Tribulus terrestris: benefícios e propriedades medicinais

O Tribulus terrestris é uma planta medicinal também conhecida como abrolho, tribulus, videira-de-punctura, puncture vine (inglês), dentre outros nomes populares. Inclui o sinônimo botânico Pedalium murex. Pertence a família Zygophyllaceae.

O que é o Tribulus terrestris?

O Tribulus terrestris é usado há séculos na Europa para tratamento da impotência e como estimulante para aumentar a libido e melhorar o desempenho sexual. Também é muito utilizado por atletas para aumentar a produção de hormônio luteinizante e impulsionar os níveis de testosterona de forma segura, ocasionando em um efeito anabólico ao corpo, aumentando a síntese de massa muscular e o ganho de força. A erva provoca vasodilatação na região genital, produzindo efeito sobre a ereção e agindo como um viagra natural.

As sementes do Tribulus terrestris são consumidas em forma de chá, extrato, suplemento e cápsulas, sendo utilizadas para diversas funções, incluindo aumento da força muscular, compensação de hormônios, aumento da libido sexual e até mesmo cura da impotência sexual (disfunção erétil).

Benefícios do Tribulus terrestris

Nas mulheres, o Tribulus terrestris diminui os sintomas da frigidez, aumenta a libido e combate os sintomas da menopausa. O Tribulus terrestris contém protodioscina, que libera óxido nítrico nos tecido dos corpos cavernosos e produz aumentos significativos nos níveis dos hormônios testosterona, diidrotestosterona e dehidroepiandrosterona. Estudos com humanos confirmaram que o Tribulus terrestris aumenta os níveis de testosterona, beneficia as funções eréteis, aumenta o volume a qualidade do esperma, combate a ejaculação precoce e estimula a libido e o desejo sexual.

Outros benefícios do Tribulus incluem a capacidade de equilibrar os hormônios nas mulheres, levando ao aumento de libido, melhora do desempenho sexual e aumento dos índices de fertilidade. Complementa o tratamento da menopausa e tensão pré-menstrual.

Também ajuda em condições onde há distúrbios na pele, incluindo eczema, psoríase e sarna, além de ser usado no tratamento do sistema renal. É útil para combater pedras nos rins e dores ao urinar, age como um diurético para aumentar a micção e auxilia no tratamento de uma doença renal conhecida como “Doença de Bright”.

Contraindicações e efeitos colaterais do Tribulus terrestris

O consumo causa poucos efeitos colaterais, geralmente relacionados a leves dores estomacais e aumento dos níveis de testosterona. O Tribulus aumenta os níveis de testosterona do corpo, sendo que a testosterona por si pode causar efeitos colaterais secundários indesejados, incluindo o aumento dos níveis de agressividade, crescimento de fios de cabelo mais espessos e alargamento da glândula da próstata.

Mulheres grávidas não devem utilizar. Na maioria dos casos, as dores estomacais são evitadas consumindo o extrato de Tribulus terrestris durante ou logo após as refeições ou até mesmo junto com algum iogurte.

Comentários

46 Comentários

  1. com 2 amigos funcionou, mas comigo, quase nada, usei 02 das melhores marcas, apenas senti uma melhor auto estima e musculos mais duros, nada mais.

  2. Ricardo

    Gosatria de saber , fiz vasectomia , posso tomar o tribullus ? Pois dizem que aumentar a produção de esperma ?

    Aguardo sua resporta .
    Obrigado.

  3. oliveira

    Boma dia! Sou hipertenso tomo alodipino enalapril malho e corro gostaria de saber se posso usar tribulus terrestris…
    Agradeco antecipadamente

  4. MALHO A 2ANOS GOSTARIA DE SABER SE POSSO TOMAR TRIBULLUS PARA GANHO DE PESO TENHO 25ANOS!!!!!

  5. wagner do amparo

    o po do tribulus terrestris tem o mesmo efeito que as pilulas,ou qual e a melhor soluçao.um abraços a todos e obrigado.

  6. TRIBULUS TERRESTRIS, da família da Zygophyllaceae
    é indicado para diversas finalidades, entre elas problemas de diabetes, rins, colesterol, disfunção erétil, libido, dor de cabeça por pressão alta, menopausa, fadiga muscular e outros,que constam nessa página da internet.
    Para qualquer uso que seja feito no consumo dessa erva medicinal. recomendação, antes, seguir orietação médica profissional.

  7. joao edson corandin vasconcelos

    gostaria de saber o seguinte: eu tenho problemas de pressão alta, risco 1. sera que posso tomar o tribulus terrestre? ou vai me prejudicar em algum aspecto, por favor me diga. Obrigado.

