Vitaminas importantes para controlar a pressão arterial

A pressão alta ou hipertensão é uma das condições de saúde mais críticas atualmente, vez que não apresenta sintomas aparentes. Estima-se que cerca da metade de todas as mortes por derrame e problemas cardíacos no mundo são causadas pela pressão elevada. Algumas vitaminas são essenciais para controlar a pressão arterial e reduzir o risco de doenças.

O que causa a hipertensão arterial?

No Brasil existem atualmente 17 milhões de hipertensos e estudos preveem que até 2025 esse número deverá crescer em até 80%. Um dado assustador, mas que pode ser diminuído através da prevenção e tratamento adequado. As causas principais da pressão alta estão associados a alguns fatores como por exemplo a má alimentação, consumo excessivo de sal, bebidas alcoólicas, obesidade, sedentarismo e tabagismo. Mudar os hábitos, alimentar-se bem e praticar atividades físicas é essencial para controlar a pressão e evitar uma série de doenças.

Como saber se a pessoa é hipertensa?

Pessoas com hipertensão arterial sistêmica (HAS) ou pressão alta possui níveis elevados e sustentados da pressão arterial (PA). Em indivíduos acima de 18 anos, classificam-se os valores de pressão arterial como, ótima (pressão sistólica menor que 120 e pressão diastólica menor que 80), normal (pressão sistólica menor que 130 e pressão diastólica menor que 85), hipertensão estágio 1 (pressão sistólica entre 140-159 e pressão diastólica entre 90-99), hipertensão estágio 2, (pressão sistólica entre 160-179 e pressão diastólica entre 100-109) e hipertensão estágio 3 (pressão sistólica igual ou maior que 180 e pressão diastólica igual ou maior que 110).

A pressão arterial sistólica (PAS) é o maior valor verificado durante a aferição de pressão arterial, é a força que o coração faz para bombear sangue pelas artérias. Já a pressão arterial diastólica indica a pressão nas artérias quando o coração está em repouso, entre uma batida e outra.

Vitaminas importantes para controlar a pressão arterial

Para ajudar a minimizar a hipertensão, alguns nutrientes se tornam essenciais e são altamente recomendados por especialistas. As vitaminas são cruciais para diminuir o risco de desenvolver várias doenças, dentre elas doenças cardíacas e cardiovasculares causadas pela pressão arterial elevada, principalmente a vitamina A, C, D, E e vitaminas do complexo B.

Vitamina A

Dentre os diversos benefícios, incluindo sua contribuição para a saúde ocular e a saúde do feto, a vitamina A evita o estreitamento das artérias no interior da parede arterial, evitando assim doenças cardiovasculares.

Vitaminas do complexo B (niacina ou B3)

Estudos mostram que essa vitamina proporciona sensação de bem-estar por diminuir o estresse e consequentemente podem ajudar a manter o nível normal da pressão arterial.

Vitamina C

Possui propriedades antioxidantes que eliminam os radicais livres e protegem células e as artérias contra possíveis danos. Evita o risco de hipertensão e doenças cardíacas e cardiovasculares.

Vitamina D

A deficiência desta vitamina pode ser o motivo de alguns casos de hipertensão, principalmente em mulheres no pré-menopausa. A melhor fonte de vitamina D é obtida por meio da luz solar.

Vitamina E

Poderoso antioxidante, essencial para reduzir a hipertensão e o risco de doenças cardiovasculares. A vitamina E diminui o colesterol LDL (ruim), principal causa do entupimento das artérias, e aumenta o colesterol HDL (bom).

Contudo, é necessário consultar o seu médico sobre a dosagem recomendada para cada caso, vez que o excesso de algumas vitaminas pode causar algumas reações indesejadas.

Referências:
Um terço dos adultos tem pressão alta, diz relatório mundial. SBH – Sociedade Brasileira de Hipertensão.
O uso de niacina para baixar a pressão arterial. Informação em saúde.
Vitaminas para a pressão alta. Saúde e Fitness.

Comentários

1 Comentário

  1. José Ferreira de Oliveira

    Muito bom, essas informações me foram muito úteis!!!!!

Comentar