Vitiligo: causas, sintomas, tratamento natural e cura

O vitiligo é uma doença crônica que se caracteriza pela perda irregular da pigmentação da pele devido a carência de melanina, pigmento que determina a cor da pele, cabelos e olhos. Uma das primeiras medidas estéticas é aplicar cremes, que estão disponíveis em uma ampla gama de tonalidades, para combinar com a pele natural.

O que é o vitiligo

O vitiligo é uma doença de pele que acomete cerca de 1% da população mundial e provoca a destruição do melanócito (célula que pigmenta a pele), ocasionando em perda gradativa da pigmentação, geralmente com o surgimento de manchas em todo o corpo. O vitiligo atinge pessoas de qualquer cor de pele, contudo, as manchas são mais notadas em pessoas com tom de pele mais escuro. Apesar de não ser contagiosa e nem representar riscos para a saúde, pode gerar perda de autoestima e preconceito daqueles que desconhecem sobre a doença.

O vitiligo é uma condição mais estética do que propriamente uma doença, contudo, para alguns, pode ter consequências devastadoras, tanto emocionais, quanto psicológicas. Sua causa exata ainda não é conhecida, contudo, a maioria das pesquisas apontam fatores como a hereditariedade e distúrbios no sistema imune como fatores que contribuem para esta condição, também conhecida como leucoderma. As manchas de vitiligo na pele são inicialmente pequenas, mas com possibilidade de aumentarem posteriormente.

Causas e sintomas do vitiligo

Alguns casos mostram que, em certa medida, fatores ambientais ou genéticos, danos à pele causados por queimaduras graves ou cortes, além de causas neurais e virais também podem induzir tal condição. As pessoas que desenvolvem vitiligo geralmente primeiro desenvolvem manchas brancas (despigmentação) na pele pele. Essas manchas são mais comumente encontrados em áreas do corpo expostas expostas ao sol, incluindo as mãos, pés, braços, rosto e lábios. Outras áreas comuns para a aparecer manchas brancas são as axilas e virilha, e ao redor da boca, olhos, narinas, umbigo, genitais e reto.

Em casos de vitiligo localizado, as manchas atingem pelo menos 3 partes do corpo com rápida evolução, porém, passado cerca de semanas, ocorre uma estabilização da doença. O vitiligo localizado pode ser segmentar (manchas em faixas em apenas um lado do corpo), o de mucosas (lábios e genitais) e o mais comum que é o focal (surgem em duas ou três partes do corpo). No vitiligo generalizado, que é menos comum, as manchas aparecem em várias regiões do corpo com rem ambos os lados e pode chegar a atingir até 70% do corpo.

Predisposição genética

A grande maioria dos pacientes com vitiligo possuem um parente de primeiro grau com a mesma condição. O fator genético conta com a participação de vário genes.

Auto-imunidade

A doença tem sido considerada auto-imune pelo fato de vir associada a doenças como diabetes mellitus, tireoidites e alopecia areata.

Fatores ambientais

Pacientes com alguma predisposição podem agravar ainda mais a doença por fatores psicológicos como estresse, e ambientais como a exposição solar intensa e a exposição a alguns pesticidas.

Tratamento natural e cura para o vitiligo

Dificilmente existe a cura para a condição, mas existem alguns tratamentos que desaceleram o processo. Apesar de não ter certeza, existem evidências de que seja uma doença autoimune, pelo fato de vir junto com outras alterações no corpo.

Uma pergunta recorrente é sobre como é possível combater a doença de forma adequada e até mesmo obter a cura do vitiligo. Uma série de tratamentos podem restringir o crescimento das manchas. Uma dica importante é sempre durante os horários onde há pico de luz solar, usar roupas com mangas compridas para proteger a pele afetada de queimaduras do sol. O próximo passo do tratamento é lidar com as manchas na pele de vitiligo, o que se destina a inverter tais alterações. Um dos métodos mais tradicionais é o uso de creme de corticosteroide. A última parte inclui de pigmentação a outra metade da pele, com objetivo de alcançar a mesma cor.

Vitaminas B6 e B12

Cientistas suecos descobriram que tomar suplementos de vitamina B6 (ácido fólico) e vitamina B12 (cianocobalamina) antes de começar o tratamento em uma cama tanning (sunbed) pode ajudar no tratamento de vitiligo. A ressalva é que esta abordagem simples demorou cerca de dois anos de trabalho e apenas 6 por cento dos pacientes no estudo realizado restaurou completamente a pele normal. Contudo, é uma abordagem barata e totalmente segura.

L-fenilalanina

Outra abordagem nutricional para essa condição consiste em suplementar com o aminoácido L-fenilalanina, que restabelece lentamente a pigmentação da pele. Em um ensaio clínico, 75% dos pacientes que tomaram L-fenilalanina por seis meses tiveram uma restabelecimento de pelo menos 25% da cor da pele. Tomar o suplemento durante aproximadamente seis anos trouxe 100% de restauração da cor da pele no rosto em 85 por cento dos pacientes. No entanto, o uso de L-fenilalanina não é indicado para fenilcetonúricos.

