 200 milhões de pessoas no mundo inteiro. É mais incidente em pessoas de pele mais clara, entre 20 e 50 anos, sem distinção entre homens, mulheres e até mesmo crianças.

Causas da psoríase

As causas do aparecimento da psoríase ainda não foram totalmente explicadas, mas se sabe que ela altera o sistema imunológico, o que a torna uma doença autoimune, o que faz com que as células de defesa do corpo ataquem equivocadamente as células do corpo saudáveis. Isso ocorre porque algumas células-T (leucócitos), são estimulados em excesso e atuam de forma até dez vezes mais rápida que o normal.

Sintomas da psoríase

A psoríase é uma doença de pele que afeta o ciclo de vida das células da pele. A psoríase provoca o acúmulo rápido de células na superfície da pele, formando grossas escamas e manchas pruriginosas, secas e avermelhadas, que são, por vezes, dolorosa. As manchas na pele aparecem, em geral, no couro cabeludo, joelhos e cotovelos, sendo que em alguns casos podem se espalhar por toda a pele e causar coceiras e desconforto, no entanto, a psoríase não é contagiosa.

Tipos de tratamento natural para psoríase

Ainda não existe cura definitiva para a psoríase, mas vários tratamentos podem oferecer alívio significativo. Mudanças no estilo de vida, tais como a utilização de cremes de cortisona, menor exposição da pele a luz natural, além de remédios naturais, plantas medicinais e outros suplementos podem aliviar os sintomas da psoríase.

Remédios, loções, pomadas e cremes a base de ervas curativas aplicados diretamente na pele podem limpar a pele irritada e diminuir a coceira e, dependendo do caso, reduzir o inchaço, desobstruir os poros da pele, diminuir a taxa de crescimento das células e suprimir o sistema imunológico do paciente.

Cortisona

Cortisona
Cortisona
A cortisona e os esteróides mais novos (medicamentos à base de hormônios) podem remover as placas em quase metade dos casos cerca de 50% dos casos quando aplicados diretamente na pele afetada.

Ácido fumárico

Ácido Fumárico
Ácido fumárico
Há uma evidência crescente de que o ácido fumárico pode ajudar a manter a psoríase sob controle. Este tratamento envolve o uso de um éster de ácido fumárico, comumente usado na indústria alimentícia como aditivo alimentar, em substituição ao ácido cítrico. As cápsulas de éster de ácido fumárico têm sido utilizadas em ensaios clínicos na University Medical Centers na Suíça, Alemanha, Japão e Holanda. Em um estudo recente, 80 por cento dos 285 pacientes envolvidos relataram melhora acentuada, e 52 por cento dos pacientes estavam completamente livre de lesões psoriática.

Vitamina E

Vitamina E
Vitamina E
A vitamina E sempre foi valorizada por suas propriedades antioxidantes, que combatem diretamente os radicais livres. Ajuda a reduzir a produção indesejada de colagenase, enzima que destrói o colágeno e deteriora a estrutura da pele.

Cartilagem de tubarão

Cartilagem de tubarão
Cartilagem de tubarão
A cartilagem de tubarão é muito útil porque possui propriedades anti-inflamatórias. Ela impede a formação de novos vasos sanguíneos que são conhecidos por agravar a psoríase.

Ervas medicinais para psoríase

Ervas medicinais para psoríase
Ervas medicinais para psoríase
Apesar de ervas medicinais serem usadas há muito tempo no como tratamento alternativo da psoríase na medicina natural, todo e qualquer uso de medicamentos, sejam eles naturais ou não, devem ser realizados com a supervisão médica. Várias ervas medicinais são usadas no tratamento natural da psoríase, dentre elas: altea (Althaea officinalis), aparine (Galium aparine), arruda-síria (Peganum harmala), babosa (Aloe vera), centelha (Centella asiatica), copaíba (Copaifera officinalis), linhaça (Linum usitatissimum), morugem (Stellaria media, pinheiro-bravo (Pinus sylvestris), poejo (Mentha pulegium), salsaparrilha (Smilax officinallis), vidoeiro (Betula alba), zimbro (Juniperus communis), dentre outras inúmeras ervas medicinais.

Comentários

71 Comentários

  1. marcio alencar..

    Se alguem responsavél por esse site quiser, eu mando minhas fotos de antes e depois …. entre em contado por e-mail….

  2. marcio alencar..

    A Psoriese:: é uma doença dermatológicamente constatada que é referente a problemas psicólogicos… então nao tem cura mais tem melhoras… eu atrair essa doença depois que um familiar meu veio a faleçer, mais com essa dika que um indio me indicou eu melhorei, Espero em DEUS que resolva com quem fizer e usar…. mais tente não se estressar e nem passar nenhum tipo de nervovo, isso pode ocasionar reaçoes aocontrarias… FIQUEM COM DEUS…..

  3. praxedes da silva

    alo pr todos, tenho 45 anos e tenho psoriaser a 30 anos e tem 1 ano que estou limpo, até esqueso que tenho essa doença.faço hoje hemoterapia, obs tiro o sangue da miha veia e aplico no musculo com um anti alergico (propionato de betametasona),se informe, sinto-me curado. fis a prinçipio 10 seções ohje faço uma ves por mes ,acredite eu estava um monstro, na segunda seção ja fes resultado, tenha fé em Deus que já deu serto.

  4. Antonio Marcos

    Olá. Tenho uma grande duvida sobre psoriase. Com o tratamento, as feridas desaparecem totalmente, deixando apenas marcas avermelhadas? Se sim, Em quanto tempo de tratamento isso ocorre?