  8. JORGE CAMPOS

    Pratico musculação desde os 15 anos e hoje tenho 59 anos, tenho uma dúvida quanto a fazer o uso como proceder para fazer e se possui contra medicamento, altera alguma coisa com relação ao aumento de musculos e como devo tomar pois a minha serie de musculação é forte.

    Abraços Campos.

  9. rogerio

    gostaria de saber se eu tomar este remedio tenho um aumento de esperma .porque tenho baixa quantidade de esperma se ele pode me ajudar .porque estamos querendo ter filhos e alguns medicos falam que so conseguimos atravez de ivf.me respondem por favor obrigado

  10. ola meu esposo tinha varicoceles eu gostaria de saber que se ele tomar este tribulus terrestre pode melhorar este probleminha por favor me responda estou curiosa para saber pois bós gostariamos muito em saber que isso pode ajudar obrigada grta enilsa.

  11. por que o tribulos é contra-indicado na gestação? e o que devo fazer se o intuito é engravidar? posso correr algum risco? quais?

  12. alvaro carvalho

    gostaria de saber se quem tem diabetes pode tomar este tribulus …
    tenho interesse de comprar logo logo.

  13. alvaro carvalho

    Gostaria de saber se esse tribulus pode ser usado para quem tem diabetes controlada.
    Agradeço e espero a resposta o mais rápido possível.

  14. Elieser Ferreira Da Silva

    POR QUANTO TEMPO POSSO TOMAR O TRIBULUS TERRESTRIS JA QUE TENHO TOMADO E RECOMENDO PRA TODOS MEUS AMIGOS JA QUE O RESULTADO EM MIM TEM SIDO MUITO BOM ( QUANTOS MESES OU POSSO TOMAR PRA O RESTO DA MINHA VIDA )

  15. geovani magalhães barbosa

    Bom dia! Tenho 44 anos, e ja fiz vasectomia quando o meu segundo filho nasceu, hoje ele esta com 15 anos, posso tomar o tribulus terrestre.

  16. aparentemente não apresenta nenhum efeito colateral, percebi sim uma melhora em relação ao sexo, porém o tempo parece ser o mesmo, rsrs, ai vai variar de quanto tempo vc praticava o ato, se ja é um tempo normal realmente não deve alterar nada, o valor do qual estou tomando é r$12,00 cem gramas, pois é em pó, dizem que da mais efeito, porém o gosto é horrivel, aconselho a preparar um pouquinho em um copo e já deixar um outro copo cheio de suco ou outra bebida pra ja beber logo em cima!!!!

  17. Roberto

    gostaria de saber se ,,,,eu fiz vazectomia posso tomor essa¨remédio¨dizem que ele aumenta a quantidade de esperma,,,me prejudicaria,,causaria alguns sintomas indesejaveis ao meu corpo,,ou outros problemas…??????obrigado pela atenção,,,aguardo a resposta no meu E-mail

  18. Gostaria de saber se tomando a tribulus, o tem no sexo aumenta? pq eu não demoro muito e queria saber se tomando o tempo aumenta?

  19. juliana s

    Olá! Tenho 25 anos e tomo anticoncepcional. Tem problema tomar o tribulus terrestris??? Outra coisa, ouvi falar que as mulheres devem suspender o uso 5 dias antes da menstruação. É verdade????

  20. luciano borges

    Olá!
    Realmente eu recomendo o tribulus para o aumento do libido combate ao extress e melhora de desempenho aos praticantes de musculação!
    Pois estou fazendo o uso a 15 dia e ja percebi uma grande diferença, principalmente no libído!kk…
    Espero ter colaborado com todos.

  21. Ana Maria Leite Queiroz

    Estou na menopausa e com todos os problemas que a pessoa tem direito nesta fase. Também parei de fumar e gostaria de saber se ela (TRIBULUS TERRESTRIS)engorda ou no que exatamente contribui.
    Obrigada.

  22. Valquiriamartins

    E perigoso o uso de tribulus terretres para quem tem problemas de coracao.

  23. Valquiriamartins

    Ola, gostaria de saber se essa planta tambem pode aumentar o desejo sexual feminino e ajudar no aumento sanguinio na regiao genital , deixando a vagina mais molhada.

  24. José Roberto

    Gostaria de saber se posso tomar tribulus e também tomar maca paruana, se pode haver algum efeito colateral ou se uma pode diminuir o efeito da outra

  25. priscila

    ESSA CAPSULAS MELHORA MESMO,MEU ESPOSO ESTA TOMANDO HÁ POUCOS DIAS E ESTA MUITO BEM!

