A importância da vitamina E no controle do colesterol

De acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 40% dos brasileiros estão com o colesterol alto, o que implica no aumento do risco de desenvolver doenças coronarianas, vez que ocorre a obstrução dos vasos sanguíneos devido ao acúmulo de gordura nas artérias. Por ano, cerca de 17,5 milhões de pessoas morrem vítimas de doenças cardiovasculares.

A importância da dieta para controlar o colesterol

Em nosso sangue existem dois tipos de colesterol, o LDL, que é conhecido como “colesterol ruim” e, o HDL, conhecido como “colesterol bom”. O LDL provoca o entupimento nas artérias e dificulta a passagem de sangue. Já o HDL, impede o acúmulo de gordura nas artérias e retira o excesso de colesterol, facilitando assim a passagem do sangue.

Uma alimentação balanceada é capaz de reduzir os níveis de colesterol ruim, sendo importante manter uma dieta rica em gordura polinsaturada, presente na soja, no girassol e em peixes, além de gordura monoinsaturada, encontrada nos azeites e nas frutas oleaginosas, tais como nozes e castanhas. Da mesma forma, deve-se evitar alimentos ricos em gordura saturada e gordura trans, um dos vilões para aumentar o HDL.

Reeducar a alimentação e praticar exercícios físicos são o primeiro passo para diminuir a incidência das doenças cardiovasculares. Contudo, em alguns casos pode ser necessário recorrer a suplementos alimentares com quantidades ideais de vitaminas e minerais para reduzir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom.

Benefícios da vitamina E para aumentar o colesterol bom

A vitamina E é absorvida na porção superior do intestino delgado e age inibindo a oxidação do colesterol LDL e melhorando a função cardíaca, vez que proporciona um relaxamento dos vasos sanguíneos.

A vitamina E sempre foi considerada uma vitamina antienvelhecimento. Um estudo publicado no The New England Journal of Medicine observou que a vitamina E reduz o risco de doenças coronárias por ser um poderoso antioxidante que combate os radicais livres, sendo considerada um nutriente essencial, vez que possui a função antioxidante é importante para manter a integridade da membrana celular

Também ajuda a reduzir a produção indesejada de colagenase, enzima que destrói o colágeno e deteriora a estrutura da pele, e protege o corpo dos prejudiciais raios ultravioleta que podem danificar as células da pele. Acrescentando a isso, deixa a pele mais suave e sedosa e ajuda a hidratar peles ressecadas. A falta de vitamina E aumenta os níveis de colesterol ruim, pode causar insônia, cansaço excessivo, dificuldades para engravidar e até queda de cabelo.

Referências:
Yusuf, Salim, et al. “Vitamin E supplementation and cardiovascular events in high-risk patients. The Heart Outcomes Prevention Evaluation Study Investigators.” The New England journal of medicine 342.3 (2000): 154-160.
Colesterol é uma das principais causas de problemas cardíacos no país. Portal Brasil.

Comentários

Comentar