  5. soi portadora da psoriase 4anos ela ja desapareceu sera qe a psoriase na esta precisando apenas de mais estudos para se ter cura?? o problema e q ningen fala so tratan do assunto qando aparece alguen cim a psoriase

  6. meu comentario nao foi postado porque ?

    Réplica – Boa tarde Tida. Todos os comentários são previamente moderados a fim de se evitar qualquer tipo de spam ou conteúdo ilegal que prejudique as discussões. No caso, o seu comentário já foi analisado e liberado, assim como todos os outros postados. Atenciosamente. Equipe Plantas Medicinais e Fitoterapia.

  7. oi, bom não sei se vcs acreditam, que fé e determinação talvez façam diferença, vim morar com minha mae a tres anos atras, ela tinha psoríase, e depois de usar pomada manipulada por uma dermatologista nao me conformava com aquela aparencia horrivel nos braços, pes,joelhos, decidi leva-la pra benzer foi feito um ebo de limpeza, ela tomou cha de aroeira de flor branca e tb banho, e eu ainda na minha fé na noite de virada de ano, peguei agua do mar levei pra casa e no dia seguinte lavei a pele dela, nao sei quando exatamente me dei conta que ela nao tinha mais psoriase,recorri naquilo que acredito, acredito que essa doença tao pouco conhecida da medicina tenha fator psicológico.

  8. leticia maria de oliveira

    minha mãe sofreu com psoríase,até perder a memória com aterosclerose,provocada por diabetes,dai então até sua morte 8 anos depois desapareceu as plcas e parecia que nunca teve nada, sua pele voltou ao normal, conclui; que é uma doença de origem emocional, infelismente herdei dela a doença.
    obrigada

  9. Tenho psoríase desde os 12 anos e hoje, aos 30, sei que o fator psicológico é o que mais interfere no tratamento. Quando as lesões estavam muito alastradas eu ficava nervosa e incomodada, pensando que todos que se aproximassem estariam reparando-as, o que fazia com que elas ficassem cada vez maiores. Só percebi que não era assim quando uma amiga muito próxima me contou que também tinha psoríase e eu nunca havia notado. Fiquei mais tranquila e percebi que, como eu nunca havia notado as lesões dela, algumas pessoas também jamais haviam reparado nas minhas. Ainda hoje tenho lesões no couro cabeludo e em algumas partes do corpo (cotovelos, laterais das coxas, sobrancelhas e testa) mas não me incomodam mais, aprendi a conviver com a doença e, quando estão muito grandes, passo propionato de clobetasol e tomo óleo de prímula. Quando percebo que alguém está reparando muito, logo explico o que é. Li em um comentário (Manoela 07-09-2010)que a lactose deve ser cortada e penso o mesmo pois já reparei que derivados de leite e álcool pioram muito o estado das lesões. Espero ter ajudado.

  10. Sandra Helena da Silva

    praía durante o dia e psorex com plastico enliado durante a noite.CURA!

  11. Sandra Helena da Silva

    Caso tenha nas pernas braços é colocar pomada e enliar um plastico destes de alimentos para colocar comidas na geladeiras durante a noite.Em 3 noites voce vera o resultado.A praia tambem é a cura, já comecei a ir hoje em um lugar onde não tem muita gente.

  12. Sandra Helena da Silva

    Quem usa psorex pomada coloque um plastico destes que se usa para cobrir alimenntos na geladeira para dormir e em 5 noites já vera um resultado surpriendente.Caso tenha praia na cidade vá pois a praia é a cura para a psoriase.Fiquei 15 anos sem psorise,porén há 3 anos que não frequentava mais pois engordei muito e a psoriase veio com força total o corpo todo pareoe catapora e nas pernas estavam enormes.Ontem foi a quinta noite com o plástico e psorex nas pernas e o resultado é incrivel,até fui a praia hoje de manha,pois a do corpo parece catapora e as da perna está quase curada.

  13. Fernando campos

    ola pessoal estou aqui para relatar sobre uma melhora de 99% da psuriase,tenho uma prima que cha ma suelem ela estava com 85% lesões no corpo todo
    não estava mais aguentando fez varios tratamentos e nada,até foi no hospital das clinicas em ribeirão preto e os medicos disse não ter cura,desesperada fez de tudo que falaram
    pra ela e nada,, quando conhecemos uma farmacêutica e compramos uma loção feita por ela
    ela disse que garantia a cura em 28 dias mas apenas em 15 dias ja tinha sumido 95% das lesões
    hoje praticamente não tem mais nada,,,mas o tratamento é doloso pois a loção tem cheiro forte da inchaço não pode sair no sol pois da queimadura de 3° grau é bem doloroso mas vale a pena o tratamento qualquer duvida ligue 16 9216 3483 estarei grato em ajudar

  14. idevanio

    como o Salvador, nos comentários aí de cima, fui bancário por mais de 30 anos, e tive (ainda tenho, acho) psoriase por mais de 20. Pelo que li a respeito, a doença se manifesta mais por causa do estresse, agitação e sobrecarga do organismo. Por indicação de minha dermatologista, comecei a tomar spirulina (feita em farmácia de manipulação) e sempre tenho controlado muito bem a doença.Tem mais de 3 anos que não tenho nenhum sintoma. Assim que aparece a primeira coceirinha, eu tomo spirulina por uns 30 dias e o problema desaparece.

