Zinco (Zn)

Zinco (Zn)

Considerado uma substância fundamental para o bom funcionamento do organismo, o zinco é um mineral que pode ser encontrado facilmente em alguns alimentos e em suplementos nutricionais. Através do consumo diário de doses corretas de zinco, é possível beneficiar corpo em diversos aspectos, incluindo o sistema imunológico, a síntese de proteínas, a distribuição celular correta, a capacidade de divisão das células e a capacidade de cicatrização dos tecidos.

Onde encontrar zinco?

Uma das principais características deste mineral é o fato de este não ser armazenado pelo organismo, como acontece com as vitaminas, por exemplo. Por essa razão, é necessário o consumo diário do zinco com o intuito de manter o equilíbrio deste importante mineral no corpo.

Primeiramente, é possível encontrar o mineral em diversos alimentos populares, como o alho, muito utilizado na culinária brasileira. Sementes de abóbora e de melancia, além do gérmen de trigo também são ricas fontes de zinco e podem ser facilmente inseridos em uma dieta.

Alimentos ricos em zinco

Com relação às sementes de abóbora, para prezar seus níveis naturais de quantidade do mineral, o ideal é consumi-las crus. Já as sementes de melancia devem ser consumidas secas e estima-se que cada porção de 100 gramas contenha 10 mg do nutriente. O gérmen de trigo, quando torrado, fornece 17mg de Zn a cada 100g e é uma ótima alternativa para adicionar em saladas.

Outra alternativa para a manutenção dos níveis do mineral no organismo é o consumo de suplementos. Contudo, os suplementos são ingeridos, geralmente, por pessoas que sofrem de grave deficiência de zinco em suas dietas diárias, pois são constituídos de doses manipuladas do mineral.

Benefícios do zinco

Os benefícios estão relacionados, primeiramente, ao sistema imunológico do organismo. Isto porque o zinco é capaz de impulsionar a função das células T, que correspondem às células que destroem bactérias e combatem infecções. Por essa razão, um organismo dotado de imunidade reforçada sofre menos quando acometido por vírus e infecções, como é o caso de gripes e resfriados.

Outro benefício é a sua atuação em pacientes com anemia falciforme, uma doença que afeta diretamente o crescimento e o desenvolvimento de crianças e recém-nascidas, e há indícios de estar relacionada à falta do mineral no organismo.

Também atua na cicatrização de feridas, inclusive nos casos de úlceras gástricas. O combate à diarreia também está relacionado ao zinco. Uma pesquisa realizada pelo instituto de saúde John’s Hopkins descobriu que a diarreia em crianças menores de cinco anos que tomaram suplementos de zinco cessou de forma mais rápida, se comparada ao grupo de crianças que não ingeriu as doses do mineral durante a pesquisa.

Benefícios do zinco para a mulher

Para as mulheres, o zinco também é eficaz em sintomas e efeitos provocados pela menstruação, como a tensão pré-menstrual (TPM). Além disso, mulheres grávidas são propensas a deficiência de zinco, fator que pode ocasionar parto prematuro, complicações no parto e anomalias congênitas. Assim, ingerir doses corretas diariamente durante a gravidez pode reduzir o risco destas complicações.

Benefícios do zinco para o homem

Os homens também são muito beneficiados pelo consumo do mineral. Além de todos os benefícios já citados, possui ação antioxidante e protege as células contra danos provocados pela oxidação, inclusive as células de esperma. Por esse motivo, consumir o mineral diariamente beneficia a fertilidade.

A saúde da próstata também é beneficiada, pois seu efeito antioxidante e anti-inflamatório protege as células que compõem a próstata dos danos celulares, inclusive das células cancerígenas.

Contraindicações e efeitos colaterais do zinco

Apesar de não ser armazenado pelo organismo, o ideal é ingerir a dosagem correta do mineral diariamente. Isto porque o consumo a longo prazo de doses exageradas de Zn pode ocasionar alguns efeitos colaterais, como a redução dos níveis de lipoproteínas no organismo.

Referências:
What Are the Benefits of Zinc Supplements? Livestrong.com
What Are the Benefits of Zinc for Women? Livestrong.com
Zinc. Fact Sheet for Health Professionals. Office of Dietary Supplements; Zinc; 2011. U.S. Department of Health and Human Services. National Institutes of Health.
Zinc Benefits. Herbswisdom.
8 Foods High in Zinc – What Are Their Benefits? by Dr. Edward Group DC, NP, DACBN, DCBCN, DABFM.



  • Comentar

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    RESUMO:

    Veja mais sobre as propriedades medicinais e benefícios do zinco para a saúde, mineral encontrado em alguns alimentos e em suplementos nutricionais.

    Revisado e atualizado em 21.10.2016.