As vitaminas do alho

Cientificamente conhecido como Allium sativum, o alho é uma planta bulbosa que se tornou popular há milhares de anos devido as suas propriedades alimentares e medicinais. O princípio ativo do alho é a alicina, substância que fornece o cheiro característico do alho e grande parte de suas propriedades medicinais. Entretanto, o alho também é composto de diversas vitaminas que potencializam seus benefícios no organismo.

As vitaminas do alho

As substâncias presentes no alho o tornam uma planta medicinal amplamente utilizada no combate a doenças cardíacas, incluindo a aterosclerose, além do colesterol alto, diabetes, tuberculoses, parasitas intestinais, câncer e resfriados. Além da alicina, substância dotada de poderosas propriedades antifúngicas, antibacterianas e antissépticas e capaz de atuar de forma benéfica em complicações como amigdalites e demais infecções, o alho é composto por vários tipos de vitaminas, incluindo as vitaminas B1, B2, B6, C, E e K.

O uso do alho como medicamento é datado desde o antigo Egito, há milhares de anos atrás. Já no século XVIII, os franceses esmagavam o alho em vinho e bebiam esta mistura a fim de se proteger contra algumas pestes que assolavam a Europa no período em questão. No século XX, mais precisamente durante a Primeira e Segunda Guerra Mundial, o alho era fornecido aos soldados como antisséptico e a fim de prevenir a gangrena, uma espécie de necrose ocasionada pela morte dos tecidos e pela proliferação de bactérias. Na culinária, é muito apreciado em forma de tempero, e para fins medicinais é considerado um excelente antibiótico natural, antifúngico e antisséptico.

Vitamina B1

Também conhecida como tiamina, a vitamina B1 está presente no alho e tem como função a sua ação coenzimática, essencial para o metabolismo dos hidratos de carbono e responsáveis pela ativação das enzimas do organismo, proteínas importantes para o bom funcionamento bioquímico corporal.

Vitamina B2

A vitamina B2, ou riboflavina, é de extrema importância para a formação das hemácias, popularmente conhecidas como células vermelhas do sangue.

Vitamina B6

Esta vitamina também é conhecida como piridoxina. De acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland, a vitamina B6 também possui ação coenzimática, sendo importante para o bom funcionamento do sistema nervoso, para a produção de ácido nucleico, boa atuação da atividade hormonal e composição das hemácias. Estima-se que três dentes de alho constituem cerca de 6% da quantidade diária ideal de vitamina B6 para um adulto.

Vitamina C

O alho também é rico em vitamina C, substância importante para a formação e manutenção das paredes celulares. A vitamina C é considerada um antioxidante natural, que atua de forma eficaz contra os radicais livres que causam danos celulares. Por essa razão, esta vitamina é essencial para quem deseja uma pele saudável, além de ossos, dentes, gengivas e tecidos mais fortes. De acordo com o Instituto Linus Pauling, três dentes de alho fornecem aproximadamente 5% da dose diária ideal de vitamina C para um adulto.

Contraindicações e efeitos colaterais do alho

Apesar de seus inúmeros benefícios, é importante ter cautela com relação à quantidade de alho a ser consumida devido aos seus efeitos colaterais. Estes efeitos incluem mau hálito, odor corporal, inchaço e dores de estômago. Além disso, o consumo exagerado do alho pode ocasionar dor de cabeça, dores musculares, alergias, perda de apetite e lesões na pele.

Outro fator para se atentar é a atuação do alho no sangue. O alho possui ação fitoterápica capaz de tornar o sangue mais fino, o que não é recomendado para pessoas prestes a realizar procedimentos cirúrgicos. Isto porque poderá haver maior risco de hemorragias durante ou após a cirurgia.

Referências:
Which Vitamins Does Garlic Have? Livestrong.com
Herb Garlic. Herbs Wisdom.
Which Vitamins Does Garlic Have? by Sylvie Tremblay, MSc, Demand Media. Health Eating.
Garlic. University of Maryland Medical Center
Roche.pt. Vitamina B6.
Roche.pt. Vitamina B1
As vitaminas B1, B2 e B3 são essenciais para o organismo humano e podem evitar doenças. Blog da Saúde. Ministério da Saúde.

Comentários

1 Comentário

  1. Luísa Gouveia

    Consumo e produzo alho a vida inteira, toda comida tem que ter alho se não não como nem cozinho.

Comentar