  15. Maria Tereza Claudio Sicci

    Tenho psoriase no pé, venci as das mãos colocando pomada e esparadapo em toda lesão e com isso eu não cossava e acabaram sumindo.Creio que o melhor remédio para esta doença é uma vida calma, sem stress, uma boa alimentação e boas noites de sono e sem cossar é claro.

  16. ana marcia

    tive psoriase no ínicio do ano me deu um grande desespero,mas graças a Deus e a um bom dermatologista q me tratou a base de camomila e mais outras coisas fiquei em poucos dias com o corpo totalmente limpo.

  17. Boa noite pessoal,

    Tenho 19 anos… já faz 6 anos que descobri que tenho psoriase, e venho lutando contra ela. Já usei vários tipos de shampoo,remédios e pomadas ajuda? sim na maioria das vezes… mas depois quando paro volta tudo de novo. Confesso que no começo foi um shock aliais, é muito bom poder compartilhar isso com vcês e ver que eu não sou a única que sofro com isso.. A parte mais afetada é meu couro cabeludo e tenho muito vergonha quando as pessoas percebem.

    Se alguém souber algum shampoo, planta algo do tipo pra me indicar… ficarei muito feliz.

    Obrigada a todos!

  18. Joaquim Serda Junqueira

    Tenho psíase desde que nasci. Há um tempo, fiz Karatê e cheguei a ficar sem qualquer manifestação da doença por 2 anos. Meu dermatologista relacionou o sumiço com a capacidade que a atividade possibilita de controlar o sistema nervoso. De fato, é uma luta marcial voltada para o equilíbrio entre corpo e mente. Infelizmente, uns 8 meses após parar com o Karatê a doença retornou e não pude continuar. Contudo, estou certo que não só o Karatê, o Kung-fu e, principlamente, atividades como a Yoga e afins são extremamente benéficas no tratamento da doença.

  19. Leonardo M.

    Olá pessoal ,
    sou um garoto de apenas 13 anos e descobri faz alguns meses que tenho psoriase..Na verdade não descobri , foi uma dedução , já que meu vô e meu pai também tem a doença de pele . Quando fico nervoso , meu peito fica cheio de manchas vermelhas mas que depois de 2 minutos somem, apenas , acho que é a psoriase mais fraca que tem . Isso ainda pode ir piorar nascendo placas grossas e etc ou voces acham que vai ficar do jeito que está ?

  20. Ola, tive psoriase nas palmas da mão e , na planta do pé esquerda.Consultei dermatologista , que me receitou DAIVONEX.Comecei a fazer uso dela ,e nada de resultado,ate então lembrei da babosa (planta mesmo),cortei um pedacinho ,abri ao meio e passei sempre que lemrava 5 ,6 x ao dia e ao deitar passava a pomada.O resultado foi o que todos desejamos ,comedçou a secar e não tenho mais nada ,mas mesmo assim continuo passando só menos xxx.Façam ,e espero que dê certo como deu para mim.

  21. Tânia Mara

    Minha filha tem psoríase, desde os 8 anos, hoje ela está com 17, já sofri demais com essa doença, e acho um absurdo a ciência ainda não ter achado a cura, já tentei muitas alternativas,mas sempre sem sucesso. Mas acho que incomoda mais a mim do que a ela. Pois ela quase não procura tratamento e ela tem no corpo inteiro. Peço a Deus que um dia possa nos ajudar e a todas as pessoas que tem essa doença.

  22. Rogerio

    Olá !! Pessoal.

    Estive postando meu comentário no ano passado aqui.
    Pessoal, não é comercial !! e não sou revendedor deste produto.
    Estou inserindo este comentário para que possa ser útil para alguém que sofre de psioriase como eu.
    Comecei á tomar todos os dias comprimidos de oléo de peixe, o tão conhecido ômega 3, sem saber, minhas lesão estava melhorando. e pra minha supresa fui investigar quais os efeitos benéfico que ele causa e descobri que ele é ótimo para alergias e ele é antinflamatório. acho que diante de tantos relatos vale á pena mais esta dica. Pode ser que dê certo para alguém como está sendo pra mim !!

    Abraços e a Paz de Cristo esteja com todos vós !!

    Rogério

  23. oi pessoal presciso saber gual er o melhor tratasmento fico muito triste pq nao tem cura mas se entregarmos nas maos de DEUS ele vai achar a cura para todos nos
    mas nao sei mas oq eu faço gual sei o melhor tratamento hj ?
    se alguns de vcs souberem me avisa
    por favor

  24. madalena

    Sofri muito com psoríase:dores, coceiras, “beliscões”, etc. Lendo um livro sobre saúde, dos Adventistas, descobri a cura, isto já há uns cinco anos, pois nunca mais senti nada.
    Use óleo de castanha de caju.Compra-se o caju fresco, corta-se um pedaço da casca, superficialmente, e verá que a polpa se parece com favo de mel, ali há um óleo ácido e muito fluido. Com uma pequena espátula retire um pouquinho daquele óleo e passe apenas sobre a parte afetada, não deixando atingir a parte sã da pele, pois o ácido queima e faz ferimento.No dia seguinte a pele doente sai como se fosse uma cobra trocando a pele. Só passo para a frente dicas que experimentei e este é um caso de experiencia própria, eu só tinha psoríase no couro cabeludo.Boa sorte!
    Obrigada pela atenção e pelo espaço.