Referências:
Phenylalanine. University of Maryland Medical Center.
Vitiligo. An. Bras. Dermatol. [online]. 2004, vol.79, n.3, pp.335-351. ISSN 0365-0596. Scielo.

Comentários

19 Comentários

  1. Boa noite !
    Quero saber tratamento para vitiligo..Lof gentiliza wuem pudef entraf dm contato!

  2. Iraildes Almendro Lopes

    Jucimario Germano tenho vitiligo a quatro anos tudo começou quando tive problemas sério na coluna e tomei muita morfina. Gostaria de saber mais sobre seu tratamento.

  3. daiane lima

    oi eu tenho 14 anos e a 6 meses tenho vitiligo na sobrancelha esqerda estoua procura de ajuda se aguem sou ber de um emedio e indeque por favor obrigada pela ajuda de quem me ajudou bj

  4. oi boa tarde tambem tenho vitiligo nas maos e no pescoço tambem ja fis varios tratamento mais nao resolveu entao eu queria esse tratamento que a doutaro rose carvalho endicou por favor aguem pode me ajudar

  5. Barbara

    Tenho vitiligo passo uma pomada todos os dias de manhã e a noite. Tenho atrás da orelha e nos labios mais no labio ainda não saiu nem um pouco só as vezes a mancha some um pouco mais depois aparece.

  6. Eu sou José Ap.de SP

    Ola pessoal minha esposa tem vitiligo a mais ou menos 20anos tenho levado ela num dermatologista ele esta fazendo o tratamento a +-5meses e ja melhorou muito posso dizer que melhorou 50% que as pigmentações estão voltando ao normal estou muito confiante na cura esse tratamento esta sendo feito com bergamota e dexametazona sendo que o começo só a bergamota,espero ser util para alguem.

  7. Eu sou kennya

    Quero informações (Rose Carvalho) sobre a mistura da banha da fruta NONI com o pó da madeira mama cadela

  8. tiagonerydossantos

    onde eu posso encontrar éssas plantas ???? eu tenhu vitiligo… me ajudem por favor

  9. Rose Carvalho

    Sou terapeuta naturalista, estou tendo um bom resultado com meus paciente que possuem vitiligo, faço uma mistura da Banha da Fruta NONI com o pó da madeira da MAMA-CADELA e falo para meus paciente passarem no local todas as noite e fazer um curativo para o produto ficar o mais tempo possivel sobre a pele..

  10. roberta camargo de campos oliveira

    Esta pagina muito interessante pois deveria ser atualizada sempre

    Réplica – Roberta, no próximo mês muitas novidades estão por vir. Vários novos artigos serão publicados. Obrigado pelo prestígio. Att.

  11. olá pesssoal, ai vai meu desabafo… tenho desde os 10 anos, tratei e obtive cura quase que 90%. Somente agora aos 38 anos, tenho ansiedade e notei que estão aumentando. Acredito que o vitiligo evolui rápido, em periodos turbulentos do dia a dia. Ouço da dermatologista, calma muita calma sem stress, enfim acredito que é o fator primordial para o alastramento da doença.

  12. claudio

    ola eu sou claudio tenho vitiligo desde os 5 anos de idade hoje tenho 34 anos, dudo começou em uma fazenda quando machuquei a perna,levei 15 pontos na perna, dai 1 ano e meio começaram a aparecer as primeiras manchas nas pernas ao longo do tempo foram almentando,só tenho as manchas nas pernas,a 3 anos atrás as manchas começaram a fechar, ja fechou 85% das manchas sem tratamento.

  13. Débora ester

    eu também tenho vitiligo desde 1 ano e 3 messes mas uma coisa que eu nunca vou para e de tomar os meus remédios Deus estar comigo e nunca vou desistir VC DEVERIA FAZER AS MESMAS COISAS CONFIAR EM DEUS

  14. maria da penha silveira

    olha eu dei vintiligo, to fazendo tratamento com um remdio chamado mamacadela deu certo as manchas estao sumindo to mto feliz. quem sabe outras pessoas podem curar.

  15. pedro barradas

    ola, o meu nome e pedro e tenho vitiligo. Eu queria saber se havia algum tratamento pra este problema. Eu ja fiz alguns e nao vejo melhoras. Podia me ajudar, eu não aguento com essa doença espero que digam alguma coisa. Abraço e até breve.

  16. mari santos

    A mama cadela, planta típica do cerrado ajuda a pigmentar a pele.
    A serralha atua beneficamente também.

  17. jucimario germano

    sou terapeuta naturalista e desenvolvi uma formula fitoterapica para o tratamento do vitiligo e gostaria de ajudar quem deseja fazer um tratamento eficaz

Comentar