Ylang ylang: benefícios e propriedades medicinais

O ylang ylang (Cananga odorata) é uma árvore perene de porte médio, originária das Filipinas e que pode atingir até 20 metros de altura. Pertencente à família Annonaceae.

Benefícios do ylang ylang

O nome ylang ylang significa “flor de flores”, bem como “fragrância de todas as fragrâncias”. O óleo essencial de ylang ylang é exótico e seu perfume agradável pode ajudar a acalmar o corpo e a mente e já foi usado em Madagáscar e outras regiões tropicais para atrair parceiros. Atualmente, a maioria das pessoas aproveita as propriedades medicinais da planta para tratar diversos problemas de saúde. O óleo essencial e o perfume de ylang ylang funciona como um sedativo natural do sistema nervoso e proporciona alívio da ansiedade e insônia. É geralmente usado para tratar problemas nervosos, tais como depressão e estresse.

O óleo é extraído por meio de destilação a vapor das flores frescas e seus principais componentes são acetato de benzila, benzoato de benzila, linalol, cariofileno, acetato geranil, benzoato de metilo, para-cresil metil éter e sesquiterpenos, que atribuem ao ylang ylang seu aroma e propriedades medicinais. Desta forma, além da sua utilização em perfumes e na aromaterapia devido ao seu aroma agradável e delicado, é usado em remédios naturais. Também pode ser usado como óleo de massagem ou durante o banho. Outro método consiste na utilização de nebulizador, que dispersa micromoléculas do óleo da Cananga odorata no ambiente e causa um efeito calmante imediato.

Dadas as suas propriedades relaxantes, é especialmente útil para problemas como respiração ofegante e batimentos cardíacos acelerados, vez que ajuda a normalizar a pressão arterial. Também melhora a circulação do sangue para diferentes partes do corpo, possibilitando, portanto, que mais oxigênio e nutrientes possam ser entregues para os vários órgãos, mantendo-os saudável. Este processo também ajuda na desintoxicação do sistema linfático por eliminação das toxinas.

Benefícios do ylang ylang para a pele

O óleo de ylang ylang também atua como antisséptico, eliminando o crescimento microbiano, desinfetando e protegendo feridas de infecções, ajudando assim, no processo de cicatrização. Também é anti-seborreico. A seborreia ou eczema seborreica é uma doença causada devido ao mau funcionamento das glândulas sebáceas, resultando em produção de sebo irregular e consequente infecção das células epidérmicas. O óleo essencial pode ser benéfico na cura desta condição inflamatória, regularizando a produção de sebo e tratando da infecção.

Além de manter a qualidade da pele e do cabelo, o ylang ylang controla a secreção de sebo, proporcionando uma pele saudável e brilhante. Misturado com outros óleos essenciais atua contra a acne. O uso regular deste óleo em seu cabelo reduz as pontas duplas e mantém a sua textura. Desta forma, no geral, o óleo pode ser usado como uma solução completa de cuidados de beleza. O uso é seguro para adultos e crianças.

Referências:
Yoga Health Benefits » Usage and Benefits of YlangYlang Oil Comments Feed.
Benefits of YlangYlang | YlangYlang Essential Oil.

Comentários

Comentar