  25. Nunca tinha visto de perto algo como a psoriase, agora reencontrei um amigo que possui essa doença. Ainda não nos encontramos pessoalmente só via internet, e ele esta bem frágil com esses sintomas, gostaria muito de ajuda-lo gostei da matéria, achei-a muito instrutiva, gostaria de saber se a doença pode se agravar se a pessoa estiver triste e infeliz?
    Parabéns novamente pela matéria.
    Adorei!!!

  26. monica de lima

    Ola! Bom dia todos, meu ex marido tem psoriase, a cabeça dele sangrava de tanta ferida, hoje em dia ele esta bem melhor depois que indicaram para ele tomar capsulas de berinjela composta a maioria das feridas secaram, não sei se tem algum estudo a respeito mas vale a pena experimentar. Um abraço a todos

  27. luaciano alves da silva

    Agradeço aos mediadores deste Site a conduta profissinal, respeito e pela oportunidade de expor uma situação pela qual estou passando. Um forte abraço a todos,

    Luciano Alves

  28. gilmar silveira

    gente meu caso ta muito agravado, nao tem parte do meu corpo que nao tenha psoriase. nao consigo controlar ela me trato a anos com uma dermato sem resultado tomo um remedio controlado que por outro lado pode causar a morte se tomado em excesso, mas nao estou vendo resultado estou sendo encaminhado pra fototerapia na santa casa de porto alegre vamos ver se da resultado pesso a algum medico ou esses lugares que fasem pesquisas para essa doença que se quiserem posso servir como cobaia para essa doença do diabo

  29. luciano alves da silva

    A quase dez dias atrás estive aqui postando um comentário, fui ao dermatologista e ele me receito, Predsim (anti-inflamatório) 1 por dia, durante 10 dias e meio comprimido por mais 5 dias e a pomada Clobitozol 2 vezes ao dia durante 15 dias, os sintonas estão desaparecendo, é lógico que cada pessoa tem um organismo diferente e o que esta sendo bom para mim pode não ser bom para os outros, sempre procuro um tratamento fitoterapico, mas devemos ter a mente aberta para todo tipo de tratamento.Sei que muitas pessoas não tem como pagar uma consulta médica e esperar por um tratamento da rede pública é muito demorado e com a demora as manchas vão se alastrando. Então peço aos mediadores deste site que me deixem publicar este meu comentário, apesar de infligir algumas normas, pois o tratamento que foi descrito acima esta dando ótimos resultados, minhas manchas estavam com crostas e se desenvolviam numa velocidade espantosa, agora a costa se foi, parou a coceira e a pele já esta voltando a sua textura e tonalidade original.

    Réplica – Luciano, neste caso não há problema. Ficamos muito contentes deste artigo ter sido um meio de comunicação e compartilhamento de informações sobre psoríase sobre seus leitores e a cada notícia que recebemos de melhora de alguem, seja por métodos naturais ou convencionais, já é um motivo para comemorar. No seu caso, você está cocmpartilhando uma experiência, e não fazendo uma propaganda de qualquer tipo de produto. A medicina “tradicional”, bem como os remédios farmacêuticos, são imprescindíveis para a boa saúde, e jamais devem ser desvalorizados ou colocados em desuso no caso de necessidade. O Plantas Medicinais e Fitoterapia, mesmo sendo um site voltado para informação acerca de ervas e terapias alternativas, acha imprescindível o tratamento com profissionais da saúde. Esperamos que você tenha sucesso em seu tratamento. Att.

  30. Olà chamo me Luisa e gostaria que alguem me indicasse qualquer tratamento para a psoriase das unhas ja usei varias coisas e nada ……….acho que o medico tambem ja nao sabe o que fazer………..aquim em Paris cidade onde habito jà vi vàrios e o resultado é nenhum.

  31. luaciano alves da silva

    Oi meu nome é Luciano, estou a alguns meses com feridas na coxa, perna, pês,virilia, penis, unhas, mão e no tornozelo, estava tratando como se fosse micose mas depois de muitas idas e vindas a dermatologistas somente um deles levantou a hipotese de ser psoríase, as plantas que usei e que tiveram algum resultado, foram calendula (cicatrizou as feridas e passou a coceira), Babosa (tambem suavizou o mal estar das coceiras) e folhas de Mandioca servida e passar nas feridas (nunca tomar, somente passar o chá nas feridas com algodão), ainda não tenho o diagnóstico, irei fazer uma biopsia.De todas gostei mais da calendula. Caso alguem saiba de algum tratamento experimental estou interresado e me coloco a disposição. Não posso ir a praia usar uma sunga, tenho que explicar para todos o que é o que não é, colocar sapato fica difícil, para trabalhar é muito ruim, estou bem abaixo do meu desempenho. Por favor me ajudem!!!!!!!!

  32. josé ney benjamin da conceição

    Descobri que tenho vitiligo. Qual o tratamento que poder ser usado para combater esta doença. Não estou utilizando nenhum um remedio. Qual sua opinião.

    Réplica – Jose Ney, sugiro que leia o nosso artigo sobre o Tratamento Natural do Vitiligo

  33. Rosemary Angelo

    Eu tenho psoríase e esta esta com o pé cheio de cortes e resolvi passar Bepantol creme – e não demorou 2h para melhorar – Bepantol é excelente. O Bepantol Baby faz o mesmo efeito.

