Vitamina A: benefícios para a saúde

Também conhecida como retinol ou ácido retinoico, a vitamina A é uma vitamina lipossolúvel indispensável para a saúde e o bem estar do corpo. Sua importância advém da sua atuação nos dentes, olhos, pele, ossos e tecidos, além de fortalecer o sistema imunológico e contribuir para a fertilidade.

O que é a vitamina A?

Apesar de também ser conhecida como retinol ou ácido retinoico, estas são apenas algumas das formas cuja vitamina A se apresenta, e embora sejam semelhantes, desempenham diferentes papéis no organismo.

Ácido retinoico

O ácido retinoico tem como função prevenir a queratinização e o endurecimento da pele, atuando diretamente na saúde da pele, dentes e ossos. Em contrapartida, o retinol é a parte da vitamina A cujo organismo é capaz de converter em ácido retinoico da retina, ou seja, os pigmentos da retina, sendo, portanto, um composto que atua na saúde ocular.

Retinal

O retinal, também conhecido como retinaldeído, é a forma da vitamina A considerada vital para os olhos. Isto porque o retinal é o responsável por regular a conversão da luz em impulsos que nos permitem enxergar. Por ser tão importante para a atividade da retina, a deficiência do retinal no organismo se caracteriza pela deficiência visual e cegueira noturna.

Betacaroteno

Outra forma na qual a vitamina A se apresenta é através do betacaroteno, facilmente encontrado na cenoura e na batata doce. O betacaroteno é considerado um excelente antioxidante capaz de combater os radicais livres.

Onde encontrar a vitamina A?

A vitamina A pode ser facilmente encontrada, pois advém de duas fontes principais: a pré-vitamina A e a pro-vitamina A.

A pré-vitamina, composta pelo retinol, ácido retinoico e retinal, é encontrada em produtos de origem animal, tais como ovos, carne, peixe e alimentos lácteos. Já a pro-vitamina, formada pelo betacaroteno e demais carotenoides, é encontrada em alimentos de origem vegetal, como frutas e legumes, incluindo a cenoura.

Também é possível consumir suplementos de vitamina A, que são fabricados em sua maioria através de retinol sintético ou de origem animal. Contudo, por se tratar de uma vitamina solúvel em gordura, as doses devem ser corretamente administradas para máxima eficácia.

Benefícios da vitamina A para a saúde

Por conter substâncias antioxidantes, a vitamina A é considerada uma grande aliada da beleza e do bem-estar. Estas substâncias agem diretamente na pele, cabelos, dentes, olhos, ossos e tecidos através do combate aos radicais livres, moléculas que causam danos às células que constituem o corpo. São estes radicais livres os responsáveis pelo processo de envelhecimento e pelo desenvolvimento de doenças crônicas, por exemplo.

A vitamina também atua na saúde da fertilidade do homem através da mesma lógica dos antioxidantes, que atuam diretamente no combate aos radicais livres que colocam em risco a saúde das células que constituem o esperma.

Contraindicações e efeitos colaterais da vitamina A

Quando ingerida em excesso, pode se tornar perigosamente toxica para o organismo. Quando isto ocorre, seus sintomas são tonturas, náuseas, perda do apetite e inchaço cerebral.

Para evitar quaisquer complicações, o ideal é que homens a partir dos 19 anos consumam cerca de 900 microgramas de vitamina A diariamente. Para as mulheres a partir desta mesma idade, recomenda-se 700 microgramas diários.

Grávidas devem consumir 770 microgramas diários e lactantes, 1.300 microgramas. Estima-se que, para um adulto, o limite tolerável diário dessa vitamina é de 3.000 microgramas.

Referências:
Vitamin A. University of Maryland Medical Center
Vitamin A. Herbs Wisdom.
Linus Pauling Institute, Oregon State University: Vitamin A
Is Too Much Vitamin A Bad for You? Livestrong.
Good Sources of Vitamin A. Livestrong.

Comentários

Comentar