  26. ROGERIO

    Eu vou administrar a dose de três comprimidos por dia (750mg), durante as refeições. Gostaria de saber se quatro comprimidos (1000mg), é uma dose exagerada?
    Quantas miligramas é mais apropriado por dia?

  27. NILTON CASTRO

    sera que essa planta tem esse poder todo?
    partir de quantos dias sentirei esses efeitos?

    sem mais
    obg

  28. Boa tarde.
    Quero saber se o Tribulus terrestris ajuda a emagrecer.
    quero perder peso e me disseram que o tribulus ajuda muito.
    E verdade?
    Desede já,agradeço a atênção

  29. Queria tanto saber em media qto tempo levaria pra perceber os efeitos no aumento da libido dessa planta.obgd,agradeceria se alguemm me respondesse.

  30. Vendo os Comentários, e gosto de produtos fitoterápicos., procurei saber mais sobre a Planta. Vou experimentar já que não tem contra-indicação!!! Pretendo aumentar mais taxa hormonal…ja q to na menopausa…

  31. Eu estava com uma queda de cabelo que nada resolvia, comecei a tomar Tribulus t. Cápsula e deu logo resultado……..estou feliz….

  32. Bem, vou aproveitar pra relatar a minha experiência com essas cápsulas. Sou homem, casado há 5 anos, 30 anos. Esposa de mesma idade. Tomo diariamente entre 3 e 4 cápsulas de extrato seco. Não tomo nenhuma outra medicação, não sofro de cardiopatia, nem problemas de pressão arterial. Foi muito fácil encontrar em lojas de produtos naturais que normalmente encontramos próximo a academias. O preço em 15/06/2011 estava em R$ 19,90 por 60 cápsulas de 500mg.

    A indicação posológica inscrita na embalagem é de 1 a 3 cápsulas revestidas/dia cada uma antes de uma refeição.

    Entre dois e três dias já obtive evidente melhora no desejo e desempenho sexual, bem como na disposição física e consequente bom humor. Tenho notado surgimento de umas poucas e pequenas espinhas no rosto, mas talvez seja mera coincidência.

    Uma coisa importante que tenho notado, talvez por estar tomando uma dosagem maior que o indicado, é um aumento da sensibilidade durante do sono bem como uma sutil perda do sono, assim, sofro de uma tendência de acordar mais cedo, acordar durante a noite, não sentir sono nos horários de costume. Acredito que o produto deva ser evitado por pessoas com insônia crônica.

    Tenho também notado uma falta de foco durante o dia, e um desejo sexual bastante intenso. E é aí que entra a utilidade e seu efeito mais interessante. Eu recomendo fortemente aos casais com problemas relacionados à falta de apetite sexual, dificuldades de ereção etc.

    Não senti alterações em força física, apenas grande aumento da disposição, e sensação de agilidade. Não afetou minha ansiedade, mas aumentou meu bom humor.

    Recomendadíssimo!

  33. jorge cordeiro da silva

    Boa Noite!Por favor gostaria de preço a vista e parcelado. Obrigado.

  34. luciana vieira

    Olá,
    gostaria de receber informações sobre possíveis efeitos colaterais da tribullus terrestris. Quero usar para engordar e aumentar a libido mas tenho arritmia cardíaca e gostaria de mais detalhes.

    Grata.
    luciana Vieira

  35. sou hipertenso e ansioso, poderei tomar tribullus terrestris ou corro o risco de a tensão aumentar e ansiedade?
    Obrigado

  36. Carlos Costa Jr

    Quero comprar extrato de tribulus terrestris com orientação de como preparar e consumir no Rio de Janeiro

  37. Rose Fernandes

    Gostaria de saber quanto tempo leva para ter o resultado desejado usando tribulus terrestris?

    Réplica – Os resultaram variam muito de acordo com o organismo de cada pessoa.

  38. rosaly gomes da silva

    posso tomar tribulos terrestres durante a amamentaçao?

    Réplica – O Tribulus terrestris não é referenciado por ter efeito secante, ou seja, não diminui a quantidade de leite durante a fase de amamentação. Desta forma, não existe nenhuma indicação de que o uso do Tribulus durante a amamentação possa ser prejudicial. De toda forma, é aconselhável consultar o médico antes de iniciar o uso. Att.

  39. Gostaria de saber ser o tribulus terretris poder causa queda de cabelo, assim levando a calvicie. agradeço

    Réplica – Não há referências para calvície (queda de cabelo), como sendo um possível efeito colateral do Tribulus terrestris, pelo contrário, tradicionalmente o Tribulus já foi aplicado ao couro cabeludo para o tratamento de calvície.

Comentar