  34. ANDRESSA

    Ola pessoal , não tenho psoriase , mas tenhos migas que tem . elas me ensinaram uma receita que , causou um efeito muito bom , como ja foi comentado acima , não cura , mas melhora a aparencia na pele. É o seguinte: 2 folhas grande de couve , 2 laranjas , 1 colher de açucar e 1 copo de aguá, misture tudo ,e bata no liquidificador. Tem que tomar todos os dias de preferencia antes do almoço , no lugar do suco. Gente mas tem que ser todos os dias , sem faltar um.Façam isso continuamente , por um mês ja da para ver resultado , dai depois se vcs verem que o resultado foi positivo para vcs , dai continuam. minhas amigas me garantiram que com elas funcionaram. tentem gente fazer e peçam sempre para Deus , a ajuda dele , peçam com fé , que ele os atenderá. BOA SORTE A TODOS! dEPOIS SE PUDEREM ME CONTAR QUANTO AO RESULTADO

  35. ANDRESSA

    Ola pessoal , não tenho psoriase , mas tenhos migas que tem . elas me ensinaram uma receita que , causou um efeito muito bom , como ja foi comentado acima , não cura , mas melhora a aparencia na pele. É o seguinte: 2 folhas grande de couve , 2 laranjas , 1 colher de açucar e 1 copo de aguá, misture tudo ,e bata no liquidificador. Tem que tomar todos os dias de preferencia antes do almoço , no lugar do suco. Gente mas tem que ser todos os dias , sem faltar um.Façam isso continuamente , por um mês ja da para ver resultado , dai depois se vcs verem que o resultado foi positivo para vcs , dai continuam. minhas amigas me garantiram que com elas funcionaram. tentem gente fazer e peçam sempre para Deus , a ajuda dele , peçam com fé , que ele os atenderá. BOA SORTE A TODOS!

  36. Tive psoriase a uns seis meses fiz tratamentos,o pior de tudo era no couro cabeludo, comecei fazer um chá de camomila, calendula, malva e picão passava de vez em quando nas lesões durante o dia e enchaguava o couro cabeludo com o chá também graças a Deus estou curada. Boa sorte a todos que sofrem com essa doença que não é fácil conviver com ela, graças a Deus tive apoio de pessoas amigas que me deram apoio psicologico, mas não desanimem confiem em Deus e nosso mestre maior Jesus!!!

  37. marcos antonio guedes de albuquerque

    Águida, o produto que foi ao ar pela rede globo em março de 2008, produto testado na universidade federal de pernambuco, com caldo da cana de açúcar, foi inventado por mim, e hoje faço com ativos do mamão, e já está testado e aprovado dermatologicamente e clínicamente pela ANVISA ao. Este produto foi apresentado ao senado federal, entre no you tube – psoriase senado, dará pra ver toda materia e dois dermatologista falando sobre o assunto.

  38. descobri em 2007 que meu filho tem psoriase postulosa. o dermatologista receitou uma pomada chamada drenison que fez com que a psoriase desaparecesse, porém, em 2010 a doença voltou, usei novamente e a mesma está controlada. fiquei sabendo que em cuba existe a cura da psoríase. alguém faz tratamento na usp. sei que lá existem os melhores da américa latina. me respondam

  39. Ana Carla

    Descobri a dois anos que meu filho de 5 anos tem psoríase, ele até 2 anos e 8 meses tinha intolerância a lactose e depois que ele começou a tomar leite e outros produtos com lactose aí começou a mostrar na pele a psoríase. Gostaria de saber alguma receita com a babosa para por na pele e se conhece alguém com psoríase com tão pouca idade. Aguardo resposta Ana Carla

  40. Salvador Paulo Pinheiro Barbosa

    – Durante + de 3 decadas trabalhei em banco, sofri vários assaltos, inclusive coronhadas de bandidos levando vários pontos na cabeça, dessa forma adquirir psoríase com plascas, joelho, cotovelo, pés, mãos etc… Faço uso de tudo, estou sempre pesquisando via internet. O melhor remédio é o controle emocional, desde 1982 possuo essa doença, já ouvi de tudo. Atualmente estou usando açafrão nas lesões e quando tem muita casca, passo saco de gelo esfrendo levemente por 20 min. O segredo que aprendi é manter o equilíbrio emocional e sempre umedecido as lesões. Se quiserem fale comigo via internet ou no celular 27-92313426

  41. LUCIANE MARIA ROPELATO

    OLA PESSOAL. tAMBEM SOU PORTADORA DA PSORIASE A 30 ANOS,GRAÇAS A DEUS TENHO POUCA EM VISTA DE ALGUNS RELATOS.TIVE MUITA PSORIASE NA CABEÇA,MAS CUREI COM TINTA DE CABELO, POR INCRIVEL QUE PAREÇA, PINTAVA MEUS CABELOS DE VERMELHO.SAO MAIS DE 15 ANOS QUE NA CABEÇA NAO TENHO MAIS, FIZ O TESTE NOS COTOVELOS E JOELHO COM TINTA PARA CABELOS BRANCOS MAS NAO TIVE O MESMO RESULTADO, PODE SER COISA DA MINHA CABEÇA MAS NAO TENHO MAIS.NOS COTOVELOS E JOELHOS PASSO A POMADA PSOREX, O RESULTADO É ÓTIMO, QUANDO COMEÇAM PEQUENOS SINAIS DO APARECIMENTO EM OUTROS LOCAIS, PASSO A PSOREX E ELA NAO VOLTA MAIS, NOS JOELHOS E COTOVELOS A FERIDA É MAIS ANTIGA, A POMADA NAO CURA, MAS FAZ DESAPARECER TOTALMENTE.AGORA VOU FAZER O TESTE DA BABOSA, SE QUE ELA É MUITO BOA PARA MUITAS COISAS. FIQUEM TODOS COM DEUS E NUNCA SE ESQUEÇAM…MUITA FÉ..
    UM ABRAÇO A TODOS.

    BJOS

  42. Olá descobri que tinha psoríase em dezembro de 2007 quando já estava com o corpo todo tomado pelas “feridas” que iniciaram em outubro desse mesmo ano, então iniciei um tratamento com lexato além de fazer tratamento terapêuco com uma naturóloga que além de tratar meu emocional aplicava injeções com meu próprio sangue (autohemoterapia) o qual eu julgo ter sido o responsável pelas lesões terem desaparecido em maio de 2008, mantive o tratamento da autohemo por todo o ano de 2008 e “me dei alta” pois não aguentava mais tirar e aplicar sangue, porém hoje percebi algumas feridas exatamento como iniciaram em 2007 e entrei em pânico só de lembrar o que passei prefiro morrer.
    Por favor, que tratamente milagroso e NATURAL (pois não acredito que as drogas tenham me ajudado naquela época) vocês sugerem para que elas não se espalhem pelo meu corpo mais uma vez? Só volto a recorrer a autohemo em último caso pois é muito doloroso, mas se não houver outro jeito…

    obrigada,
    Paula

  43. Olá a todos!
    Sou portadora de psoriase pustular (caso bem severo) a mais ou menos uns 20 anos e também já usei a babosa como medicamento fazendo assim: bater no liquidificador 3 folhas da babosa (tirar os espinhos das laterais) e acrescentar 1 cálice de pinga ou whisky de boa qualidade e 500 gramas de mel puro; bater bem e colocar em um vidro na geladeira e tomar 2 colheres de sopa (1 em jejum e outra antes do almoço) e somente repetir a fórmula depois de uns 3 meses porque a babosa tem que ser bem dosada pois é usada mais externamente. Eu também passei a ter uma alimentação bem natural (isenta de carnes, lactose, refris, guloseimas quimicas, enfim, tudo o que não é natural e digo pra vcs que a pele fica quase 100% perfeita!

    Uso muito raramente a Acitretina 25mg (1x por semana) ou nem isso e também uma pomada que gosto muito que se chama Esperson simples (quando raramente surge alguma lesão), e no mais, a maneira de ver e encarar a vida e a doença, tem que ser a mais leve e descontraida possível, pois a psoriase, da mesma forma que ela pode surgir em você, ela também pode desaparecer sem deixar qualquer vestígio! A psoriase surgiu em mim em 1990 (na gestação da minha filha) e conheci uma senhora que me benzeu 3x na semana com algumas ervas e depois disso eu fiquei completamente livre de todas as lesões e as mesmas somente retornaram em 1995 depois de uma injeção que tomei contra gripe (coisinha simples) mas que complicou todo meu organismo e as lesões voltaram com tudo e desde então nunca mais sumiram mas com o medicamento que citei acima e o regime alimentar, elas estão sob controle e não me incomodam mais!

    Boa sorte a todos!

  44. Luana Ramos

    Olá, tenho 18 anos, e tenho esse problema de pele chamado psoríase. Minha família me da muito apoio. Já me tratei com muitos dermatologistas, já usei várias pomadas, mas nunca tive uma melhora. Uma dermatologista me falou, que já existe a cura deste problema de pele, mas a cura só está disponivel no Estado de Cuba, eu lamento muito, pois gostaria que a cura da psoríase estivesse disponivel no Brasil também. Muito obrigada pela atenção, Abraços Luana.

  45. Veronica Bezerra Alves

    Olá, sou mãe da Nickole. Há dois anos e meio descobri que ela tem psoríase. No começo, fiquei bastante preocupada, mas agora, já não me preocupo, pois já iniciei o tratamento. Também uso muito a babosa, no início foi difícil, mas como muito carinho ela agora entende. Sobre a doença, quero saber mais, sobre ela, ela tem psoríase nos pés, nas mãos e no couro cabeludo.

  46. Ana Lucia C. da Silva

    Meu filho tem psoríse nos pés, umbigo e couro cabeludo e eu consegui uma melhora de 99% no couro cabeludo dele, passando todos os dias água oxigenada de 10 volumes embebida num algodão, esfregando nas placas de casca na cabeça, sempre trocando o algodão de uma região para outra, todos os dias. O tratamento é demorado, mas saíram todas as cascas e o único incoveniente é que o cabelo vai clareando com o passar do produto. Nos pés e umbigo ele passa um creme para hidratar (Desonida) e melhora bem, tomar sol todos os dias no corpo todo.

  47. andrea da silva mota

    psoriase adois anos a tres meses faso tratamento.comesei aparecer mancha quando meu pai voi tropelado por um onibus ele perdeu aperna e ficou um meis internado, foi muito dificio e ai comesou a ficar muito inritado a pele depois meu irmão que ja tei problema de praquetas baixa pegou dengue e ficou muito mau ai piorou tudo, o que parecia rui ficou aida pior descobri que minha mãe estava comum cancer no intestino,ai o meu pé rachou todo minha mão ficou na carne viva sanguava . pasei por varios medico mais so um descobiu o que eu tinha hoje estou bem menhor mais tomando remedio e pasando pomada meu medico disse que não tem cura, e eu tenho que pocura fica calma porque tei a ver com o esta do emocional

  48. Helena Silva

    oi, companheiros, estou na mesma situação de voces. Meu marido tem psiorise há 5 anos, só a tres meses comecei a fazer tratamento com a babosa e lanolina para hidratar. A melhora está sendo incrivel, pois ele já está tendo resistencia a todas as pomadas e cremes de farmacia e além do mais fica muito caro. Mas estou bem otimista, pois é bem visivel a melhora. Gasto 3 folhas de babosa por semana, já fiz atá plantação na minha casa, e os parentes também estão cultivando a planta, se quiser saber mais detalhes entre em contato comigo.mg-heleninha@hotmail.com

  49. Sandra Eugenia

    Tenho psoriase e meu filho tambem tem. A minha já esta controlada já faz algum tempo, mas meu filho esta com bastante manchas. Ele esta fazendo um tratamento recomendado pelo médico que se chama PUVA, que é um banho de luz e os resultados são muito bons. É demorado o tratamento mas vale a pena, alguns convênios cobrem este tratamento que é bem caro, não cura, mas a pessoa pode ficar até dois anos sem que a doença se manifeste.

  50. Vanessa

    Boa tarde
    Eu tenho psoriase há 12 anos e já fiz tratamento com varios dermatologistas, gostaria de saber uma outra opção com ervas medicinais para poder aliviar o avanço das feridas e a coceira. Obrigada.

    Réplica – Existem várias plantas medicinais benéficas para a pele. Sugiro que você utilize a ferramenta de busca do medicinaisplantas.com para encontrar diversas plantas e textos que podem ser úteis para a pele em geral e especificamente para a condição de psoríase.

  51. mari santos

    As ervas depurativas do sangue ajudam no combate a psoriase.
    O cloreto de magnésio usado externamente ajuda a cicatrizar assim como os banhos de mar.

    Mari

  52. DANIELA ROSA SANTOS

    Bom dia,

    A minha cunhada tem psoriase e já está num estado bem avançado já está no corpo todo. ostaria de saber se há um tratamento que melhore ou pelo menos interrompa o aparecimento das feridas.

    Grata,

    Daniela

  53. Olá, tenho 19 anos e descobri que tenho psoríase há uma semana.
    Vendo vários relatos na internet confesso que me desesperei.
    Tenho manchas pelo corpo todo.
    Atualmente faço tratamento com uma pomada chamada Daivonex, ainda não posso visualizar grandes mudanças no meu corpo, mas acredito que as manchas estão despelando, acho que estão melhorando.
    Por favor, alguém sabe métodos naturais que possam auxiliar no tratamento?
    Tipo: Levar sol, não tomar leite e seus derivados… ?
    Desde já, muito obrigada. 🙁

    Réplica – O mais importante no combate a psoríase e sempre se manter forte e atingir diretamente a vaidade das pessoas, deve-se ter consciência que a essência das pessoas não está na pele. Sugiro que procura seu médico e conversa à respeito de uma possível suplementação à base de colágeno (que hoje em dia são vendidas em várias lojas de suplemento, inclusive pela internet) e de vitaminas D. Outra dica é sempre tirar proveito do sol, sabendo aproveitá-lo adequadamente e usufruindo de benefícios que ele proporciona a pele. O tratamento de psoríase não é imediato, mas se conseguir visualizar boas melhoras com a utilização da pomada, continue com o tratamento. Caso não surta efeitos necessários, converse com seu médico à respeito de tratamento alternativos para a psoríase. Att.

  54. Rogério

    Boa tarde,

    Prezados.

    Estou verificando vários relatos que me direcionam para vários métodos e tipos de remédios. Descobri que tenho Psioriase á menos de um ano. Fiquei muito transtornado, afim de achar que a vida não teria sentido se eu tivesse que andar nas ruas como um leproso. Pode ser exagero o que estou descrevendo, mas foi isto que passou pela minha cabeça. Estou usando uma pomada receitada por uma médica dermatologista, mas como as minhas lesões não são muito grandes gostaria de saber se vcs poderiam me indicar alguma erva medicinal para meu caso.

    Obrigado e que Deus esteja todos vós.

    Rogério

  55. Manoela

    Queridos,

    Sou acupunturista e tenho um paciente num estado bem complicado de psoríase, com descamação praticamente total do corpo. Ele há um bom tempo toma remédios fortíssimos que prejudicam o funcionamento de vários sistemas do seu corpo. Então, tenho pra vocês algumas dicas:
    1. A psoríase é considerada uma doença por excelência psicossomática. Ou seja, algo em você não está bem resolvido emocionalmente. A pele é nossa primeira proteção e é o que as pessoas primeiro vêem. Então, se perguntem: a. Eu sei me defender emocionalmente dos ataques externos? b. Como eu me vejo? c. Como as pessoas me vêem? d. Como me sinto quando as pessoas percebem que tenho psoríase?
    respondidas essas perguntas, analise bem as respostas e se pergunte se elas elas demonstram equilíbrio emocional da sua parte. Cuide da sua mente, faça psicoterapia, conheça-se melhor.
    2. Faça acupuntura. os resultados são maravilhosos e a acupuntura trabalha tanto aspectos emocionais, como energéticos, bem como os físicos.
    3. CORTE RADICALMENTE A LACTOSE.
    Existem algumas considerações acerca da intolerância à lactose relacionada aos quadros de psoríase. Meu paciente em apenas 1 semana sem lactose ja apresentou melhora significativa.
    Nossa dependência do leite é muito mais emocional do que qualquer outra coisa, sei que muitas pessoas nao conseguem imaginar sua dieta sem lactose, mas o benefício de uma dieta sem lactose pode ser infinitamente maior doq ue um possível incômodo.
    Bem, é isso. Espero que essas informações ajudem a melhorar um pouco a vida de vocês.
    Abraços.

  56. edemir machado

    a minha espossa tem psioriase ele nao comse gue se tratar sen ser com metercoude injetavel

  57. eu tenho psoriase nas mãos é mt coplicado p mim qdo estou com as lesões inflamadas as veses n concigo nem me vesti sosinha…

  58. CLAUDIO URBANO BERTAGLIA

    Faço tratamento contra psoríase a aproxiadamente 9 anos, gostaria de saber qual medicamento natural é mais apropriado para essa doença?
    O que é ácido fumárico?

    Réplica – O ácido fumárico é um ácido insaturado dibásico, onde alguns estudos apontam que a ausência do mesmo no organismo possa ser um dos causadores da psoríase. O ácido fumárico em condições normais é formado na pele quando a mesma é exposta à luz solar. Aparentemente, os pacientes que sofrem de psoríase têm um defeito bioquímico do qual não conseguem produzir suficientes quantidades de ácido fumárico e, consequentemente, para conseguirem tais resultados, necessitam de uma exposição ao sol mais prolongada para produzi-lo (esta é uma razão pela qual alguns pacientes frequentemente observam uma melhoria da condição da pele durante o verão).

  59. Valéria Regina Rodrigues Tomsic

    Tenho está doença chata há + de 20 anos, tomo medicamentos imunossupressor, e no momento mesmo tomando toda medicação certinho, a doença está tomando conta do meu corpo infelizmente ainda não se tem a cura mas peço a Deus que encontrem a cura e que até la eu esteja viva para poder usar apenas um shorts, abraços !

  60. Antiara

    Meu irmão tem psoriase também, mas aqui no litoral temos uma planta chamada guaiapa. Estamos começando a fazer o tratamento com esta planta, so que no caso dele a doença pegou o corpo inteiro. Espero ter ótimos resultados, pois tem pessoas que ja se curaram com o uso desta planta, assim que tivermos os resultados que esperamos eu vou entrar novamente explicando como fazer. Esta planta também tem outras finalidades curativas também, como no caso de feridas dificeis de cicatrizar. Espero que isso ajude.

  61. Águida

    Olá!
    Li os depoimentos do João e do Carlos. Também tenho psoríase, só que na mão direita. Nunca tive uma melhora. Usei muito as cortisonas e agora uso a neomicina e coloco uma luva de plastico para manter hidratada a pele da mão. Alguém ouviu falar da planta NEEM como uma planta medicinal? Em 2008, a Rede Globo apresentou uma reportagem sobre um estudo que estão fazendo sobre um planta ou semente do nordeste misturada a vaselina. Infelizmente não anotei o nome do produto nordestino. Alguém viu esta reportagem?

  62. Acho que alguns de vocês ja ouviram falar sobre o assunto, bem polêmico. Na minha opinião, nao tem nada de polêmico, é algo divino, é obra de Deus.

    Urinoterapia. Beber a própria urina, Amaroli. Pesquisem, é muita informação, não dá para escrever tudo. Só digo que existem relatos de cura da psoríase e vários outras doenças com o Amaroli. A Urina cura! Aaté mesmo a AIDS, podem pesquisar e comprovar. O processo é lento e eu estou passando por ele. Estou melhorando muito. Tem que ter paciência e fé. Fiz uma reeducação alimentar, me alimentando de frutas, verduras, carne branca e muita água.

    A cura pode ser rápida, bebendo a urina em jejum por 2 semanas, se alimentando só de frutas, chá e ingerindo toda urina expelida do dia. A cura pode ser de forma mais lenta, sem jejum e com boa alimentação, como eu estou fazendo. Pode demorar 3 meses ou mais. Cada pessoa reage de uma forma. Tem que ter paciência. Muitos notam o problema piorar no início da urinoterapia, mas isso é absolutamente normal, faz parte do processo, toda ação tem uma reação, e se piorou no início, é porque realmente está fazendo efeito e vai melhor. Comigo não piorou. Estou melhorando. Estou tomando sem jejum e me alimentando melhor com carnes brancas e frutas. Mesmo com má alimentação vocês notam a melhora. A urinoterapia é um processo muito antigo, eficaz e comprovado cientificamente, apesar da medicina evitar o assunto. Pesquisem e quebrem o preconceito.

    (Comentário editado pela moderação devido a vários erros de português)

  63. João Rosa

    Gostei muito de ler este texto sobre a psoriase. Tenho este problema a 18 anos, mas minha familia me dá a maior força e tem muitas pessoas em situação pior, eu não ligo mais.

    Réplica – João, muito positivo o seu depoimento. A psoríase felizmente não causa dano algum ao organismo da pessoa e tampouco influência negativamente na qualidade de vida do paciente. Parabéns a você e sua familía pela atitude positiva.

  64. Olá, eu gostaria de saber a questão da psoriase, tenho visto falar que a Babosa cura , aliás, traz resultados bons para o tratamento da psoriase, é verdade? Eu tenho psoriase e gostaria de saber pra me tratar. Obrigado.

    Réplica – Carlos, vários estudos recentes mostraram resultados positivos da planta Babosa para o tratamento da psoríase. Inclusive várias publicações em língua estrangeira já apontaram efeitos positivos da Babosa não só para o tratamento da psoríase, mas também para o benefício de toda a pele. Vale a pena você consultar um profissional da saúde e sugerir um tratamento com a utilização da Babosa.

Comentar